logo-light-compila.png

Conheça os 5 desafios para implementar um ERP

Implementar um ERP completo é uma tarefa desafiadora. Exige trabalho em equipe e, muitas vezes, a contratação de uma consultoria externa especializada, especialmente porque trata-se de uma solução que não vem pronta.

Neste artigo, vamos conversar sobre os principais desafios que estão envolvidos neste tipo de implementação. Continue lendo para conhecer quais são os erros que devem ser evitados!

Vantagens de implementar um ERP

Primeiro, vamos começar relembrando quais são as vantagens da implementação de um software integrado de gestão empresarial (ERP):

  • Eliminação do uso de interfaces manuais;

  • Redução significativa de custos operacionais;

  • Otimização dos fluxos de informação e ganho de confiabilidade de dados corporativos;

  • Melhorias no processo de tomada de decisão;

  • Melhorias na gestão de pessoas;

  • Eliminação de redundâncias de atividades;

  • Redução dos tempos de respostas;

  • Redução de incertezas gerenciais.

Desafios que as empresas enfrentam ao implementar um ERP

Agora vamos aos principais desafios que precisam ser considerados na hora de fazer a implementação da solução:

1. Promoção da integração das equipes

É preciso pontuar que adquirir um ERP não significa que a empresa se tornará totalmente integrada. O software em si não garante que as equipes trabalharão unidas, sendo necessário que haja um movimento de colaboração e união entre os profissionais dos diversos departamentos.

2. Engajamento dos profissionais com a solução

Outro ponto que merece atenção é o fato de as pessoas se sentirem mais controladas a partir do momento em que a empresa implementar um ERP. Logo, é preciso que haja um trabalho de gestão da mudança no sentido de engajar os colaboradores, fazê-los perceber que o sistema vem para facilitar o dia a dia da operação e não para servir como ferramenta de vigilância.

3. Dependência do fornecedor

Também o excesso de dependência do desenvolvedor do ERP pode ser um problema. Como o software não vêm pronto para ser instalado e utilizado, ou seja, é preciso fazer algumas customizações e adaptações para atender a necessidades específicas, é interessante que a empresa conte com o auxílio de uma consultoria especializada.

Também é importante que todas as especificações técnicas das intervenções realizadas no código, por exemplo, sejam documentadas para serem consultadas com facilidade no futuro.

4. Controle de custos de implementação

Como um ERP é adquirido também para diminuir os gastos das empresas com suas operações, é preciso tomar cuidado para que o processo de implantação não acabe gerando ainda mais custos.

Antes mesmo de fechar o contrato é preciso levantar tudo que será investido com treinamento dos colaboradores, customizações e outros. Nesse caso também uma consultoria especializada pode ajudar muito.

5. Escolha correta da consultoria

A boa notícia é que é possível contar com empresas especializadas para lidar com estes desafios. No entanto, contratar uma consultoria que auxilie na hora de implementar um ERP também pode ser um desafio.

É preciso levar em consideração o background dos consultores, ou seja, a experiência deles em projetos semelhantes, o conhecimento técnico (certificações, por exemplo) entre outros pontos.

Você está pensando em implementar um ERP? O que achou destas dicas? Aprofunde-se um pouco mais baixando agora o Guia definitivo sobre ERP!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This