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3 vantagens de uma consultoria de TI

A sua empresa está cogitando contratar uma consultoria de TI? Não por acaso, essa dúvida tem marcado uma presença cada vez maior nas decisões de muitas empresas e isso se deve à importância que um departamento de TI representa nos dias atuais.

Sabe-se, por exemplo, que o mercado mundial de TI passou por um constante crescimento nas últimas décadas — apenas no mercado interno o setor movimenta mais de US$ 2,2 trilhões! —, sendo, hoje, um elemento crucial para a evolução das grandes, médias e pequenas empresas.

O Brasil, mesmo em meio à crise econômica e à oscilação da moeda americana nos últimos anos, ocupa a sétima posição entre os países que geram mais investimentos em TI — e a previsão é que continue crescendo em 2017*.

Por isso, e também pelo baixo número de profissionais capacitados para atender às necessidades das empresas, o aumento na demanda por consultores especializados é uma das grandes tendências para os próximos anos. E para que você conheça 7 das maiores vantagens em contar com uma consultoria de TI, continue acompanhando o nosso conteúdo!

1. Melhor aproveitamento dos processos e sistemas

Quando um consultor especializado tem a devida liberdade para desenvolver soluções — isto é, tendo acesso às informações da empresa —, ele é capaz de otimizar os processos implementando ou atualizando um sistema ERP, por exemplo.

Além de aplicar uma visão renovada com base em toda a expertise que o especialista possui, a contratação de um consultor melhora, também, o aproveitamento e o foco da equipe interna, pois evita que um colaborador seja deslocado temporariamente de sua função e assim sobrecarregue a sua equipe.

Entretanto, vale ressaltar os cuidados que a sua empresa deve ter com o contrato a ser assinado junto à empresa de consultoria. Afinal, como o consultor deverá ter acesso a informações confidenciais, é elementar que haja um termo que garanta a proteção desses dados.

2. Retorno sobre investimento

Ao contratar um serviço de consultoria de TI, a empresa passa a contar com um grande especialista do setor para solucionar problemas que, por serem pontuais, inviabilizam a contratação em regime CLT.

Em outras palavras, a sua empresa investirá no que há de melhor no mercado e pelo tempo que ela precisa. Significa contar com a expertise de um profissional altamente qualificado, no momento certo e com custos reduzidos, gerando um retorno sobre investimento muito maior.

3. Manutenção e atualização de sistemas

Em casos nos quais o consultor é designado a implementar novas tecnologias, como um sistema ERP que integre os setores da empresa, facilite a emissão de notas fiscais, a gestão tributária e o controle de pagamentos; a manutenção ou atualização do sistema é fundamental.

Com isso, em vez de contratar ou deslocar um funcionário para isso, o próprio consultor pode assegurar o cumprimento dessas tarefas, seja presencialmente, remotamente ou por laboratório, por um investimento correspondente às horas de serviço.

Dicas extras

Aumento da segurança e confiabilidade

As manutenções preventivas são essenciais, no que tange à tecnologia, para manter um trabalho conciso para os clientes. Essas ações devem ser feitas regularmente, sem atrapalhar os trabalhos das suas equipes ou sobrecarregá-los com funções extras.

Uma consultoria de TI especializada pode fazer esse trabalho, evitando que mão de obra necessária seja redirecionada. Além disso, tais cuidados evitam problemas futuros como paradas e indisponibilidades do sistema.

Desta forma, pode-se garantir o melhor serviço possível aos seus clientes. Evitando, com isso, qualquer tipo de falha e melhorando sua reputação no mercado ao passar a imagem de uma empresa segura e confiável para quem necessitar de suas soluções.

Integração de sistemas

À medida que uma empresa cresce, são necessárias algumas mudanças. A automação de processos é um exemplo disso. Porém, as empresas crescem aos poucos, primeiro têm apenas alguns funcionários que executam funções, depois vem formação de um ou outro setor e, por fim, a setorização completa.

Dentro de todo esse percurso, várias medidas de automação são tomadas. Elas são ideais para o momento em que ocorrem, mas quando o negócio aumenta muito de proporção elas se tornam ineficientes, morosas e caras.

No início cada setor procurou automatizar-se como deu, e a comunicação era feita diretamente entre as pessoas. Entretanto, com o crescimento da empresa, os relatórios tendem a dominar. E, nessa situação, além de vários softwares sem integração, temos também relatórios que se contradizem e levantamentos incompletos.

Nesse caso, uma consultoria de TI pode observar esses fatores, apontar para falhas nas automações atuais e buscar alternativas, sempre visando o melhor proveito dos recursos e operações. Podendo, por exemplo, sugerir a integração de ERP e CRM, adequar os relatórios financeiros a uma plataforma mais direta e de fácil leitura, criar um banco de dados unificado,integrar vendas e TI etc.

Equipe especializada

Ao requisitar uma consultoria, independentemente de qual seja, estamos pensando em trazer para a empresa pessoas especializadas, que dedicam seu tempo e esforço unicamente para a função contratada. Esperamos, assim, que estes profissionais sejam orientados a encontrar e resolver problemas, além de apresentar novas soluções.

E é exatamente isso que um bom consultor consegue fazer. Por meio da observação dos processos e da análise das ferramentas utilizadas, o profissional consegue criar um panorama sobre a forma de funcionamento da empresa.

Como estão sempre fazendo esse mesmo tipo de serviço, eles tendem a ir diretamente para os problemas mais comuns das organizações, resolvê-los e depois ir para as peculiaridades da empresa — se existirem.

Por esse motivo o trabalho de consultoria de TI é tão acertado e rápido. Ele é feito baseado na experiência dos consultores, encontrando e solucionando vários problemas que poderiam levar dias, ou meses para outra pessoa notar.

Ganho estratégico

Um profissional externo trará novos olhares para sua empresa. Ele entende, conhece e utiliza das mais diversas ferramentas disponíveis no mercado, além de já as ter implementado, ou diagnosticado, em diferentes empresas — até mesmo na sua concorrência.

Isso significa que o consultor poderá apontar os melhores caminhos a serem seguidos no setor de tecnologia da informação baseado em experiências reais. Dessa forma, modernizando a estrutura e permitindo que a organização ganhe mais um diferencial competitivo.

Ou seja, o consultor não precisa ser apenas um apoio, ele também pode indicar as ferramentas corretas que devem ser usadas, otimizando ainda mais o funcionamento do negócio. Logo, fornecendo um ganho estratégico.

Planeje e invista!

Agora que você conheceu essas 7 grandes vantagens de uma consultoria de TI, certamente será capaz de fazer um planejamento ainda mais eficaz para otimizar os processos como um todo de forma segura e sem comprometer financeiramente a sua gestão!

Ainda sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Quer fazer a contratação de uma consultoria, mas não sabe como? Ficou interessado na integração de ERP e CRM? Entre em contato conosco, estamos prontos para lhe ajudar!

*Fonte: Mercado Brasileiro de Software 2016: Panorama e Tendências; ABES.

2 respostas

  1. Um excelente artigo, realmente. Lembro-me que recomendo o uso de salas de dados virtuais para manter as informações de negócios protegidos perfeitamente contra espionagem e vazamento de dados.

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