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6 vantagens do ERP para gerentes de TI

A rotina de um gerente de TI não é fácil e um dos principais desafios, além da responsabilidade de cuidar de uma área extremamente importante para a empresa e conhecer os procedimentos de outros departamentos para que possa operar a tecnologia em favor da melhoria de todos os processos possíveis, é encontrar soluções que facilitem seu trabalho e o controle de sua gestão.

Neste ponto, o uso de um sistema ERP pode ajudar bastante na redução de custos operacionais, melhoria do sistema e gerenciamento das equipes.

Descubra a seguir 6 vantagens de um software de gestão e como se beneficiar ao máximo desta solução:

1- Redução de prazos e custos

Toda empresa tem prazos para atender clientes e mesmo entregas internas, de modo que um setor abasteça outro com informações ou serviços que permitirão a continuidade dos trabalhos até que chegue ao cliente final com qualidade e pontualidade.

Com o uso de um ERP, fica mais fácil gerenciar todo esse processo, reduzindo prazos devido ao fato de as equipes estarem mais integradas e terem a informação de que precisam mais rapidamente para dar andamento às tarefas. Custos também podem ser reduzidos, pois com isto obtém-se maior controle dos procedimentos, permitindo menos desperdícios, otimização de recursos e menor índice de desajustes, o que poderia gerar retrabalho e mais gastos.

Além disto, agilizando processos e integrando melhor os departamentos Financeiro, Contábil e Fiscal da empresa por meio da tecnologia, é possível assegurar maior controle e verificação das informações referentes a custos, diminuindo a incidência de falhas e a possível responsabilização da empresa por irregularidades que lhe acarretem multas e prejuízos.

2- Maior suporte e controle

Contar com um sistema ERP implantado e orientado por uma empresa especializada, que ofereça serviços complementares como implantação, atualização de versões e treinamento dá toda a segurança e conforto que um gerente de TI precisa para garantir o bom desempenho de suas equipes, de seu parque tecnológico e de todas as operações que dele dependam. 

Além disto, o suporte fácil, disponível por diversos canais, garante que eventuais impasses sejam resolvidos com agilidade e know-how necessário, maximizando a operação do software e a descoberta de novas possibilidades de usá-lo para adequar os processos da empresa em específico.

3- Padronização de processos operacionais

Padronizar e automatizar processos pré-definidos ajuda a ganhar tempo, reduzir mão de obra e possibilitar maior disponibilidade para que os gerentes possam ter foco no desenvolvimento estratégico de seus negócios.

A padronização de processos que ocorram com certa frequência e de um modo pré-definido “desafoga” equipes e ainda ajuda a reduzir ocorrência de erros, trazendo maior eficiência aos trabalhos.

4- Melhoria na comunicação interna

Um sistema ERP facilita a troca de informações entre as equipes e seus gestores também, o que auxilia não só nas etapas de trabalho como também na gestão e diminuição de conflitos, por haver respostas muito mais rápidas e claras de todos os lados envolvidos na operação.

5- Aumento da produtividade

Um ERP torna a empresa mais produtiva, pois agiliza e organiza informações e favorece o acesso aos dados e indicadores mais importantes para tomada de decisões que tragam maior fluidez ao trabalho.

Sem contar que um ERP permite feedbacks mais rápidos em relação a procedimentos essenciais na empresa, permitindo que todas as equipes procurem se adequar e atuar mais engajadas, em prol dos mesmos objetivos, diminuindo ruídos e queda de produtividade.

6- Customização de sistema ERP

Por fim, uma das maiores vantagens de um ERP é que ele permite customização, de modo que o gestor tenha ferramentas e funcionalidades práticas a que recorrer para atender às principais demandas e dificuldades dos setores, no que se refere à possibilidade de a TI ajudar.

Se não for possível, por exemplo, utilizar as rotinas padrões de um software TOTVS, especialistas também podem aproveitar a flexibilidade que é oferecida para adaptar o sistema às necessidades de seu negócio e desenvolvendo rotinas específicas, como relatórios e workflows a partir dos chamados “pontos de entrada”, que abrem tabelas e dados não utilizados pela extração padrão para que sejam customizadas as informações.

E você, já tem um sistema  ERP em sua empresa que o ajude na gestão dos processos de TI? Que tal assinar nossa newsletter para receber mais dicas interessantes e conteúdo exclusivo?

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