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Apps corporativos: por que mais e mais empresas criam aplicativos?

A disputa pelo bolso do cliente ganhou um novo significado nos últimos anos. Antes, empresas gastavam todos os seus recursos de marketing para convencer o consumidor a abrir a carteira, mas hoje a realidade é outra. Os esforços são dedicados a se manterem presentes nas telas dos aparelhos mobile do seu público, por meio de apps corporativos.

Os aplicativos próprios têm sido uma aposta das empresas e vêm apresentando bons resultados para aquelas que sabem identificar e trabalhar em cima das necessidades e hábitos do consumidor contemporâneo.

Você conhece as vantagens dos aplicativos corporativos? Sabe como uma empresa pode melhorar seu posicionamento, imagem e retornos por meio deles? Não?

Então, confira neste post por que mais e mais empresas estão aderindo essa inovação!

Em 2013, 7,2 milhões de brasileiros entraram na internet somente por meio de tablet e celular

Grande parte das empresas está apostando alto no mercado mobile em razão da sua grande expansão nos últimos anos. Para se ter ideia, apenas em 2013, 7,2 milhões de brasileiros se conectaram à internet somente por meio de tablets e smatphones.

Esse dado reforça a importância e justifica a popularidade que os aplicativos têm no cenário atual, o que desperta o interesse de todo tipo de negócio em explorar esse meio.

Além desse dado, outro que confirma o quão promissor é o mercado mobile é o volume de vendas online a que ele corresponde. Segundo informações da Criteo, os aplicativos foram os principais meios de realização de vendas online no Brasil no segundo trimestre de 2015, com quase 50% delas.

Quase metade da população brasileira navega na internet via smartphone

O uso do smartphone para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil em 2014.

Segundo o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada pelo IBGE, mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014 (54,9%).

De lá para cá, esses números só avançaram. A telefonia e internet móvel já são maioria absoluta em praticamente todas as localidades. Conforme a tecnologia de conexão e dos aparelhos vai melhorando, mais pessoas migram dos computadores para os smartphones e tablets.

Um diferencial competitivo dos dias atuais

O usuário já se habitou tanto a utilizar aplicativos no seu dia a dia que os vê como um diferencial para as empresas. Os bancos, por exemplo, têm investido massivamente no aperfeiçoamento dos seus apps corporativos, pois sabe que o seu cliente valoriza e necessita dessa comodidade para manter o bom relacionamento com a instituição.

Nesse contexto, empresas que não possuem essa preocupação em inovar e desenvolver um app acabam perdendo na corrida do mercado. Afinal, hoje, os consumidores estão mais exigentes e cada vez mais procuram facilidades para o seu cotidiano.

Desse modo, os aplicativos corporativos já estão deixando de ser um serviço “a mais”, um plus das empresas, e se tornando algo essencial e que faz toda a diferença para a satisfação e usabilidade dos produtos e serviços ofertados por elas.

Um canal de comunicação com o cliente

Apps corporativos garantem para a empresa um canal exclusivo de comunicação, criado de forma que atenda tanto as necessidades específicas do cliente quanto a estratégia de marketing da empresa.

Se bem planejados e construídos, estes aplicativos permitem a personalização da comunicação, com propaganda segmentada e tratamento mais pessoal e direto.

A empresa que investe nesta solução busca a satisfação do cliente com um atendimento mais rápido e o reforço de sua marca por estar sempre presente e se comunicando com seu público.

Resumindo, a partir da utilização de apps tudo fica mais fácil, tanto para a empresa trabalhar sobre as expectativas do cliente, quanto para o cliente demandar da empresa, seja por meio de compras, solicitações e reclamações.

Uma nova forma de fidelizar

Os programas de fidelidade e estratégias de marketing para reter o cliente são ações estabelecidas que estão ganhando um novo formato. Empresas buscam nos apps corporativos uma forma de fidelizar sem aumentar muito seus gastos.

A diferença entre um aplicativo próprio e a propaganda tradicional é que o cliente escolheu ativamente se comunicar com a empresa. Seu aplicativo está instalado. Ele já está muito mais propenso a participar de programas de fidelidade e ficará feliz em receber promoções especiais e personalizadas.

Um bom app corporativo servirá com uma grande janela de interação entre a empresa e o cliente, e transformará a base de usuários em um público cativo, retido como consumidor fiel com um esforço de marketing muito menor do que os meios tradicionais

Um facilitador de vendas diretas

Se o público usa o aplicativo próprio de uma empresa, ele já está se colocando espontaneamente a um passo do fim de um funil de vendas. Ele decidiu receber sua propaganda, ele gosta do seu produto ou serviço e ele está praticamente decidido a consumir.

Por isso, empresas investem também em apps corporativos pensando neles como um facilitador de vendas. A integração de um sistema de compras neste tipo de aplicativo pode ter uma conversão muito maior do que em outros meios.

Ter uma base de usuários que ativamente escolheu baixar o aplicativo da empresa e oferecer a compra com apenas um toque na tela é a receita dos sonhos para qualquer negócio.

Além disso, os apps podem ser vistos como uma alternativa mais democrática, na qual empresas de segmentos e portes diferentes possam vender ou ofertar seus serviços a novos clientes.

Uma solução que não é para todos

Mesmo que seja um passo cada vez mais essencial para estratégias de marketing, a criação de um aplicativo próprio também não pode ser tratado como a solução para todos os casos.

O maior erro, neste sentido, é criar um app corporativo apenas por criar. Na hora de se pensar em um aplicativo próprio, o empresário tem de ter um objetivo bem claro do que ele busca com esta solução e o que ela oferecerá de facilidade ao cliente.

Além de brigar com a concorrência, este aplicativo disputará espaço no futuro com bots que oferecerão soluções de vários serviços integrados sem precisar do seu sistema. Um app mal planejado acaba ferindo a imagem da marca em vez de reforçá-la.

Os apps corporativos são um investimento fantástico para novos tempos de marketing mobile, desde que sejam feitos com planejamento e realmente ofereçam vantagens aos clientes. Por isso, empresário, passe a considerar a utilização dessa moderna ferramenta no seu negócio, pois, como vimos, bons motivos não faltam para isso.

E a sua empresa? Será que ela se beneficiaria com um aplicativo próprio? Entre em contatoconosco e descubra como podemos te ajudar!

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