logo-light-compila.png

Software para Startup: conheça 6 benefícios do ERP para a sua startup

Para uma empresa crescer de forma sustentável e manter a saúde financeira é necessária a integração de todos os setores, bem como controle e organização. E como manter a organização e o controle? Usando sistemas de gestão integrada (Enterprise Resource Planning – ERP).

O ERP é composto por diversos subsistemas, que são interligados e se integrando entre si para tratar todas as informações de forma coesa. Antigamente, o ERP era visto como algo possível apenas para grandes empresas. Isso mudou, e hoje ele é acessível também para as pequenas companhias.

Implantar um sistema ERP pode trazer muitas vantagens para a sua operação. Conheça seis benefícios do ERP que podem ser úteis para a sua startup!

1. Redução de custos

Com a implantação do ERP, é possível automatizar processos de forma a ganhar tempo e reduzir os custos de operação. Um ERP melhora a precisão dos cálculos, evita erros humanos e, assim, reduz os prejuízos dentro da empresa. Além disso, diminui o desperdício de materiais e mão de obra, bem como o retrabalho.

Com a automação dos processos por meio de um ERP, também é possível reduzir os custos com pessoal e de Tecnologia a Informação (TI). Isso porque há uma melhoria de fluxo operacional.

2. Segurança das informações

A segurança das informações é um dos grandes benefícios do ERP se ele for bem configurado, já que a unificação de todas as informações em um só canal facilita a gestão dos dados e diminui a perda de itens importantes. Além disso, com a integração de todas as informações da empresa, os dados obtidos são mais reais, o que leva a companhia a trabalhar com informações mais precisas e corretas.

3. Melhoria nos processos gerenciais

Deixar de lado as planilhas ajuda a concentrar os dados e os processos em um só lugar. E mais: oferece maior controle das informações para os gestores, possibilita a previsão de cenários, diminui os riscos e aumenta o poder de decisão.

4. Padronização dos processos

Implementar um ERP requer uma reestruturação organizacional da empresa, já que os sistemas têm processos bem definidos e são baseados nas melhores práticas de negócio. A padronização dos processos e a utilização de um único sistema integrado, além de economizar tempo, aumenta a produtividade e acaba com os controles manuais e ineficazes.

5. Redução de erros

Outro benefício do ERP é a possibiliade de manter o histórico das informações e permitir que os usuários identifiquem as melhores ações a serem tomadas. Além disso, o próprio sistema faz os procedimentos e isso leva a uma menor necessidade de intervenção do usuário, pois tira o trabalho manual e faz todo o processo de forma automatizada.

6. Gestão unificada

Os sistemas integram os departamentos e as filiais, dando visão dos resultados consolidados e individuais para os gestores da empresa. Dessa forma, tudo o que ocorre dentro da companhia fica registrado em um só local, o que facilita a intervenção dos gestores quando necessário.

É fundamental que as organizações se estruturem administrativamente, preocupando-se em controlar, gerenciar e melhorar sua estrutura e suas operações. Não conhecer a real situação operacional e financeira da companhia não pode mais ser uma opção. É preciso profissionalizar a empresa para que ela se torne mais eficiente e bem administrada, de forma a aumentar o seu potencial.

Se você gostou deste post sobre os benefícios do ERP, deixe seu comentário! Queremos conhecer suas opiniões e suas dúvidas!

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This