logo-light-compila.png

ERP na nuvem é seguro? Descubra aqui

Ter um sistema de gestão tão poderoso como um ERP é um caminho muito recompensador para uma empresa que busca se destacar no mercado. Mas mesmo quando uma ela porta esse tipo de sistema, é possível que ele não seja usado em sua capacidade total. Uma das opções para mudar esse cenário é ter um ERP na nuvem.

Aliar as vantagens de duas tecnologias que estão com uma evidência tão grande — o ERP e a nuvem — é uma ótima solução. Essa união agregará à instituição o máximo de valor esperado, o que é tão importante quando se adquire um software desse porte, com custo inicial elevado.

Existem diversos argumentos sobre como entrar de cabeça no uso da nuvem, pois há benefícios e características que aumentam consideravelmente a produtividade e a eficiência organizacional. Aqui, vamos esclarecer os aspectos principais. Confira!

Características da nuvem que a tornam um ambiente mais seguro

Um sistema de grande porte como o Protheus da Totvs, por exemplo, eleva a capacidade da empresa de exercer as atividades cotidianas e fazer a automação de muitas delas. São diversas ferramentas criadas para atender aos mais variados departamentos e permitir que eles conversem entre si, trocando conhecimento e mitigando tarefas repetitivas.

Além de também contar com uma segurança de ponta, um ERP na nuvem ainda traz as características que tornaram a nuvem a opção favorita do mercado nos últimos anos, sobretudo as relativas à segurança.

Na nuvem, as informações são guardadas de forma “quebrada”, ou seja, elas ficam armazenadas em diversos servidores diferentes, e são fornecidas de modo completo para quem tem autorização de acesso a elas.

Na prática, isso faz com que, mesmo que haja uma invasão no ambiente, não seja possível obter todo o conteúdo de informações confidenciais, pois elas estarão distribuídas em distintos locais.

Imaginando essa utilidade para um ERP, é possível visualizar como isso mantém os dados extremamente seguros. Além disso, é importante frisar que também se deve contar com a competência de profissionais especializados que atuem na segurança virtual de armazenamento.

Vantagens de contar com um ERP na nuvem

Além da vantagem da segurança fortificada, trabalhar na nuvem tem outros grandes benefícios para empresas de qualquer porte. Vamos ver alguns deles:

Backups automáticos

É possível afirmar que não se perde uma informação que está na nuvem. A hipótese de isso acontecer é praticamente nula, porque pose-se programar diversos backups periódicos, além dos próprios backups que os servidores realizam automaticamente.

Implementação mais rápida

Talvez, essa seja a vantagem mais expressiva do ERP na nuvem, pois ele pode ser instalado em todas as máquinas da sua empresa em algumas horas. No caso das opções de armazenamento no local, esse processo pode demorar semanas. Afinal, será preciso que os técnicos avaliem sua estrutura de TI e façam todas as adaptações necessárias para que o ERP funcione adequadamente.

Além disso, pode ser necessário instalar um sistema de Intranet para conectar todas as máquinas. Somente assim será possível fazer a integração de dados entre elas. No caso da nuvem, todo o intercâmbio de informações será feito por meio da conexão com a Internet, ou seja, bastará que todos os seus computadores tenham acesso à rede sem precisar montar uma infraestrutura interna. 

Dependendo do tamanho do projeto, o seu fornecedor de ERP poderá conseguir instalar todo o ambiente técnico da ferramenta e configurá-lo em até 24 horas. Desse modo, em vez de sofrer com várias paradas de operações para realizar a instalação, sua empresa poderá dedicar mais tempo nas estratégias comerciais que podem ser trazidas pelo novo sistema. 

Também, haverá mais tempo para que sua equipe se adapte à nova solução. Assim, a área de TI poderá gerenciar melhor as alterações e os processos operacionais.

Melhor Inteligência de Negócios

A tecnologia em nuvem permite que você tenha uma capacidade de armazenamento robusta sem que isso implique uma infraestrutura técnica complexa ou equipe de TI grande. Isso é essencial para que sua empresa ganhe mais competitividade no mercado. A cada dia, mais setores investem em Business Intelligence para o setor de vendas e de marketing. Assim, eles podem elaborar estratégias com dados em tempo real para ter uma maior visibilidade da jornada do cliente.

Para isso, será preciso acessar e analisar quantidades massivas de dados a todo o instante. Nesse sentido, o ERP na nuvem tem várias vantagens em comparação ao ERP instalado no local. Primeiramente, essa tecnologia é mais fácil de escalar e, assim, à medida que você conquista mais clientes e tem mais dados para analisar com o BI, será possível incrementar o serviço ao requisitar para o fornecedor da nuvem um espaço maior.

Em outras palavras, não será preciso comprar equipamentos, aguardar a sua entrega, arranjar espaço para os novos servidores, esperar pela instalação e, ainda, contratar mais profissionais de TI para fazer a manutenção da infraestrutura. Em alguns casos, a opção de escalar o serviço pode ser feita em um autosserviço dentro da própria plataforma do ERP, sem que você precise entrar em contato com alguém.

Maior segurança de dados

Proteger um banco de dados não é uma tarefa muito simples, pois as ameaças estão cada vez mais avançadas. Assim, fica muito difícil para um negócio fora do ramo de TI fazer investimentos muito grandes em segurança digital. As melhores ferramentas são caras e exigem um profissional bem especializado para manipulá-las.

Consequentemente, você tem de desviar recursos da sua atividade principal para cuidar de um ponto secundário. Então, quando você armazena seus dados sensíveis em um servidor próprio, correrá mais riscos de sofrer com uma ação maliciosa.

Uma empresa fornecedora de ERP na nuvem, por outro lado, deve focar todos os seus recursos financeiros para criar um ambiente extremamente seguro para seus clientes. Caso contrário, corre o risco de perdê-los e ainda enfrentar problemas legais para indenizá-los diante de um erro. Assim, pode investir nos melhores firewalls, antivírus, robôs etc.

Custos reduzidos

Como não será preciso investir tanto em uma infraestrutura física de TI para implementar um ERP em nuvem, isso trará custos muito mais reduzidos imediatamente. Todavia, os benefícios mais interessantes nesse sentido virão a longo prazo. Por exemplo, um servidor físico precisa de uma equipe de TI dedicada à manutenção dele, da Intranet e outras partes da infraestrutura. A nuvem dispensa que sua empresa tenha esse cuidado.

Na nuvem, quando você faz uma escalada na capacidade de armazenamento, tudo é feito em segundos sem a necessidade de parar as operações do seu negócio. Com servidores físicos, você acumulará o prejuízo da falta de fluxo de caixa e de produção durante a instalação dos equipamentos. 

Manutenção dos dados a longo prazo

A persistência dos dados é muito importante quando se pensa em planejamento estratégico, pois é o histórico que mostra os rumos futuros. Como os sistemas na nuvem crescem a velocidades absurdas, o armazenamento e a manutenção fazem com que nenhuma informação, mesmo que seja muito antiga, seja descartada.

Além da persistência, o armazenamento distribuído geograficamente protege os dados de serem perdidos em acidentes, naturais ou não, que podem ocorrer se o ERP estiver totalmente armazenado em um mesmo local físico. Assim, caso haja algum desastre natural, um acidente ou ação maliciosa no seu negócio, isso não atingirá os seus dados na nuvem e você poderá baixá-los novamente com muita rapidez.

Mesmo assim, várias pessoas temem a instalação da nuvem devido ao receio de os dados serem apagados depois do vencimento da assinatura ou do contrato. Mas isso não ocorre, porque as empresas de nuvem são obrigadas a manter os seus dados armazenados por anos.

Acesso de qualquer lugar

Ter um sistema ERP já é extremamente benéfico, mas, se não é possível acessar as informações em momentos críticos, isso pode não atender à expectativa esperada. Ter o ERP na nuvem derruba muitas barreiras de acesso e, ao mesmo tempo em que tudo está totalmente seguro, os dados estão sempre disponíveis.

Desse modo, em alguns casos, os fornecedores de ERP proporcionam também ferramentas para dispositivos móveis, como os smartphones e os tablets. A nuvem possibilita o acesso remoto a todos os dados permitindo que, mesmo a distância, todos os equipamentos recebam atualizações de informações em tempo real. Isso ajudará o gestor a tomar melhores decisões onde quer que ele esteja.

Esse benefício também traz mais mobilidade para suas equipes e permite que sua empresa experimente novas modalidades de trabalho. Por exemplo, é possível criar equipes em campo sem que elas percam a conexão com fluxos de trabalhos internos. Também, o próprio ERP pode ser usado como uma ferramenta de persuasão na conversão das vendas, pois os vendedores poderão mostrar como o seu negócio conta com processos modernos e fazer relatórios em tempo real com os resultados dele.

Ainda, será possível disponibilizar algumas ferramentas para que seus funcionários possam trabalhar em casa. O regime de home office tem melhorado a produtividade e o bem-estar do trabalhador, além de ajudar a sua empresa a cortar gastos relacionados à manutenção de recursos humanos em ambientes físicos.

Ter um ERP na nuvem é uma nova e instigante tendência para ser seguida. Com todos os benefícios de um ERP em acelerar a produtividade, somados à segurança, integridade e facilidade de acesso aos dados da nuvem, há mais tranquilidade para uma empresa seguir buscando alcançar seus objetivos com sucesso. A Compila desenvolve ERPs e softwares na nuvem de acordo com suas necessidades, permitindo um alto nível de personalização e uma implementação rápida.

Gostou de conhecer os benefícios de um ERP na nuvem? Quer saber como nós podemos ajudá-lo? Então, entre em contato com nossos consultores, eles estão preparados para tirar todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This