Protheus

ERP na nuvem é seguro? Descubra aqui

erp-na-nuvem-e-seguro-descubra-aqui.jpeg
Escrito por Compila Soluções

Ter um sistema de gestão tão poderoso como um ERP é um caminho muito recompensador para uma empresa que busca se destacar no mercado. Mas mesmo quando uma empresa porta esse tipo de sistema, é possível que ele não seja usado em sua capacidade total. Uma das opções para mudar esse cenário é ter um ERP na nuvem.

Aliar as vantagens de duas tecnologias que estão com uma evidência tão grande — o ERP e a nuvem — é uma ótima solução. Essa união agregará à instituição o máximo de valor esperado, o que é tão importante quando se adquire um software desse porte, com custo inicial elevado.

Existem diversos argumentos sobre como entrar de cabeça no uso da nuvem tem benefícios e características que aumentam consideravelmente a produtividade e a eficiência organizacional. Aqui, vamos esclarecer os principais deles. Confira!

Características da nuvem que a tornam o ambiente mais seguro

Um sistema de grande porte como o Protheus da Totvs, por exemplo, eleva a capacidade da empresa de exercer as atividades cotidianas e fazer a automação de muitas delas. São muitas ferramentas criadas para atender aos mais variados departamentos e permitir que eles conversem entre si, trocando conhecimento e mitigando tarefas repetitivas.

Além de também contar com uma segurança de ponta, um ERP na nuvem ainda traz as características que tornaram a nuvem a opção favorita do mercado nos últimos anos, sobretudo as relativas à segurança.

Na nuvem, as informações são guardadas de forma “quebrada”, ou seja, elas ficam armazenadas em diversos servidores diferentes, e são fornecidas de forma completa para quem tem autorização de acesso a elas.

Na prática, isso faz com que, mesmo que haja uma invasão no ambiente, não seja possível acessar todo o conteúdo de informações confidenciais, pois elas estarão distribuídas em distintos locais.

Imaginando essa utilidade para um ERP, é possível visualizar como isso mantém os dados extremamente seguros. Além disso, é importante frisar que também deve-se contar com a competência de profissionais especializados que atuem na segurança virtual de armazenamento.

Vantagens de possuir um ERP na nuvem

Além da vantagem da segurança fortificada, trabalhar na nuvem tem outros grandes benefícios para empresas de qualquer porte. Vamos ver alguns deles:

Backups automáticos

É possível afirmar que não se perde uma informação que está na nuvem. A hipótese de isso acontecer é praticamente nula, pois é possível programar diversos backups periódicos, além dos próprios backups que os servidores realizam automaticamente.

Acesso de qualquer lugar

Ter um sistema ERP já é extremamente benéfico mas, se não é possível acessar as informações em momentos críticos, isso pode não atender à expectativa esperada. Ter o ERP na nuvem derruba muitas barreiras de acesso e, ao mesmo tempo em que tudo está totalmente seguro, os dados estão sempre disponíveis.

Manutenção dos dados a longo prazo

A persistência dos dados é muito importante quando se pensa em planejamento estratégico, pois é o histórico que mostra os rumos futuros. Como os sistemas na nuvem crescem a velocidades absurdas, o armazenamento e a manutenção fazem com que nenhuma informação, mesmo que seja muito antiga, seja descartada.

Além da persistência, o armazenamento distribuído geograficamente protege os dados de serem perdidos em acidentes, naturais ou não, que podem ocorrer se o ERP estiver totalmente armazenado no mesmo local físico.

Ter um ERP na nuvem é uma nova e instigante tendência para ser seguida. Com todos os benefícios de um ERP em acelerar a produtividade, somados a segurança, integridade e facilidade de acesso aos dados da nuvem, há mais tranquilidade para uma empresa seguir buscando alcançar seus objetivos com sucesso.

Gostou de conhecer os benefícios de um ERP na nuvem? Então não perca a oportunidade de baixar nosso e-book e esclarecer tudo o que você precisa saber sobre ERPs!

Sobre o autor

Compila Soluções

Deixar comentário.

Share This