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ERP ou CRM: o que é melhor para minha empresa?

A pesquisa de ferramentas tecnológicas que darão agilidade à realização de processos e ajudarão a tomar decisões sempre coloca o gestor diante de uma miríade de opções. Existe no mercado uma grande diversidade de softwares corporativos com finalidades distintas, mas que, dadas as similaridades em aspectos funcionais, dificultam a melhor escolha.

Nesse contexto, ERP e CRM entram na pauta da discussão pois têm como finalidade ajudar a empresa a se se organizar e aumentar a produtividade, mas em áreas diferentes da empresa.

Mostraremos neste artigo o que são e quais as diferenças entre essas ferramentas. Boa leitura!

Definição de ERP e os benefícios de sua implementação

O ERP é um sistema aplicado à gestão de recursos e controle de processos da empresa. Contém ferramentas usadas em quase todas a áreas — do controle de estoque até a administração e vendas. Aumenta a integração entre departamentos e facilita o compartilhamento e atualização de informações.

A adoção de um ERP é altamente recomendada a empresas de qualquer porte e segmento. Suas ferramentas tornam as informações relacionadas aos negócios fáceis de serem encontradas e simplificam a realização de tarefas. Padronizam e automatizam várias atividades, reduzindo assim a possibilidade de erros e desvios no fluxo de sua execução.

Com esses benefícios têm-se um ganho de produtividade, pois a chance de retrabalho é reduzida e a ferramenta proporciona maior rapidez, tanto na execução da produção quanto na realização de tarefas de controle.

Os gestores ganham em poder de decisão, pois passam a se manter mais prontamente informados acerca do estado de seus recursos e do status dos processos.

Ao implantar um ERP melhorias que vão além dos recursos tecnológicos são absorvidas internamente. Muitos procedimentos são revistos, algumas etapas no processo se revelam desnecessárias e surgem diversas oportunidades de se repensar a organização.

Definição do CRM e vantagens de sua adoção

O CRM (costumer relationship management) é utilizado para armazenar os dados do cliente e organizá-los, buscando dar maior produtividade à equipe de vendas. Conta com ferramentas para o gerenciamento da comunicação, automação de campanhas de marketing e análise do comportamento dos clientes.

O uso do CRM é adequado para os setores comercial e marketing. Com ele, as informações para contato são agrupadas, tornando-se mais fáceis de serem encontradas e administradas.

São muito úteis, especialmente quando a comunicação com os consumidores pode se dar em diversos canais diferentes como telefone, e-mail, redes sociais e apps de mensagens, facilitando a gestão e rastreabilidade do envio de informações.

Permitem também que os envios de ofertas e informações sobre produtos aos clientes sejam embasados em seus interesses e por meio dos canais mais apropriados. Assim, a comunicação se torna mais efetiva e a chance de se gerar leads e vendas aumenta consideravelmente.

Como escolher entre ERP e CRM?

ERP e CRM são tecnologias que ajudam muito as empresas a serem mais produtivas e a satisfazer melhor os seus clientes.

O ERP é uma solução mais completa, pois abrange todas as áreas da empresa como finanças, controle de estoque e fluxo de processos e leva uma maior integração entre departamentos. O CRM é indicado para melhorar o relacionamento com os clientes e tornar os processos de marketing, prospecção e vendas mais eficaz.

Ao escolher entre ERP ou CRM o gestor deve considerar as prioridades e o momento da empresa. Para torná-la mais eficiente e organizada, o ERP é a escolha mais indicada. Porém, se a empresa busca maior compreensão do comportamento de seus clientes e melhorar a comunicação com eles, o CRM deve ser considerado.

Esperamos que com as informações apresentadas você esteja mais bem informado e possa realizar a melhor escolha para sua empresa. Gostaria de entender melhor os conceitos relacionados a um ERP e como ele funciona? Baixe o guia definitivo sobre ERP e tire todas as suas dúvidas.

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