logo-light-compila.png

Os 5 segredos para impedir crime virtual nas empresas

Não há nada pior para uma empresa do que ter suas informações sigilosas invadidas e expostas para o mundo por ataques mal intencionados. A todo instante circulam notícias sobre crime virtual nas empresas e, segundo dados das maiores empresas de segurança virtual do mundo, como Kaspersky Lab e Symantec, a tendência é que ocorra o aumento dessas incidências.

Os prejuízos para uma empresa que sofre um crime virtual vão além da parte financeira. A imagem da organização pode ser fortemente atingida, assim como sua posição de mercado. E pior, a perda da confiança dos clientes em seus serviços é o principal dano levado nessa situação.

Para que esses cenários não aconteçam na sua empresa, separamos os cinco maiores segredos para você proteger seus dados virtuais com muito mais conhecimento e precisão. Vamos descobri-los!

1. Manter sistemas e computadores atualizados

A recomendação é deixar as atualizações automáticas do sistema operacional e dos firewalls sempre ativa. Com isso, possíveis falhas de segurança detectadas pelas empresas responsáveis podem ser solucionadas da forma mais rápida possível nos computadores da companhia.

Nunca é possível conquistar um nível de 100% de segurança no universo virtual, entretanto, essa ação diminuirá muito a possibilidade de problemas com arquivos indevidos sendo instalados.

2. Realizar testes de vulnerabilidade

O departamento de TI de uma empresa deve ser capaz de proteger os sistemas em várias camadas. Para entender suas próprias capacidades, os testes de vulnerabilidade são muito importantes para se encontrar brechas na segurança sistêmica.

É importante lembrar que o termo hacker não destaca somente pessoas criminosas, pois existe uma grande parcela deles que trabalha justamente descobrindo falhas e atualizando os sistemas de segurança das corporações.

3. Investir em um excelente antivírus

Os antivírus mais competentes do mercado dificilmente deixam passar um arquivo malicioso. Assim que algo inesperado chegar ao computador, como um e-mail com conteúdo ou anexo obscuro, os alertas mostrarão que aquele arquivo deve ser verificado e possivelmente excluído do sistema antes mesmo de ser aberto.

Nunca escolha seu antivírus olhando apenas para o custo, pois o arrependimento e as perdas por essa decisão podem ser expressivos.

4. Usar um ERP

Um sistema de gestão empresarial eficiente, como um ERP, melhora drasticamente a performance dos departamentos da empresa, inclusive no quesito segurança.

As informações, ao mesmo tempo em que ficam integradas, também podem ficar isoladas de acessos externos não autorizados. Além disso, as novas camadas de segurança inseridas pelas empresas que ofertam esse tipo de sistema, somadas as já existentes, tornam esse um dos ambientes mais seguros para se lidar atualmente.

5. Treinar os usuários em questões de segurança

Muitas tarefas nas empresas ainda são exclusivamente humanas. Um antivírus alertará o usuário de um conteúdo malicioso, mas ainda há a possibilidade de mesmo assim o usuário querer visualizá-lo.

Passar mensagens para todos os departamentos, sempre advertindo sobre as questões de segurança, assim como pensar na possibilidade de confecção de manuais e treinamento sobre o assunto, é muito importante para que as boas práticas sejam seguidas a risca. Com a informação sendo o ativo mais precioso que uma empresa tem, hoje em dia não se pode deixar a rede vulnerável para ataques cibernéticos.

Quando se conquista conhecimento em segurança virtual, é chegada a hora de trabalhar em cima desse ponto e não deixar que o crime virtual nas empresas coloque em risco o futuro do seu negócio e impeça a busca contínua para alcançar o sucesso merecido.

Gostou de descobrir os segredos para deixar sua empresa muito mais segura? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro desse e de muitos outros assuntos do universo da tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This