logo-light-compila.png

6 macetes para criar um app para a sua empresa!

Um desafio para as empresas atualmente é investir em novas formas de interação com seus clientes ou usuários. Independente do segmento da empresa em si, o setor de Tecnologia da Informação é o que vai trabalhar diretamente com a transição que uma empresa deve passar para entrar no universo mobile ao criar um app.

Ter em mente os objetivos que a organização deseja alcançar com o aplicativo e buscar conhecer mais sobre todo o processo de desenvolvimento de um aplicativo estão entre os macetes para ajudar quem quer criar um aplicativo. Confira seis macetes para criar um app para sua empresa:

1- Conheça a empresa e defina objetivos antes de começar a criar um app

Mesmo que você vá criar o app para a sua empresa com a ajuda de profissionais de diferentes áreas, aprender um pouco sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo vai te ajudar na hora da tomada de decisões.

Para criar um aplicativo que seja realmente útil à uma empresa o primeiro passo é saber qual é o objetivo que esse app deve cumprir. Qual é o problema que ele irá solucionar? Vai facilitar a compra dos produtos de sua empresa? Vai aproximar o usuário, produzindo conteúdo de qualidade?

As possibilidades são extensas e vão variar de acordo com o perfil da empresa. Conhecer a própria organização e as necessidades que ela tem é imprescindível para criar um app que seja funcional e relevante para os clientes e o mercado como um todo.

2- Busque boas parcerias

O processo de criação de um app vai envolver diferentes áreas, como programação, design, análise de dados e de sistemas. Seja com a contratação direta de profissionais ou com o auxílio de uma empresa especializada, busque parcerias que vão agregar valor e qualidade ao trabalho.

3- Tenha uma base teórica

Para criar um aplicativo é necessário conhecer a teoria por detrás do processo. Autores como Eric Ries, Marty Cagan e Ash Maurya são boas escolhas para quem deseja iniciar o aprendizado no assunto.

Busque autores, debates e referências do mercado para enriquecer suas ideias e conheça as opções já existentes. Por exemplo, é preciso decidir se o app será desenvolvido para Android, iPhone, Windows Phone ou se será multiplataforma.

Tudo isso deve ser levado em consideração, junto com o orçamento disponível para a criação do aplicativo. O importante, aqui, é conhecer suas opções e avaliar qual irá atender melhor seus objetivos e realidade.

A partir daí, vale se familiarizar com a linguagem e a plataforma que serão usadas para acompanhar de perto o desenvolvimento do produto final.

4- Aposte em inovação

Experiências do mercado norte-americano nos ensinaram que, ao criar um app para solucionar algum tipo de deficiência do mercado, vale mais apostar em um mercado novo, inovando e criando um monopólio temporário. A ideia, aqui, é buscar por soluções de problemas que ninguém ainda propôs.

Porém, algumas empresas optam por investir em um mercado já existente. No mercado brasileiro, que possui muitas deficiências, investir em uma área já explorada também pode ser vantajoso.

5- Pesquise e faça testes

Criar um app demanda muita pesquisa e testes durante o processo de desenvolvimento. Faça pesquisas para determinar e conhecer seu público-alvo e acompanhe de perto os dados de seu app.

Ferramentas como o Google Analytics e KissMetrics, por exemplo, vão te dar um panorama do uso do app pelo usuário; já o Flurry e Adjust podem ajudar a potencializar as ações de marketing do aplicativo.

É importante, também, estar sempre atento às app stores: buscar destaque no ranking das lojas é essencial para conseguir mais usuários para o app de sua empresa. Por fim, tenha sempre em mente que analisar quem são seus clientes e os resultados de suas iniciativas só vai contribuir para aumentar o tráfego de seu app.

6- Invista em divulgação

A divulgação é outro passo essencial para atrair usuários para o app de sua empresa. Seja diretamente com clientes ou pelas redes sociais, é importante mostrar ao mundo a sua criação.

Use da criatividade nas divulgações, invista em anúncios online e de conteúdo interessante para seus clientes.

E aí, já está pronto para começar a criar um app para sua empresa? Assine nossa newsletter e confira mais dicas exclusivas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This