Protheus

ERP Protheus e equipe de vendas: como deixá-los mais próximos?

erp-protheus-e-equipe-de-vendas-como-deixalos-mais-proximos.jpeg
Escrito por Compila Soluções

Você já se deparou com o termo ERP enquanto pesquisava por soluções tecnológicas para a gestão de sua empresa? Pois bem, uma ferramenta ERP é considerada não apenas uma solução de TI, mas também um recurso que pode ser integrado às mais variadas estratégias do negócio.

Dentre suas inúmeras funcionalidades, podemos afirmar que um software é capaz de otimizar os resultados e a produtividade da equipe de vendas, tornando seus processos mais práticos e automatizados.

Dado esse contexto, no artigo de hoje falaremos sobre como implementar essa ferramenta em sua empresa. Afinal, você sabe como aproximar ERP Protheus e equipe de vendas?

O que é ERP Protheus?

O nome Protheus é inspirado na entidade da mitologia grega e trata-se de uma rede de softwares do tipo CRM e ERP, pautada na tecnologia By You.

Nos dias atuais, vem sendo desenvolvida pela TOTVS, mas o sistema foi originalmente criado pela Microsiga, que posteriormente compraria a RM, Logocenter e Datasul, para então mudar seu nome para TOTVS, unificando todas as marcas.

Seus processos são bastante diversificados e abrangem a gestão de procedimentos setoriais e administrativos em segmentos como:

  • jurídico;
  • saúde;
  • serviços;
  • agroindústria;
  • varejo;
  • construção;
  • logística;
  • entre outras áreas.

Como integrar ERP Protheus e equipe de vendas?

Treine a equipe para usar o ERP com eficiência

Não existem dúvidas de que um ERP pode trazer grandes benefícios à gestão de sua empresa, correto? Mas, para que seja implementado com eficiência, é preciso que seu uso seja obrigatório por toda a equipe de vendas.

É muito comum que, diante de mudanças de rotina, existam colaboradores que se mostrem resistentes a esse tipo de solução. Sendo assim, de início, você pode investir em treinamentos, dinâmicas e reuniões para demonstrar à equipe como utilizar o ERP.

Dessa forma, os profissionais de vendas aprenderão de acordo com seu ritmo, tirando dúvidas e otimizando sua compreensão do funcionamento da ferramenta. Afinal, se um colaborador não sabe lidar com alguma função do software, pode acabar o abandonando.

Demonstre como o ERP facilita os processos da empresa

Não existe forma melhor de fomentar o engajamento dos vendedores nos treinamentos sobre a utilização do ERP do que mostrando a eles como o sistema torna os processos automatizados, eficientes e seguros.

Mostre à sua equipe de vendas que, com o auxílio de uma solução de TI, aspectos como o índice de falhas humanas e a dificuldade de compreender seus prospects são exponencialmente reduzidos.

Com um passo a passo, mostre que atividades cotidianas se tornarão mais simples por causa da implementação de um software. É muito importante para a empresa que a relação entre ERP Protheus e equipe de vendas seja produtiva e duradoura.

Mantenha uma base de conhecimento para atender às suas dúvidas

O treinamento presencial é indispensável, assim como ter as responsabilidades qualificadas para propagar o conhecimento. Entretanto, é necessário que a equipe tenha informações à sua disposição sempre que precisar, pois isso poupa tempo e recursos.

Não é fácil “decorar” todas as informações em um único treinamento, por isso considere manter uma base de conhecimento em um local que qualquer colaborador tenha fácil acesso, permitindo que ele faça consultas e tire dúvidas com total autonomia.

Além de fazer com que sua equipe de vendas se sinta mais segura, essa prática acaba facilitando o acesso às informações importantes sobre o ERP, o que pode resultar na motivação de seus colaboradores e no aumento dos resultados.

Incentive os funcionários com mais experiência a ajudar os demais

Para finalizarmos o nosso conteúdo sobre como aproximar ERP Protheus e equipe de vendas, não poderíamos deixar de citar a importância que o conceito de equipe tem em todo o processo.

Defina quem serão os responsáveis pelo treinamento após a implementação do software. Os funcionários mais experientes podem ser encarregados de ajudar os demais. Dessa forma, além de promover conhecimento entre a equipe e reciclar os seus recursos, você pode acabar descobrindo verdadeiros líderes entre o time de vendas.

Ainda tem dúvidas sobre como deixar o ERP Protheus e a equipe de vendas mais próximos? Então entre em contato com a gente para que possamos ajudar neste processo!

Sobre o autor

Compila Soluções

Deixar comentário.

Share This