logo-light-compila.png

Quais os maiores desafios de BI?

Você já sabe que as ferramentas de Business Intelligence são fundamentais para melhorar o desempenho e os resultados da sua empresa. Já se fala disso há algum tempo, e as vantagens da implementação são realmente claras e certeiras. Mas você já parou para pensar sobre quais podem ser os maiores desafio de BI?

Vamos listar abaixo 5 desafios comumente enfrentados durante o processo. Acompanhe!

1. Escolher a estrutura correta

Se a estrutura que você escolheu não for adequada para a sua empresa, pode ser que você encontre muita resistência e dificuldade junto à sua equipe. Isso porque é preciso ter certeza de que o processo novo será mais eficaz, certeiro e rápido do que o anterior.

Por exemplo, caso os funcionários achem que será mais simples e rápido utilizar a antiga planilha do Excel, é provável que você tenha problemas para conseguir implementar a utilização da BI. Por isso, é essencial fazer uma consultoria e uma pesquisa adequada, sem pressa, a fim de garantir que o sistema escolhido seja melhor para você e para o rendimento da sua equipe.

2. Saber o que medir

Já sabemos que o Business Intelligence e o Big Data andam juntos. Com o BI você começa a compilar uma série de informações sobre muitas etapas dos processos, e com o big data você analisa e transforma essas informações em dados relevantes e indicadores. Mas você sabe o que quer medir? Qual é seu objetivo com a implementação desse processo? É preciso ter isso muito claro no início do projeto, para que todas as etapas funcionem a pleno vapor.

3. Manter o foco no negócio

Ações de Business Intelligence são projetos de negócio. Por isso, lembre-se sempre de que o objetivo é trazer resultados e benefícios para sua empresa como um todo. Um dos maiores desafios de BI é não priorizar demais a tecnologia e ficar muito apegado aos dados técnicos. O projeto, nesse sentido, é apenas um meio utilizado para promover melhorias na empresa.

4. Ficar atento à documentação

Na rotina diária, anotar e documentar cada parte do processo parece não fazer sentido nenhum, considerado muitas vezes apenas uma medida para atrasar o fluxo de trabalho. Acontece que, em dois meses, ninguém mais vai lembrar quais foram os passos ou decisões tomadas anteriormente nem por quais motivos. Por isso, destaque a importância da documentação, mesmo que isso faça com que o processo seja mais lento. Os benefícios posteriores certamente valerão a pena.

5. Pensar em mobilidade

Em geral, sistemas de Business Intelligence são formatados para rodarem em desktops. Mas é importante que esses dados sejam mais acessíveis.

Imagine que seu gerente viaje bastante para visitar clientes. Seria ótimo se ele pudesse apenas abrir o celular e buscar alguns indicadores que possam fazer a diferença na hora de fechar negócios. Ou, ainda, que você possa acompanhar na tela do seu celular todo o andamento da empresa, sem precisar esperar por relatórios. Invista em um sistema que seja mobile friendly.

Você já implementou um sistema de Business Intelligence na sua empresa? Conte nos comentários quais foram os maiores desafios de BI enfrentados por você e pela sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This