Gestão Empresarial

Escalabilidade: aprenda como conquistar para a sua empresa

escalabilidade-aprenda-como-conquistar-para-a-sua-empresa.jpeg
Escrito por Compila Soluções

A escalabilidade é um índice importante para determinar o potencial de crescimento do seu negócio. Esse termo corresponde à capacidade de elevar o faturamento (receitas) sem aumentar consideravelmente os custos.

Expandir a sua empresa mantendo os gastos sob controle é o sonho de muitos empreendedores, não é? Afinal, imagine poder expandir sua área de atuação geográfica com a manutenção ou, até mesmo, a redução de processos onerosos.

Neste artigo, você vai descobrir como implementar a escalabilidade na sua companhia e aprender dicas importantíssimas para utilizá-la no dia a dia do seu negócio. Confira agora!

Procure a escalabilidade nos seus processos internos

Sua forma de prospecção, o relacionamento com os clientes e os processos administrativos podem ser replicados. Assim que a sua forma de expansão for definida — franquias, licença ou crescimento orgânico —, você pode automatizar e padronizar as suas atividades, aumentando exponencialmente o seu mercado de atuação, sem prejudicar o seu caixa.

O uso de programas gerenciais de Tecnologia da Informação (TI) pode auxiliá-lo a ofertar produtos/serviços com o controle da sua equipe e da sua operação como um todo. A Gestão Eletrônica de Documentos-GED, que facilita o acesso aos documentos da empresa, é uma ferramenta valiosa para a otimização e profissionalização da sua marca.

Agora que você conhece um pouco mais a respeito da escalabilidade, deve estar se perguntando como essa prática pode ser aplicada, de fato, na sua empresa. É por isso que listamos algumas dicas infalíveis para ter sucesso na sua implantação. Acompanhe!

Crie um plano de sucessão de carreira

Você sabe que os colaboradores são verdadeiros tesouros da sua empresa. Portanto, para que o seu negócio possa crescer, é fundamental ensinar os processos da organização a todos os seus funcionários.

Com isso, você pode valorizar profissionais que são mais produtivos, além de preparar sua companhia para situações atípicas que podem ocorrer. Afinal, empreender é sempre estar disposto a correr riscos, não é mesmo?

Automatize os processos manuais

Não há dúvida de que a internet modificou diversos processos humanos. A tradição de assinar papéis, tarefas administrativas que necessitavam de presença física de gestores, dentre outras atividades, foram otimizadas com a tecnologia.

Por isso, invista no uso de softwares capazes de aperfeiçoar ainda mais os seus procedimentos, para que também seja mais fácil replicá-los.

Pesquise os processos da concorrência

Um concorrente pode mostrar práticas interessantes, sejam elas vitoriosas ou que geraram prejuízos. A realização do benchmarking — comparação de práticas empresariais — pode visualizar os processos que ajudam o seu negócio a ganhar escalabilidade.

Lembre-se de é bem melhor aprender com os erros de terceiros do que com os próprios.

Acompanhe indicadores

É importante aumentar o faturamento, mas monitorar esses resultados é uma prática indispensável. O uso de relatórios gerenciais e de planilhas, por exemplo, ajuda bastante a visualizar as medidas que devem ser tomadas para resolver algum impasse que coloca a sua escalabilidade em risco.

Siga as dicas que apresentamos aqui e comprove como é possível alavancar o seu negócio sem abrir mão do controle de custos, fator vital à manutenção da sua empresa.

Gostou do nosso post? Você já sabia da importância da escalabilidade? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências com a gente!

Sobre o autor

Compila Soluções

Deixar comentário.

Share This