logo-light-compila.png

Software ERP: prós e contras de customizar o seu

Um software ERP só faz sentido quando atende a todas as particularidades de um negócio. Mais do que fazer a integração total dos processos e proporcionar melhorias de produtividade, entre outros benefícios, é preciso que a solução se encaixe perfeitamente na rotina da empresa.

E para que isso aconteça, muitas vezes, é necessário fazer customizações, ou seja, melhorias na solução para maximizar sua eficácia e também reduzir os custos operacionais.

As perguntas mais comuns quando esse assunto é levantado, são: customizar o software ERP é uma boa escolha? Quais são os prós e os contras da customização?

É sobre isso que vamos conversar ao longo deste artigo. Continue lendo!

Prós de customizar seu software ERP

Vamos começar dizendo que sim, é perfeitamente viável e vantajoso customizar um software ERP. Alguns dos prós da customização são:

1. Adaptação da interface para torná-la mais amigável e usual

Todas as telas e funcionalidades da solução devem falar a língua da sua empresa. E para que isso aconteça, é preciso customizar. O ideal é trabalhar para simplificar a forma com que as pessoas operarão o sistema e, ao mesmo tempo, torná-lo mais agradável aos olhos.

E, nós sabemos, quanto mais amigável e quanto melhor a usabilidade de um software ERP, mais as pessoas sentem prazer de trabalhar com ele e, por isso, tendem a ter uma melhor produtividade.

2. Sinergia entre o software e os processos da empresa

Ao implementar um software ERP, alguns ajustes nos processos corporativos precisarão ser feitos. Isso porque a solução integra departamentos, traz mais automação e cria um workflow (uma sequência lógica de atividades) que deverá ser seguido.

Acontece que há muitos casos em que o sistema de gestão deve se adaptar aos processos da empresa, daí a importância de customizar. O ideal é que a customização torne o sistema e os processos corporativos o mais sinérgico possível.

3. Integração com outras aplicações

As soluções legadas, pequenos sistemas que têm funcionalidades bem específicas para o seu negócio, não devem ficar soltas e alheias ao software erp. Também por isso a customização é vantajosa.

Ao customizar, você pode integrar estas aplicações ao ERP de modo que ele seja um hub centralizador, evitando retrabalhos, erros e problemas gerenciais e estratégicos.

4. Melhorias no retorno sobre o investimento

Customizar o software ERP também pode contribuir para que a empresa extraia melhores resultados da solução, melhorando, assim, seu retorno sobre o investimento (ROI).

Tendo uma solução mais adequada às necessidades e ao planejamento estratégico da empresa, os resultados tendem a ser melhores.

Contras de customizar seu software ERP

Aqui estão dois contras da customização de um software ERP:

1. A adequação do software demanda investimento financeiro

Normalmente, adaptar a solução aos moldes da empresa requer um investimento extra. Para muitos empresários isso é uma grande desvantagem, pois se temem que o projeto de customização não seja concluído dentro prazo, custo e com a qualidade desejada. No entanto, quando a customização possui objetivos claros e bem alinhados com a área de negócio, em médio e longo prazos a customização tende a se pagar, pois a solução pode automatizar processos tornando o ERP mais produtivo e alinhado com as necessidades do negócio.

2. É preciso treinar a equipe que utilizará o sistema

Outro ponto que costuma ser visto como um empecilho para a customização do software ERP é o esforço que precisa ser empregado no treinamento da equipe que utilizará o sistema. Afinal, como o sistema é ajustado e são feitas modificações neles, conforme o tamanho da customização, as pessoas precisam aprender a utilizá-lo novamente.

É por isso que toda customização deve considerar os elementos de usabilidade que tornem a interface e as funcionalidades o mais intuitivas possível, para que o período de treinamento impacte o mínimo na operação da empresa.

Para finalizar, um conselho: firmar parceria com uma empresa especializada para realizar a customização do seu ERP é muito vantajoso e indicado. Assim, com background e garantia de qualidade, o fornecedor poderá lhe entregar a melhor solução com o custo mais adequado e em menos tempo.

Você gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no LinkedIn e no YouTube para acompanhar nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This