logo-light-compila.png

6 sinais de que você precisa de ajuda com o seu ERP

Adquirir um software de ERP tem sido o sonho de consumo de muitos empresários. Afinal, a publicidade em torno dos sistemas de gestão sugere que o investimento em uma ferramenta desse tipo pode ser a solução para os problemas da empresa.

Um cenário cada vez mais comum, no entanto, mostra empresários frustrados com a aquisição. Em geral, esses administradores percebem que o sistema não tem trazido os resultados esperados. Mais que isso, sabem que essa característica não é provocada por deficiências no software, mas por não saberem utilizar os recursos oferecidos pelo sistema.

Nesse sentido, trabalhar em conjunto com especialistas na implantação de sistemas ERP é uma solução que merece ser apreciada. Mas como saber a hora de recorrer a auxílio externo? Neste post, apontaremos alguns indicadores que sinalizam a necessidade de pedir ajuda com o seu ERP!

1. Carência de informações gerenciais

Um dos principais benefícios da implantação de um ERP é a possibilidade de acessar relatórios e dados estatísticos que permitam ao gestor obter, a qualquer tempo, uma visão estratégica do negócio. Se ainda é necessário coletar e solicitar dados de departamentos diversos, bem como gastar um tempo excessivo organizando essas informações, é recomendável reavaliar esse processo.

2. Dados não integrados

Não se pode admitir, após todo investimento realizado, que setores da empresa realizem cálculos e controles por meio de ferramentas sujeitas à interferência humana, como planilhas e relatórios obtidos de forma manual. Pior, que a mesma informação seja tratada isoladamente em locais distintos.

Além do tempo dispendido, esse procedimento é sujeito a falhas humanas e à inconsistência das informações. Com um ERP, a integração das informações deve abranger toda a organização. Quando isso não acontece, pode indicar falhas de planejamento ou na implementação da solução.

3. Mobilidade reduzida

Com a desejada integração das informações, é esperado que o gestor — assim como os funcionários — possa acessar os dados da empresa de qualquer lugar e em tempo integral. Isso pressupõe o armazenamento em nuvem e o acesso a partir de dispositivos móveis, respeitados os requisitos de segurança definidos pela empresa.

Quando é necessário estar nas instalações da empresa para obter informações e os negócios deixam de ser realizados por dificuldades de acesso, pode ser tempo de pedir ajuda a empresas especializadas.

4. Funcionários não capacitados

Um ERP, por si só, não consegue atender a todas as necessidades da empresa. Por se tratar de uma solução em geral robusta e com inúmeros recursos, saber extrair o melhor da ferramenta é indispensável ao sucesso da implementação.

Assim, ao notar que seus funcionários não conseguem extrair informações ou usar as funcionalidades que o software oferece, o gestor deve pensar em um investimento no treinamento de pessoal, atitude que reverterá em maior produtividade e aumento do retorno sobre o valor investido.

5. Controle de estoque falho

A implantação de um ERP traz consigo a expectativa de melhor controle do estoque da empresa. De fato, a integração e os indicadores oferecidos pelo software devem permitir a gestão precisa do estoque. Dessa forma, a existência de falhas, como a ocorrência de produtos abaixo do estoque mínimo ou em quantidade superior à demanda indica que o gerenciamento não está sendo feito de forma correta, provavelmente pela incapacidade de configurar e utilizar os recursos à disposição.

6. Custos elevados

Trata-se de um indicador bastante relevante ao empresário que aplicou recursos em um ERP. Certamente, um de seus objetivos era reduzir os custos da organização de forma global. À medida em que essa redução não é nítida ou significativa, é importante rever os processos envolvidos para entender as causas do problema e buscar as respectivas soluções.

Como você pôde perceber, a implantação de um ERP por si só não é capaz de resolver os problemas da empresa. É necessário planejamento e, além disso, capacitação e implementação de acordo com os objetivos pretendidos.

A boa notícia é que, mesmo se seguir as recomendações nas etapas iniciais, o auxílio de uma consultoria experiente e especializada pode equacionar e resolver os problemas que se apresentarem posteriormente.

Neste artigo, apresentamos alguns indicadores de que sua empresa pode estar precisando de ajuda com ERP. Se identificou com os itens? Sente que seu ERP poderia trazer melhores resultados? Entre em contato conosco que podemos ajudá-lo nesse processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This