logo-light-compila.png

Sem pânico: o que fazer quando surge uma atualização do Protheus?

Hora de atualizar o Protheus! E agora, o que fazer? Para quem não conhece, Protheus é uma solução de softwares integrados de ERP fornecida pela empresa TOTVS. Trata-se de um sistema de gestão dividido em módulos customizáveis para o seu negócio.

No post de hoje orientaremos o leitor sobre o conceito deste ERP, e o que fazer quando surge uma atualização do Protheus. Acompanhe!

O conceito de ERP

A sigla ERP vem do termo Enterprise Resource Planning que, traduzido para o português, significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. A ideia principal dos sistemas ERP é integrar a gestão de uma empresa por meio da remodelagem e da melhoria dos processos dos seus setores.

Um sistema ERP se divide em módulos que correspondem aos departamentos de uma empresa. Cada módulo armazena informações relevantes e as repassa aos outros módulos de acordo com as demandas internas.

O sistema Protheus

Simplicidade e flexibilidade são as diretrizes do sistema Protheus. O objetivo é atender a todos os processos de negócio dos setores da sua empresa, de acordo com as suas restrições e peculiaridades.

Arquitetura MVC, facilidade de customização e parametrização de dados e independência de sistemas gerenciadores de banco de dados são algumas das características técnicas do Protheus.

O sistema Protheus implementa o conceito de metadados, e com isso fornece flexibilidade aos seus clientes por meio da personalização de formulários, campos, gráficos, tabelas e menus, de acordo com as necessidades de negócio.

A atualização do Protheus

Atualizar a versão de um sistema é sempre um assunto que gera calorosas discussões entre os profissionais de TI, pois envolve mudanças nas bases de dados, versões das linguagens de programação, webservices e arquitetura de soluções.

Antes de atualizar a versão do seu sistema Protheus, é necessário avaliar com calma se as melhorias nas funcionalidades compensam o esforço, já que não se trata de um procedimento rápido e automático.

As atualizações do Protheus são incrementais: o cliente instala os pacotes parciais até atualizar por completo as funcionalidades do sistema. Porém, vale lembrar que as mudanças nas versões geram impactos nos módulos do Protheus em utilização pela empresa.

Uma infraestrutura de tecnologia bem gerenciada é fundamental para que as atualizações do Protheus ocorram sem problemas. Não basta apenas atualizar a versão e pronto: é necessário avaliar quais são os possíveis impactos nas bases de dados, servidores de aplicações e discos de backup.

A importância de contar com uma empresa parceira Protheus

Quais são as mudanças na estrutura do Protheus? É preciso substituir os servidores de aplicação? Como migrar as informações sem perder os dados? Como configurar os ambientes de teste, homologação e produção?

Podemos perceber que a atualização das versões do Protheus pode gerar dúvidas para os profissionais de tecnologia da sua empresa. Realmente é um procedimento complexo e com muitos detalhes técnicos que não podem ser deixados de lado.
 
Diante disso, é importante contar com empresas parceiras de tecnologia que conheçam detalhadamente a infraestrutura do sistema ERP Protheus para te auxiliar nesse processo complicado de atualização de versões.

E você, já teve problemas com a atualização do Protheus? Entre em contato conosco! Será um prazer te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This