logo-light-compila.png

ERP e gestão de estoque: como funciona essa relação?

As empresas de grande porte utilizam sistemas de gestão que são tecnológicos, imponentes, interligados e controlam tudo dentro da organização. Essas ferramentas fazem com que a instituição consiga economizar um bocado de dinheiro e ganhar outro tanto muito bom também.

Sentindo que é a coisa certa a fazer, empreendedores que têm negócios de médio e pequeno portes também correm atrás de soluções modernas e de última geração. Acontece que, em muitos casos, tem gente que não sabe como combinar essas tecnologias com a vida prática do negócio.

É em momentos como esses que a relação entre ERP e gestão de estoque parece ser algo que só funciona na teoria. Contudo, a boa notícia é que realmente é possível combinar as duas coisas e ter resultados de verdade no final das contas. Confira!

ERP e gestão de estoque trabalhando juntos

Se na sua empresa o ERP parece não conseguir oferecer todos os benefícios que foram vendidos antes da contratação e se o seu estoque parece dar o mesmo trabalho de sempre para ser controlado, existe um sério problema. Provavelmente a fonte das suas dores de cabeça é a falta de integração entre as duas coisas.

Por mais que o seu ERP seja muito bom, ele ainda não faz todo o serviço sozinho. Normalmente é preciso cuidar de alguns ajustes a fim de deixar tudo bem calibrado. É importante entender que quanto menos gambiarras e necessidades de ajustes entre a ferramenta e o controle real do estoque, melhor.

Normalmente o problema é que o inventário físico não bate com controle do ERP, alguns produtos não são cadastrados ou são registrados de maneira errada. Pode ser que falte algum treinamento para quem opera o sistema.

Resolvendo essas situações e harmonizando a sua ferramenta de controle com o que realmente acontece no seu estoque, a vida da sua empresa vai ficar bem mais fácil.

Motivos para manter o ERP e a gestão do estoque bem alinhados

Se você quiser fazer com que o sistema de gestão trabalhe em sincronia com seu estoque, podemos listar algumas boas vantagens.

Análise individual dos produtos

Aquela boa e já conhecida estratégia de composição de estoque feita pela Curva ABC e uma avaliação de margem de lucro de cada item do seu estoque não são fáceis de serem feitas manualmente, mas quando se usa um ERP, a história é outra.

Controle do volume de estoque

Quem gerencia um estoque via sistema sabe como é extremamente mais prático — e seguro — fazer cálculos de estoque mínimo, máximo e encontrar exatamente o ponto de pedido.

Maior poder de barganha

Tendo na ponta do lápis os números da sua empresa, as chances de conseguir uma negociação mais favorável junto aos seus fornecedores tornam-se muito maiores. Além desses benefícios, outras facilidades podem ser listadas, como o aumento da otimização operacional, a redução de perdas e desvios de mercadoria, a ampliação da visão estratégica do negócio e muitas outras.

Se você quer fazer com que ERP e gestão de estoque trabalhem juntos para o seu sucesso, mas ainda não sabe exatamente como conseguir isso, converse conosco. Estamos acostumados a resolver situações desse tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This