Protheus

Como treinar sua equipe para um software ERP?

motivacao-no-trabalho-por-que-pessoas-engajadas-produzem-melhor.jpeg
Escrito por Compila Soluções

Treinar sua equipe para um software ERP pode ser um desafio e tanto para sua empresa, pois muitas vezes são pessoas resistentes à mudança, e todo o processo de implementação pode ser trabalhoso.

O treinamento começa com a escolha correta do modelo ERP e deve ser feito com o software sendo moldado para o seu negócio, assim, a cada atualização a equipe envolvida deve ser informada e treinada de acordo com a necessidade.

Mas como treinar sua equipe para um software ERP?

Talvez essa pergunta não tenha resposta ou tenha várias ao mesmo tempo. A verdade é que não existe um método específico, isso depende muito do modo como os envolvidos receberão a novidade, porém, algumas dicas podem ajudar no processo de implementação:

Seja um bom líder

Ser um bom líder é essencial! A forma como lida com sua equipe pode influenciar na aceitação de mudanças e novas ideias. Saber ouvir aqueles ao seu redor, receber críticas e se relacionar bem com as pessoas de sua equipe é com certeza um enorme diferencial.

Faça uma “investigação”

Esteja atento ao que os colaboradores pensam, procure se aproximar e ter opiniões sobre as mudanças que estão para acontecer ou acontecendo. Se houver uma equipe, ou colaboradores que estejam resistente às mudanças, dê um suporte diferenciado para eles.

Escolha responsáveis pelo treinamento

Contratar uma equipe para efetuar o treinamento é de suma importância, principalmente durante a implementação do software, mas como manter a equipe treinada depois de implementado o sistema? Como treinar novos colabores com o passar do tempo?

Para isso, é interessante que haja profissionais qualificados e responsáveis por passar a informação adiante. Além de motivar esses colaboradores fazendo com que eles se sintam importantes (até porque eles realmente são importantes), pode se manter o ciclo de treinamento do sistema sem a necessidade de contratação de pessoas para realizar o treinamento toda vez que sua equipe de colaboradores mudar.

Mantenha uma base de conhecimento

O treinamento presencial é sempre importante, ter responsáveis qualificados para disseminar o conhecimento também, mas fazer com que a equipe se lembre de todas as informações durante todo o tempo é difícil.

Para isso, mantenha uma base de conhecimento e um local onde qualquer colaborador possa ter acesso. Desta forma, é possível fazer consultas e tirar dúvidas de maneira independente.

Além de trazer segurança aos colaboradores, essa prática acaba tornando o acesso às informações importantes do ERP mais fácil, e pode até motivar o autodidatismo por parte de sua equipe.

Tenha em mente a cultura da empresa

A cultura da empresa não pode ser deixada de lado, a maneira como as tarefas são executadas, e como lida com os processos é de extrema importância, e a customização dos sistemas ERP tem prós e contras. Se possível tenha um profissional para fazer a consultoria e escolher a melhor maneira de executar todo o processo.

Todo o processo para treinar sua equipe para um software ERP deve ser levando em conta, grandes sistemas como o Protheus exigem equipes preparadas tanto para realizar a implementação quanto para fazer customizações necessárias para se adequar às necessidades de sua empresa.

Sobre o autor

Compila Soluções

Deixar comentário.

Share This