logo-light-compila.png

Como escolher uma empresa de aplicativos corporativos?

Com a evolução tecnológica dos dispositivos móveis, principalmente devido ao acesso de internet via wi-fi, 3G e 4G, celulares e tablets ganham valor estratégico diante das oportunidades de negócios que estão emergindo, permitindo que as empresas usem esses aparelhos para otimizar os resultados apresentados pela companhia — por meio de um app corporativo.

Nesse contexto, a empresa de aplicativos corporativos passa a desempenhar um papel importantíssimo. O ideal é facilitar o acesso à informação para os usuários, aumentando seu engajamento com o negócio por meio de um app corporativo interativo e fácil de usar.

Antes, ter um aplicativo móvel era caro e, por isso, representava uma estratégia de negócios restrita às grandes organizações. Atualmente, porém, eles se tornaram mais populares, ficando acessíveis também às pequenas e médias empresas.

Contudo, quais são as vantagens de desenvolver um aplicativo para o seu negócio? E como escolher uma boa empresa para realizar essa tarefa com sucesso? No post de hoje, você vai descobrir tudo isso. Continue a leitura!

Afinal, o que é um app corporativo?

Os aplicativos corporativos podem ser entendidos como um sistema desenvolvido para funcionar em dispositivos móveis que permite a interação entre usuários e empresa de forma mais aproximada. Seu objetivo de uso pode variar conforme as necessidades do negócio, sendo os principais para:

  • relacionamento com clientes: ambiente para cadastro de consumidores e troca de mensagens, abertura de chamados e consulta de dúvidas sobre a empresa;

  • canal de vendas: ambiente que permite a compra de produtos ou serviços do negócio;

  • gestão da força de vendas: aplicação que facilita as atividades realizadas por vendedores externos da organização, como consulta de informações, envio de pedidos e registro de despesas;

  • canal de comunicação interna: viabiliza a criação de um meio mais próximo para divulgar notícias e informações sobre o negócio para os colaboradores, também pode ser usados como uma rede social corporativa ou para consultas de dados do colaborador;

  • gestão de ordem de serviço: permite que gestores mantenham o controle do que a equipe de campo está fazendo e andamento de cada serviço do cronograma;

  • controle financeiro: replica as informações do ERP para que gestores possam consultar, incluir ou alterar informações direto pelo seu dispositivo móvel quando estão trabalhando de forma remota.

Fica evidente que os aplicativos corporativos podem ter objetivos e funcionalidades diferentes para cada empresa, variando conforme seu propósito para a ferramenta. Assim, ela pode ser adotada para contribuir com a otimização de resultados diversos da organização.

Quais as principais características dessa ferramenta?

Independe das funçõe do app corporativo, é importante que essa ferramenta tenha algumas características que garantem seu bom funcionamento. São elas:

  • facilidade de acesso: deve ser compatível com os dispositivos usados pelos colaboradores ou clientes, bem como disponibilizada em diferentes canais para que possa ser usada;

  • boa usabilidade: fácil e intuitivo de usar sem a necessidade de muito treinamento;

  • identidade visual da empresa: cores, fontes e outras características da empresa para gerar reconhecimento de marca;

  • personalização: criado para atender processos e atividades usadas pelo negócio;

  • ampla disseminação: deve ser apresentado aos colaboradores ou ao mercado consumidor para que todos saibam de sua existência.

  • métricas de desempenho: usadas pela gestão para avaliar a performance da ferramenta, bem como satisfação dos usuários.

De nada adianta criar um app que os usuários não conseguem utilizar ou que não facilita suas atividades, pelo contrário, cria barreiras para a realização de seu objetivo seja comprar um produto, seja reportar acontecimentos do dia de trabalho.

Além disso, é importante ter uma visão clara do que a empresa deseja com o aplicativo, ou seja, qual o seu propósito, bem como quais métricas podem ser usadas para avaliar a performance da ferramenta — como o número de acessos, total de vendas, satisfação dos usuários etc.

Por que é fundamental ter um aplicativo em sua empresa?

Entre os principais benefícios que um app corporativo apresenta, merecem destaque:

  • aumento da visibilidade online;

  • aumento da geração de leads;

  • maior engajamento dos clientes com o negócio;

  • possibilidade de um relacionamento mais próximo com os clientes;

  • maior índice de fidelização;

  • facilidade de acesso a informações relevantes e úteis;

  • melhores resultados nos lançamentos de novos produtos e serviços;

  • abertura de um canal de comunicação direto com o cliente;

  • melhor aproveitamento de promoções e eventos;

  • facilidade de gestão dos profissionais, principalmente aqueles que atuam de forma remota;

  • aprimoramento do ambiente interno;

  • otimização da comunicação com colaboradores;

  • ganho de produtividade;

  • melhora dos resultados de vendas;

  • aumento da satisfação dos profissionais.

Nesse sentido, investir nessa ferramenta é uma forma de otimizar as atividades internas, bem como seu relacionamento com o mercado consumidor, garantindo vantagens importantes para manter a competitividade do negócio.

Como desenvolver um app corporativo?

Existem duas formas para desenvolver um aplicativo para o seu negócio: internamente ou contratando uma empresa especializada. Na primeira, é preciso que o time de Tecnologia da Informação (TI) separe tempo de seus profissionais e orçamento para criar e implementar a solução.

Essa opção pode parecer mais econômica para o negócio, entretanto, a falta de experiência, ferramentas adequadas e o fato de ter que interromper as atividades da equipe podem resultar em gastos muito maiores do que investir numa empresa especializada.

Isso acontece porque ao usar a segunda opção para desenvolver aplicativos corporativos a empresa conta com um time especializado no assunto, que tem não apenas o conhecimento para criar soluções otimizadas, como também as ferramentas e tempo para executar suas atividades com menor custo.

Nesta opção, a maior parte do trabalho de desenvolvimento é feito pela equipe da empresa contratada, após uma série de reuniões que definem o objetivo, características do app corporativo desejado e como o projeto será feito de fato. O ideal é que o time do negócio tenha contato direto com as etapas de produção, garantindo que o resultado final seja entregue no prazo e forma definida.

Sendo assim, a não ser que o core business do negócio seja o desenvolvimento de aplicativos, optar por uma empresa parceira tende a ser a melhor opção para essa atividade, uma vez que a solução é criada com mais qualidade, menor tempo e custo para a organização.

Como escolher uma boa empresa de aplicativos corporativos?

Seguir os passos abaixo vai aumentar as suas chances de sucesso. Fique de olho:

1. Pesquise os recursos e ferramentas oferecidos

Faça um mapa mental e planeje o aplicativo listando seus objetivos, bem como todas as suas funções (atividades) e recursos necessários para realizá-las. Depois, pesquise se a empresa é capaz de atender essas necessidades.

Como cada negócio tem demandas e objetivos específicos, a empresa de aplicativos corporativos deve ser flexível quanto a isso. Quanto mais personalizado o app corporativo, melhor para a companhia.

2. Analise a compatibilidade de tecnologias

Para não registrar falhas operacionais e não ter dores de cabeça no futuro, verifique se a tecnologia oferecida pela empresa desenvolvedora de aplicativos é compatível com o sistema (ERP) que a sua organização já usa. Isso facilita muito, principalmente na hora de realizar a integração entre os sistemas.

Além disso, é importante que o app corporativo seja desenvolvido para funcionar em diferentes sistemas operacionais — como Android, iOS e Windows Phone. Isso porque sem essa característica, o alcance e possibilidade de uso da ferramenta é limitado.

3. Verifique o suporte oferecido

O atendimento é algo muito importante, principalmente nos momentos de urgência. Então, antes de fechar negócio com a empresa desejada, teste o suporte oferecido e verifique se poderá contar com ela quando mais precisar.

Uma prática importante é avaliar o Service Level Agreement (SLA) ou tempo de resposta dos chamados realizados pelos clientes apresentados na proposta de contrato. Dessa forma, existem garantias do suporte recebido.

4. Busque referências

A maioria das empresas disponibiliza no site os principais cases de clientes que desenvolveram aplicativos com elas. Aproveite essa informação! Use os aplicativos dessas companhias para testar o padrão de recursos, ferramentas e layouts oferecidos.

Você ainda pode ir além e pesquisar a reputação da empresa em sites de reclamações online e fóruns, e até mesmo entrar em contato diretamente com os clientes atuais e antigos da companhia.

Como a Compila pode ajudar?

A Compila é uma empresa de consultoria em tecnologia que atua no mercado nacional há mais de 10 anos oferecendo suporte para negócios que desejam adotar um app corporativo, bem como sites e lojas virtuais de diferentes segmentos.

A empresa também oferece serviços complementares para negócios que desejam adotar o software de ERP Protheus, da TOTVS, como a implantação do sistema, customização da solução, atualização de versões e treinamento de profissionais.

Além da experiência de mercado, com mais de 650 projetos entregues, a Compila tem como diferencial o uso de tecnologia de ponta, profissionais extremamente capacitados e a personalização como chave para otimizar os resultados de seus clientes.

Depois de todas essas informações, fica evidente que contar com a empresa de aplicativos corporativos certa é fundamental para que a estratégia permita construir um diferencial competitivo forte diante da concorrência. Então, siga as nossas dicas trazidas neste conteúdo e eleve o patamar de negócios realizados pela sua marca.

Pronto para desenvolver o aplicativo ideal para o seu negócio? Entre em contato conosco da Compila agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo com soluções inovadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This