logo-light-compila.png

As vantagens de ter um ERP para e-commerce integrado

Os avanços tecnológicos promoveram uma verdadeira revolução no modo com que os empreendedores e gestores conduzem seus negócios. As mudanças foram, em muitos aspectos, endossadas por alterações significativas nas preferências de consumo: o comércio virtual, por exemplo, cresce a cada ano e não dá o menor sinal de que vá enfraquecer. Se você já busca se valer dessa tendência, já avaliou se seu ERP para e-commerce é a solução ideal para o negócio?

Se houve hesitação na sua resposta, não deixe de ler este conteúdo até o final. Neste post, você vai entender um pouco mais sobre os benefícios de possuir um sistema ERP integrado à sua loja virtual. Além disso, também vai conhecer em quais aspectos é possível potencializar sua operação online por meio da tecnologia em gestão. Confira!

Quais são as vantagens do ERP para e-commerce?

Para início de conversa, é válido mencionar que o comércio virtual é altamente promissor. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional estimou, para 2017, um faturamento de R$ 59,9 bilhões — o que significa um crescimento de 12% em comparação com os resultados compilados no ano passado.

Ante a um panorama tão próspero, os empreendedores e gestores estão cada vez mais convictos da necessidade de aproveitar a oportunidade virtual. Para atender à nova demanda de consumo, é preciso adequar processos e rotinas, garantindo que a experiência de compra online seja a melhor possível.

Com o objetivo de automatizar operações e de conferir consistência ao controle gerencial do e-commerce, o ERP desponta como uma solução indispensável à alta performance da sua loja virtual. Mas não basta simplesmente adotar uma solução: é necessário assegurar que o software implantado seja aderente às particularidades do seu negócio, contribuindo para que os resultados sejam cada vez melhores e mais expressivos.

Diante disso, não seria exagero afirmar que os benefícios de um ERP para e-commerce são inúmeros! No aspecto operacional, por exemplo, o sistema permite a automatização de tarefas e minimiza a ocorrência de retrabalhos desnecessários. Na esfera gerencial, por sua vez, o ERP garante transparência nos dados e amplo controle de performance, oferecendo relatórios que endossam a tomada de decisões acertadas.

Como é possível potencializar a operação da loja virtual com um ERP?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as vantagens de contar com um bom ERP no gerenciamento de suas atividades virtuais, chegou a hora de aprofundarmos o assunto: de que forma o sistema pode contribuir para otimizar o seu e-commerce?

Organização de estoque

O estoque é, sem dúvida, uma área estratégica para qualquer negócio — e uma gestão equivocada dos itens pode gerar grandes prejuízos à empresa. Ao contar com um ERP que se integre ao e-commerce, o gestor tem ampla visão dos recursos armazenados e pode tomar decisões mais acertadas a respeito do capital investido.

Emissão de notas fiscais

A impressão de comprovantes de venda é essencial às lojas virtuais da atualidade. Além das implicações legais, é necessário que o seu ERP suporte a emissão automatizada das notas fiscais, reduzindo a burocracia e eliminando a necessidade de redigitar os dados da transação.

E mais: em um sistema integrado, o procedimento está diretamente ligado à baixa no estoque, mantendo-o, portanto, atualizado e organizado.

Relacionamento com clientes

Um ERP integrado ao e-commerce é capaz de armazenar um extenso histórico das preferências de consumo dos clientes virtuais. De posse dessas informações, o gestor pode estruturar, por exemplo, uma sequência de ações de marketing, estimulando o aumento do ticket médio.

Controle de processos

O acompanhamento de toda a cadeia operacional é uma das grandes vantagens do ERP para e-commerce. A solução permite que haja intenso controle de processos e facilita a extração de relatórios estratégicos, utilizando-os para corrigir eventuais desvios e melhorar os indicadores de desempenho.

O tema despertou seu interesse e você deseja saber mais a respeito? Que tal começar por um questionamento bastante frequente: ERP ou CRM, o que é melhor para o seu negócio? Saiba a resposta agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This