Gestão Empresarial

Automação comercial: o que pode ser deixado no piloto automático?

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Escrito por Compila Soluções

A automação comercial é uma importante aliada para qualquer empresa que deseja crescer. Ela contribui para fazer um negócio deixar a Idade da Pedra e tornar-se cada vez mais moderno, eficiente e lucrativo, entre outros diversos benefícios.

Mas você sabe mesmo o que é automação comercial e o que ela pode fazer por uma equipe? Sabe até onde ela pode chegar e em quais situações ela não é suficiente?

Essas informações são fundamentais para você poder aproveitar ao máximo todas as vantagens do “piloto automático” sem prejudicar processos ou resultados. Portanto, continue a leitura e descubra como a automação comercial pode ajudar a sua empresa!

Mas o que é a automação comercial?

A automação comercial consiste em mecanizar processos manuais, trazendo segurança, agilidade, eficiência e redução de custos. Ela é bem-vinda em tarefas repetitivas, que lidam com informações ou que exigem rapidez e cuidado.

Isso evita problemas comuns em algumas empresas, como por exemplo:

  • Erro humano por desatenção, digitação, etc;

  • Lentidão em processos manuais;

  • Perda de informações;

  • Custos com mão de obra;

  • Perda de qualidade no produto ou serviço entregue ao cliente.

Portanto, a automação comercial age justamente para deixar diversas tarefas no piloto automático, fazendo com que os colaboradores e gestores possam ter funções cada vez mais estratégicas e menos operacionais. Isso, por sua vez, aumenta consideravelmente a produtividade da empresa.

O que um sistema com automação comercial pode fazer?

Ele pode reduzir drasticamente todas as funções operacionais que estavam na mão de pessoas. Então, em vez de lidar com os problemas citados acima, a empresa terá menos erros, mais rapidez, mais segurança, menos custos e, como resultado, mais qualidade no trabalho desenvolvido.

Pense em todas as tarefas operacionais que existem no negócio, como o controle de estoque, o registro de compras e vendas ou até mesmo o envio de e-mails aos clientes, por exemplo. Todas elas podem ser automatizadas!

Dessa maneira, todos ganharão tempo para se voltar a outros pontos empresariais importantes, como gestão financeira, gestão de pessoas, relacionamento com o cliente, marketing, etc.

O que a automação comercial não consegue fazer?

É fundamental saber que a automação comercial não significa deixar a empresa inteira em piloto automático, sentar na cadeira e assistir a tudo acontecer. Ela não substitui diversas ações humanas que são essenciais para um negócio, especialmente em questões estratégicas, relação com fornecedores e clientes, entre outras.

Por isso, é fundamental mapear todos os processos. Assim, você vai perceber quais atividades podem ser automatizadas e quais não podem, ou mesmo não devem ser. Lembre-se de que as pessoas são essenciais para qualquer negócio. Logo, a automação não substitui ninguém, apenas facilita a vida de todos os envolvidos.

A automação comercial traz eficiência e qualidade, reduzindo burocracia e erros. Portanto, ela ajuda colaboradores, gestores e outros agentes a ter mais sucesso. E isso é tudo o que você quer para o seu negócio, certo? Então, não perca mais tempo!

Como estão os processos na sua empresa? Você já sabe o que pode ser deixado no piloto automático e o que não pode? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e compartilhe tudo com a gente!

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