logo-light-compila.png

Tire as 5 principais dúvidas sobre ERPs e escolha o seu sistema

Um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe ao ambiente corporativo são os sistemas de gestão. Essas ferramentas, também conhecidas como ERPs, são capazes de otimizar as rotinas administrativas, aumentando expressivamente a produtividade das organizações.

Apesar disso muitos gestores ainda têm dúvidas sobre ERPs e os benefícios que eles podem garantir para o negócio. Por isso, resolvemos listar algumas das questões mais frequentes e explicar cada uma delas. Quer saber mais? Então, continue com a leitura!

1. Afinal, o que é e para que serve o ERP?

O ERP — Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português — é um sistema de gestão unificado que integra todas as áreas do negócio, permitindo a gestão centralizada de rotinas que vão desde a criação de pedido de compras até o envio do produto ao cliente.

Com ele, todas as informações ficam integradas em apenas uma base de dados, o que facilita o acesso, melhora a comunicação e garante maior confiabilidade.

2. Quais benefícios esse sistema pode oferecer?

Entre as principais vantagens que um ERP proporciona, podemos citar:

Processos padronizados

Antes da implantação de um ERP, é necessário padronizar e otimizar o software. Esse procedimento ajuda a garantir que todas as atividades sejam executadas com base em um roteiro e de forma mais acertada, fazendo com que as rotinas no sistema sejam precisas.

Gestão unificada

Como o sistema integra todos os departamentos e unidades, a gestão empresarial passa a ser realizada em uma única plataforma, permitindo que o gestor tenha uma visão ampla dos processos e dos resultados do negócio. Com isso, as decisões se tornam mais precisas e eficazes.

Redução de possíveis erros

A padronização dos processos cria uma rotina que deve ser seguida sempre que as atividades forem executadas. Isso diminui consideravelmente o risco de erros e divergências nas informações geradas no sistema.

Redução de custos

A adoção de um ERP reduz os custos porque, além de identificar e frear desperdícios, aumenta consideravelmente a produtividade e a agilidade na tomada de decisão, e diminui a ocorrência de retrabalhos.

Aumento da competitividade

Processos bem estruturados, acesso às informações com maior velocidade e confiabilidade, equipes mais produtivas e redução de custos resultam no aumento da competitividade. Excelente relação custo-benefício, não é mesmo?

3. Do que se trata a customização de sistemas ERP?

Normalmente, as empresas desenvolvem o sistema “pré-acabado”, com algumas funcionalidades básicas e permitem que os clientes solicitem adequações conforme suas necessidades e seu modelo de negócio.

Essas especificações e a personalização do sistema, de acordo com os processos gerenciais, caracterizam a customização.

4. É possível adotar essa solução na nuvem?

É possível! Utilizar uma solução na nuvem permite que o sistema seja acessado de qualquer lugar, a qualquer momento — com a utilização de um gadget conectado à internet. Com isso, os custos de aquisição e manutenção do sistema são consideravelmente inferiores aos da implantação do sistema tradicional.

Os motivos para isso incluem: a desobrigação de comprar uma licença para cada computador, de manter uma infraestrutura completa (com servidores, rotinas de backup, etc.) e de ter uma grande equipe de TI dedicada.

Tudo isso faz com que o ERP na nuvem se torne bem mais acessível para as pequenas empresas, deixando de ser uma tecnologia considerada privilégio das grandes corporações.

5. O que levar em consideração ao escolher um sistema?

Com a grande variedade de soluções oferecidas no mercado, essa acaba sendo uma das principais dúvidas sobre ERPs. Veja alguns pontos a considerar:

  • Ter um objetivo definido: avalie quais processos serão contemplados e o que se espera do sistema.
  • Pesquisar sobre a empresa fornecedora: verifique sua reputação e capacidade de entregar o que se busca em um sistema, e não se esqueça de conferir a satisfação dos clientes.
  • Facilidade de uso: um sistema intuitivo e fácil de usar é um fator que possui muito peso na adaptação e no treinamento dos colaboradores.
  • Custos: esse também é um ponto de muita importância, mas não deve ser avaliado isoladamente, já que nem sempre o mais caro é o melhor.

Suas dúvidas sobre ERPs foram esclarecidas? Se faltou alguma questão, deixe sua pergunta nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This