logo-light-compila.png

6 tendências de mobile e aplicativos para 2017

Com o começo de um novo ano é hora de as empresas reavaliarem seus processos e metas e começarem a se planejar para aproveitar novas oportunidades de mercado.

Um passo cada vez mais importante para otimizar a operação de um negócio e aproximá-lo dos seus clientes é a criação de aplicativos próprios e a adoção de estratégias de marketing mobile.

Conheça estas 6 tendências de mobile e aplicativos para 2017 e veja como elas podem redefinir a comunicação entre empresas e seus clientes!

1. Internet das coisas

A sigla em inglês IoT (Internet of Things) foi um dos termos mais falados em 2016 e ganhará ainda mais força daqui para frente. A tendência do ambiente mobile é que ele saia dos telefones celulares e tablets e se pulverize em tudo o que usamos, consumimos e vestimos.

Com esta diversidade de objetos com acesso à internet, a tendência é que o marketing mobile e os aplicativos ganhem novas formas para se adaptarem a qualquer meio. Empresas que souberem usar bem este novo paradigma se tornarão verdadeiras extensões do cotidiano de seus clientes.

2. Chatbots e inteligência artificial

Este também é um movimento sem volta para o dia a dia das pessoas. Todos os sistemas mobile já contam com assistentes virtuais com diversas funcionalidades, e a tendência para este novo ano é uma integração cada vez maior e mais independente com outros serviços.

Os chatbots, por exemplo, se tornarão verdadeiros intermediários entre o que o cliente precisa e o serviço prestado. Estes robôs devem perceber o que a pessoa necessita e tentar resolver sem que o consumidor precise agir ativamente, como fazer uma compra, pedir comida ou reservar ingressos para o cinema.

3. Compras por celular

Segundo o próprio Google, a demanda para compras e transações financeiras vêm aumentando consideravelmente no ambiente mobile. Esta é uma tendência que deve aumentar em 2017.

Estratégias de marketing e questões operacionais de diversas empresas terão de mudar para se adaptar a este novo hábito do público.

4. Aplicativos próprios

Outra adaptação das empresas neste novo ano será a criação de aplicativos exclusivos. Com o aumento de ferramentas que descomplicam o desenvolvimento, negócios buscarão soluções próprias para atender seu cliente de forma mais eficiente.

Um aplicativo próprio reforça a marca, cria um canal exclusivo de comunicação e fideliza o cliente.

5. Personalização

Seguindo o rumo dos aplicativos próprios, outra grande tendência é a personalização de serviços e conteúdos. Seja para marketing mobile ou para apps de celulares e tablets, a busca por experiências personalizadas será mais forte em 2017.

Falar a língua de cada cliente, compartilhar os mesmos interesses, ajudá-lo no que realmente precisa, estas são as interações que empresas buscarão para ganhar clientes pela conveniência e familiaridade.

6. Localização

Esta é uma extensão da personalização e também outra tendência muito importante. Por maior que seja a base de clientes de uma empresa, aplicativos e marketing terão de se tornar cada vez mais locais.

Quer um exemplo? A Coca-Cola distribui para o mundo todo, mas para o cliente só interessa se ele pode comprar uma lata na próxima esquina.

O avanço da tecnologia permite identificar quem é o usuário e onde ele está, e as empresas que fizerem um uso inteligente desta informação se tornarão sinônimo de praticidade.

As tendências de mobile e aplicativos são, acima de tudo, conveniência para os consumidores e oportunidades para as empresas. Basta estar atento às novidades e saber como aproveitá-las.

Se você já está de olho nas tendências ou quer saber mais sobre como transformá-las em oportunidades, compartilhe este artigo nas redes sociais. Discutir com quem tem os mesmos objetivos que você é a melhor forma de crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This