logo-light-compila.png

Qual modelo de ERP é ideal para a minha empresa?

Enterprise resource planning, ou ERP é uma categoria de softwares voltados para a gestão. Podem ser implementados em negócios de todos os tamanhos e em múltiplas áreas de atuação, ajudando a reunir informações sobre estoque, manufatura e envio de produtos.

Escolher um bom sistema de gestão vai orientar a automação de partes-chave de suas operações e aumentar a eficiência das empresas. Mas qual é o modelo de ERP o ideal para meu negócio? Conheça as diferenças entre eles e veja como escolher!

ERP on-premise

Embora os modelos de ERP na nuvem tenham se tornado mais populares com o passar no tempo, software on-premise ainda é a escolha de muitos empresários. O software é instalado em seus servidores e tem custos diferenciados com relação às soluções on-demand (sob demanda).

Adquirir licenças com base no tamanho de sua organização, número de usuários que precisa da plataforma e investir em infraestrutura é algo que sua empresa vai precisar fazer apenas uma vez. Por outro lado, os custos de manutenção não estão inclusos na tarifa mensal, o que deixa essa responsabilidade por conta da sua TI.

Ao contrário de software na nuvem, on-premise é mais personalizável e oferece maior controle sobre as informações de sua empresa. A segurança é maior, mas nem sempre o processo de implementação é simples. Customizações podem gerar dores de cabeça nos updates e atrasar a adoção destes sistemas, que ocupam espaço significativo em seus servidores.

ERP na nuvem

ERP na nuvem, por sua vez, tem custo de implementação muito baixo. Seu modelo permite que a empresa considere o gasto com tecnologia uma assinatura mensal ou anual, que inclui suportes e updates, como despesa operacional. O investimento inicial é menor, empresas não precisam adquirir ou reforçar suas infraestruturas em termos de hardware e a segurança é responsabilidade do provedor.

Embora sua empresa possa encontrar online software altamente específico para seu nicho de mercado, em geral, essas soluções são genéricas e oferecem menor customização. Como vantagem, são implementados em apenas alguns minutos.

ERP híbrido

Modelos híbridos incorporam a customização do software on-demand com a flexibilidade da nuvem. Sua implementação é feita nos servidores da empresa, mas suplementada com aplicativos web capazes de adicionar mobilidade a alternativa. Múltiplos módulos podem ser associados e trabalhar em integração e a estratégia é ideal para uma implementação rápida e estável.

Qual o modelo de ERP ideal?

O modelo de ERP ideal deve ser escolhido levando em consideração alguns fatores como o tamanho da empresa, carteira de clientes e o tipo de negócio que sistema vai gerenciar.

Quem vende peças para manutenção de veículos, por exemplo, tem necessidades diferentes daqueles que vendem produtos de software. Um ERP deve levar em consideração como sua empresa pretende otimizar fluxos de trabalho com ele e que tipo de informação central deve estar logada.

Particularidades de um negócio, número de usuários que devem ter acesso a ferramenta simultaneamente e garantia de suporte vão ajudar sua empresa a definir um ERP mais duradouro e eficaz.

Quer descobrir o qual modelo de ERP ideal para seu negócio? Baixe o Guia definitivo do ERP e solucione todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This