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7 tendências para melhorar a comunicação interna nas empresas

Não é de hoje que as empresas buscam maneiras de propagar informações de forma mais eficiente dentro do espaço corporativo. Essa busca não é vã, já que melhorar a comunicação interna traz diversos benefícios.

A empresa que investe em comunicação interna estabelece e promove a cultura corporativa. Além disso, acaba disseminando informações importantes mais rapidamente do que nas formas tradicionais.

Com a interação facilitada, o senso de amizade e auxílio mútuo ficam mais evidentes, o que leva a uma maior motivação. Naturalmente, funcionários motivados trabalham melhor, o que se traduz no aumento de produtividade.

Pensando nesses aspectos, elaboramos esta lista com sete tendências para alcançar essas vantagens. Para saber mais, continue a leitura!

1. Aplicativos empresariais

Um dos métodos utilizados para entregar comunicação para quem realmente deve recebê-la é por meio dos aplicativos do chamado Business Intelligence (BI), soluções geralmente implementadas por equipes de TI.

Com softwares especializados que identificam as tendências de comportamento da equipe de trabalho, a informação chega de forma personalizada, dando agilidade à comunicação.

Existem ainda aplicativos específicos de realização de tarefas, como o Trello e o Slack, que além de fornecer organização, favorece a interação entre equipes que estão trabalhando em projetos relacionados.

2. Reuniões mais dinâmicas

A princípio, a reunião de trabalho pode parecer tediosa ou até mesmo um desperdício de tempo. No entanto, se forem aplicados alguns conceitos, ela pode se transformar na oportunidade ideal de surgimento de ideias, atualização de projetos e comunicação entre equipes.

Algumas sugestões para serem colocadas em prática são: reuniões rápidas, nas quais todos têm a oportunidade de falar, sem líderes, com pouca mediação e ideias rápidas que, ao final, devem gerar relatórios concisos.

3. Integração dos meios de comunicação

Aquela velha história de enviar um e-mail, fazer um telefonema e enviar um SMS para a mesma pessoa para ter a certeza de que ela receberá a informação já não existe mais.

Com canais integrados, basta um envio que a mensagem chega a todos os destinatários sem dificuldade. Canais integrados também favorecem a gerência no momento de fazer com que os funcionários tenham conhecimento de alguma informação importante.

4. Guias e manuais para novos funcionários

Essa é uma tendência que visa evitar o período nebuloso pelo qual todo novato passa quando entra em uma empresa. Em vez de dizer o famoso “pergunte aos seus colegas”, as empresas podem criar manuais e guias para direcionar o recém chegado.

Essa também é uma boa forma de tornar menos extensa ou até de evitar por completo a apresentação da empresa e enviar o funcionário o quanto antes para ambientação.

5. Melhora da comunicação visual

O problema de repassar ou trocar um grande volume de informações é que é difícil condensar todo o conhecimento de forma prática e com fácil entendimento.

Por isso, os recursos visuais devem ser bem empregados. Aposte, por exemplo, em infográficos — seja em apresentações e reuniões ou em murais informativos espalhados pela empresa. 

6. Newsletter (boletins informativos)

A divulgação das conquistas da empresa é um bom motivo para envio de newsletter semanais, por exemplo.

Junto com as novidades em projetos e aquisições, também é sugerido o envio de mensagens motivacionais. Como gestor, faça questão de incluir nos boletins a cultura da empresa, suas missões e valores para motivar os colaboradores.

7. Blog corporativo

Os blogs corporativos, além de serem uma ótima maneira para que as pessoas de fora conheçam melhor sua empresa, também servem para que o conhecimento seja disseminado entre os colaboradores.

Para isso, é preciso incentivá-los a escrevem principalmente sobre as áreas em que possuem mais afinidade.

Essas tendências não servem apenas para que as lideranças dirijam seus discursos para os funcionários, mas também para que os colaboradores conversem entre si e forneçam feedback para a gestão.

Em outras palavras, é uma forma de horizontalizar a comunicação, além de trazer os benefícios que mencionamos.

Gostou de conhecer as principais tendências para melhorar a comunicação interna? Compartilhe esse conhecimento nas redes sociais para que mais empresas possam colocá-lo em prática!

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