logo-light-compila.png

Quais são as empresas que utilizam ERP?

Você sabia que as empresas que utilizam ERP apresentam em média um crescimento 35% mais rápido do que as que não usam esse tipo de solução? Esse número é resultado de uma pesquisa realizada pelo IDG Research Services, líder mundial em tecnologia de mídia, dados e serviços de marketing empresarial.

Esses dados estatísticos são bem importantes, pois conseguem mensurar como há uma verdadeira melhoria com a implementação dessa ferramenta. Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Mas afinal, o que é um ERP?

A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning”, que em português quer dizer “Planejamento dos Recursos da Empresa”. O termo é representado por um sistema, software ou plataforma, como preferir, com o propósito de auxiliar na gestão empresarial como um todo. 

Anotar dados e informações em ficheiros e folhas de papel é algo do passado. Otimização e automação são as palavras da vez no mundo corporativo. Um sistema de ERP visa otimizar os processos gerenciais que envolvam as atividades da empresa, como:

  • contas a pagar;
  • contas a receber;
  • compras;
  • vendas;
  • controle de estoque;
  • emissão de notas fiscais;
  • folha de pagamento dos funcionários.

Esses processos acima, assim como diversos outros que também podem ser gerenciados a partir de um ERP, normalmente teriam que ser controlados individualmente, ou seja, cada um com seu software.

Essa “individualidade” exige muito tempo, além de estar mais propensa a erros e desencontros. Um ERP, por sua vez, une todos os processos e informações dentro de uma única plataforma, contribuindo para o melhor gerenciamento da empresa e consequentemente facilitando as tomadas de decisão. 

E então, quais empresas que utilizam ERP?

Antes de mais nada, tenha em mente que a utilização de um sistema ERP não distingue o tamanho ou segmento de uma empresa. As organizações que possam precisar de informações instantâneas para uma decisão emergencial, ou para a aquisição de um novo cliente, por exemplo, certamente serão beneficiadas pela ferramenta. 

Atualmente, existem muitos modelos de ERP, o que tornou alguns softwares muito mais acessíveis a pequenas empresas e microempreendedores. Afinal, investir em soluções de TI é o que diferencia um negócio no competitivo mercado brasileiro. Pense sempre nisso!

Outro ponto que se faz necessária a implantação de um ERP é um setor de TI muito complexo, no qual demanda um enorme esforço para manter os processos da empresa em sincronia. Diversos tipos de empresa podem utilizar um ERP para melhorar sua gestão. A seguir, você verá alguns exemplos.

Pequenas e Médias Empresas 

Nas pequenas e médias empresas, é bastante comum que os gestores se responsabilizem simultaneamente pelos principais setores de operação, como financeiro, contabilidade e recursos humanos. Isso pode colocar a viabilidade do negócio em risco, prejudicando a harmonia e o crescimento das operações comerciais.

Gestão é tudo para qualquer negócio. Mesmo começando com um pequeno comércio, já é necessário procurar ter esse conceito presente na sua empresa. Essa sobrecarga de serviços pode gerar diversos prejuízos ao negócio, pois grande parte dos esforços estarão sob a responsabilidade somente dos gestores.

Desse modo, a distribuição de tarefas ficará muito dificultada, reduzindo o grau de profissionalismo da empresa. Afinal, uma marca que cresce e se consolida conta com a ajuda dos mais diversos colaboradores e tem a delegação de funções como uma das características da empresa.

O ERP possibilita o acompanhamento dos mais diversos processos comerciais por qualquer funcionário devidamente treinado para operá-lo. À vista disso, é interessante que essas organizações tenham um software de ERP justamente para integrar essas informações, permitindo assim uma gestão mais profissional.

Imobiliárias 

As imobiliárias são outras empresas que utilizam ERP e podem se beneficiar dos recursos dessa ferramenta para alavancarem as suas vendas. No geral, a maior parte desses estabelecimentos utilizam programas bastante manuais para registrar os dados de seus clientes e informações relativas aos departamentos comerciais. 

Com um ERP, é possível automatizar as atividades e, principalmente, gerenciá-las de forma mais eficaz. Vamos exemplificar para facilitar a sua compreensão. 

Imagine que uma certa imobiliária possua um grande número de clientes e arquive todas as informações de pagamento em um software gerencial simples, que não possibilita conhecer profundamente todos os aspectos relacionados ao pagamento do aluguel. 

Nessa perspectiva, os prejuízos para o empreendimento são enormes, visto que não há um gerenciamento e verificação pelos seus colaboradores de quais são as maiores dificuldades para o crescimento orgânico do negócio. 

O uso dos dados de forma inteligente é uma das maiores riquezas para as empresas. Afinal, se uma bússola guia o navegador na sua viagem, os dados também orientam toda a estratégia comercial da empresa. 

As campanhas de marketing, por exemplo, podem fazer um uso muito produtivo e assertivo dessas informações para atrair e engajar os clientes cada vez mais. 

E-commerce 

Os e-commerces são novos modelos de negócios que estão atraindo cada vez mais pessoas que desejam empreender e revender seus produtos de forma online. Afinal, no mundo físico há algumas restrições geográficas para atender aos clientes. 

Já na internet existe um grande mercado consumidor que pode comprar as mais diversas mercadorias estando em qualquer região do país. Nesse modelo de negócios o ERP também possui uma grande relevância para a gestão empresarial.

Dois detalhes demonstram a grande importância desse software: a diversidade de informações que transitam e a velocidade com que são atualizadas. Sem uma ferramenta eficiente fica difícil manter esses dados organizados. 

No geral, as lojas virtuais possuem um crescimento mensal nas vendas e na base de clientes constante, o que reforça a necessidade de um ERP que seja bem customizável e contemple todas as necessidades do e-commerce. 

Existem algumas opções para quem quer implementar um ERP em sua loja virtual. Em primeiro lugar, é possível realizar o desenvolvimento de um sistema próprio, entretanto essa modalidade exige muitos recursos e pode ser impensável para um pequeno ou médio negócio.

Uma opção mais prática é a contratação de um sistema de ERP de empresas desenvolvedoras de soluções. Com isso, há uma maior orientação na definição da plataforma mais adequada à loja, além do suporte — algo extremamente necessário para quem quer implementar um ERP. Pense nisso! 

Escritórios 

Existem muitos escritórios de profissionais liberais que não possuem um software para otimizar e controlar os processos internos. Vamos tomar como exemplo um escritório de representação comercial para ilustrar como o ERP pode auxiliar. 

Com esse software é possível conferir as contas a pagar e a receber, além de dados de vendas individuais de cada representante comercial da empresa. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar todos os indicadores de produtividade e auxiliar na articulação de diferentes processos envolvidos no dia a dia do escritório. 

Um fator que merece atenção é a simplificação dos sistemas de Tecnologia da Informação, que tendem a gerar muitas dúvidas para quem não tem experiência na área. A unificação de todas as informações facilita o gerenciamento de todos os setores e departamentos do negócio.

Assim, os colaboradores podem dedicar mais tempo ao core business do escritório, aumentando a produtividade geral do empreendimento. 

Distribuidoras 

As distribuidoras são empresas que contam com um grande número de clientes e, por isso, uma alta emissão de documentos fiscais. Nessa perspectiva, contar com um software que automatize esses processos é uma forma inteligente de maximizar os ganhos do negócio e realizar uma gestão mais eficiente e segura. 

O ERP pode englobar os mais diversos setores da distribuidora: recursos humanos, contábil e o próprio estoque comercial. Nesse quesito, o armazenamento dos produtos é algo de fundamental importância para o crescimento das atividades e atendimento ágil aos clientes. 

Afinal, imagine que uma venda seja feita, porém não há o produto no estoque da distribuidora. Com isso, haverá uma péssima imagem da marca com o consumidor, prejudicando a relação cliente-empresa. 

O software pode ajudar na visualização de itens que estão com poucas unidades no estoque ou eventuais atrasos na entrega planejada com os fabricantes. Com isso, sua empresa consegue alcançar um nível maior de produtividade e organização das atividades comerciais. 

Além disso, muitos ERPs podem ser customizados para atender a necessidades específicas da empresa. Empresas da construção civil, dando exemplo de um segmento em que um ERP faz toda a diferença, podem de fato ter melhores resultados se fizerem uso dessa solução. 

O sistema possibilita o controle de diferentes obras e empreendimentos, tudo de maneira individual, mas em um mesmo lugar. Isso facilita, e muito, a gestão e organização das atividades, evitando gastos desnecessários, problemas em relação a prazos e mais uma série de contratempos que o setor enfrenta. 

Indústrias 

De um modo geral, as indústrias também são beneficiadas por um ERP. Afinal de contas, uma plataforma de gestão integrada colabora para a eficiência de todas as operações. 

Além disso, a ferramenta permite planejamentos de curto a longo prazo, seja para o que for! Essa contribuição do ERP melhora o direcionamento das ações estratégicas, resultando, dessa maneira, em um crescimento mais rápido. 

Por fim, tenha em mente que as empresas que utilizam ERP são mais competitivas, disso não há dúvida. Não se esqueça que elas conseguem ter um crescimento muito mais rápido com a adoção dessa ferramenta.

Vantagens de um sistema ERP

Com um sistema ERP Protheus, e a ajuda da Compila você pode economizar tempo e recursos, como por exemplo, com uma ferramenta que permite exportar sua Query diretamente para uma planilha do Excel. Assista o vídeo Ferramentas Protheus – Compila Query Export e saiba mais.

Agora que você já conhece um pouco mais de como essa ferramenta é importante no gerenciamento de um negócio, não perca tempo! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Assim, os seus amigos poderão esclarecer as dúvidas e entender um pouco mais sobre o ERP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This