Protheus

Quais são as empresas que utilizam ERP?

quais-sao-as-empresas-que-utilizam-erp.jpeg
Escrito por Compila Soluções

Você sabia que as empresas que utilizam ERP apresentam em média um crescimento 35% mais rápido do que as que não usam esse tipo de solução? Esse número é resultado de uma pesquisa realizada pelo IDG Research Services, líder mundial em tecnologia de mídia, dados e serviços de marketing empresarial.

Mas afinal, o que é um ERP?

A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning”, que em português quer dizer “Planejamento dos Recursos da Empresa”. O termo é representado por um sistema, software ou plataforma, como preferir, com o propósito de auxiliar na gestão empresarial como um todo. 

Um sistema de ERP visa otimizar os processos gerenciais que envolvam as atividades da empresa, como:

  • contas a pagar;
  • contas a receber;
  • compras;
  • vendas;
  • controle de estoque;
  • emissão de notas fiscais;
  • folha de pagamento dos funcionários.

Esses processos acima, assim como diversos outros que também podem ser gerenciados a partir de um ERP, normalmente teriam que ser controlados individualmente, ou seja, cada um com seu software.

Essa “individualidade” exige muito tempo, além de estar mais propensa a erros e desencontros. Um ERP, por sua vez, une todos os processos e informações dentro de uma única plataforma, contribuindo para o melhor gerenciamento da empresa e consequentemente facilitando as tomadas de decisão. 

E então, quais empresas que utilizam ERP?

Antes de mais nada, tenha em mente que a utilização de um sistema ERP não distingue o tamanho ou segmento de uma empresa. As organizações que possam precisar de informações instantâneas para uma decisão emergencial, ou para a aquisição de um novo cliente, por exemplo, certamente serão beneficiadas pela ferramenta. 

Outro ponto que faz necessário a implantação de um ERP é um setor de TI muito complexo, no qual demanda um enorme esforço para manter os processos da empresa em sincronia. 

Diversos tipos de empresa podem utilizar um ERP para melhorar sua gestão. A seguir, veja alguns exemplos:

Pequenas e Médias Empresas 

Nas pequenas e médias empresas, é bastante comum que os gestores se responsabilizem simultaneamente pelos principais setores de operação, como financeiro, contabilidade e recursos humanos. 

À vista disso, é interessante que essas organizações tenham um software de ERP justamente para integrar essas informações, permitindo assim uma gestão mais profissional.

Construtoras e Incorporadoras 

Empresas da construção civil, dando exemplo de um segmento em que um ERP faz toda a diferença, podem de fato ter melhores resultados se fizerem uso dessa solução. 

O sistema possibilita o controle de diferentes obras e empreendimentos, tudo de maneira individual, mas em um mesmo lugar. Isso facilita e muito a gestão e organização das atividades, evitando gastos desnecessários, problemas em relação a prazos e mais uma série de contratempos que o setor enfrenta. 

Indústrias 

De um modo geral, as indústrias também são beneficiadas por um ERP. Afinal de contas, uma plataforma de gestão integrada colabora para a eficiência de todas as operações. 

Além disso, a ferramenta permite planejamentos de curto a longo prazo, seja para o que for! Essa contribuição do ERP melhora o direcionamento das ações estratégicas, resultando dessa maneira em um crescimento mais rápido. 

Por fim, tenha em mente que as empresas que utilizam ERP são mais competitivas, disso não há dúvida.

E você, o que achou? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então não deixe de baixar o nosso e-book: O Guia Definitivo sobre ERP!

Sobre o autor

Compila Soluções

Deixar comentário.

Share This