Tecnologia e Inovação

3 vantagens de uma consultoria de TI

3-vantagens-de-uma-consultoria-de-ti.jpeg
Escrito por Compila Soluções

A sua empresa está cogitando contratar uma consultoria de TI? Não por acaso, essa dúvida tem marcado uma presença cada vez maior nas decisões de muitas empresas e isso se deve à importância que um departamento de TI representa nos dias atuais.

Sabe-se, por exemplo, que o mercado mundial de TI passou por um constante crescimento nas últimas décadas — apenas no mercado interno o setor movimenta mais de US$ 2,2 trilhões! —, sendo, hoje, um elemento crucial para a evolução das grandes, médias e pequenas empresas.

O Brasil, mesmo em meio à crise econômica e à oscilação da moeda americana nos últimos anos, ocupa a sétima posição entre os países que geram mais investimentos em TI — e a previsão é que continue crescendo em 2017*.

Por isso, e também pelo baixo número de profissionais capacitados para atender às necessidades das empresas, o aumento na demanda por consultores especializados é uma das grandes tendências para os próximos anos. E para que você conheça 3 das maiores vantagens em contar com uma consultoria de TI, continue acompanhando o nosso conteúdo!

1. Melhor aproveitamento dos processos e sistemas

Quando um consultor especializado tem a devida liberdade para desenvolver soluções — isto é, tendo acesso às informações da empresa —, ele é capaz de otimizar os processos implementando ou atualizando um sistema ERP, por exemplo.

Além de aplicar uma visão renovada com base em toda a expertise que o especialista possui, a contratação de um consultor melhora, também, o aproveitamento e o foco da equipe interna, pois evita que um colaborador seja deslocado temporariamente de sua função e assim sobrecarregue a sua equipe.

Entretanto, vale ressaltar os cuidados que a sua empresa deve ter com o contrato a ser assinado junto à empresa de consultoria. Afinal, como o consultor deverá ter acesso à informações confidenciais, é elementar que haja um termo que garanta a proteção desses dados.

2. Retorno sobre investimento

Ao contratar um serviço de consultoria de TI, a empresa passa a contar com um grande especialista do setor para solucionar problemas que, por serem pontuais, inviabilizam a contratação em regime CLT.

Por outras palavras, a sua empresa estará investindo no que há de melhor no mercado e pelo tempo que ela precisa. Significa contar com a expertise de um profissional altamente qualificado, no momento certo e com custos reduzidos, gerando um retorno sobre investimento muito maior.

3. Manutenção e atualização de sistemas

Em casos nos quais o consultor é designado a implementar novas tecnologias, como um sistema ERP que integre os setores da empresa, facilite a emissão de notas fiscais, a gestão tributária e o controle de pagamentos; a manutenção ou atualização do sistema é fundamental.

Com isso, em vez de contratar ou deslocar um funcionário para isso, o próprio consultor pode assegurar o cumprimento dessas tarefas, seja presencialmente, remotamente ou por laboratório, por um investimento correspondente às horas de serviço.

Planeje e invista!

Agora que você conheceu essas três grandes vantagens de uma consultoria de TI, certamente será capaz de fazer um planejamento ainda mais eficaz para otimizar os processos como um todo de forma segura e sem comprometer financeiramente a sua gestão!

E como a redução de custos sempre será um ponto de suma importância para a sua empresa, sugerimos que conheça os melhores meios para reduzi-los!

*Fonte: Mercado Brasileiro de Software 2016: Panorama e Tendências; ABES.

Sobre o autor

Compila Soluções

2 comentários

Deixar comentário.

Share This