logo-light-compila.png

Como usar ERP para melhorar a experiência dos clientes na empresa?

A experiência dos clientes é uma das peças mais importantes de qualquer negócio, afinal, ter um bom relacionamento com eles é fundamental para ter bons resultados no competitivo mercado brasileiro. Além disso, é bem mais fácil manter os consumidores já existentes que realizar a prospecção de novos.

Você sabia que um software Enterprise Resource Planning (ERP) pode contribuir e melhorar o relacionamento com os seus clientes? Pois bem! As funcionalidades desse programa abrangem não somente o campo gerencial e administrativo, mas de todas as frentes de atuação do seu empreendimento.

Neste post, vamos demonstrar como um ERP pode ajudar a melhorar a experiência dos clientes, o que também aumenta a performance do seu negócio. Continue a leitura para descobrir onde exatamente um sistema de gestão pode auxiliar a monitorar e melhorar o contato com os seus consumidores. Confira agora!

Qual a relação entre o estoque e o grau de satisfação dos meus clientes?

Essa pergunta é bem importante. Vamos imaginar uma situação em que uma venda foi efetuada para um novo cliente. Com isso, só falta a postagem do produto pela empresa ao destinatário. Mas eis que surge um grande problema: não existe mais essa mercadoria no estoque do empreendimento. Pior, caso um novo contato seja feito com o fornecedor, o prazo se estenderia muito mais.

Esse impasse revela o problema de muitas organizações: a falta de controle do estoque. É provável que o cliente fique desmotivado e insatisfeito com o serviço prestado pela empresa, dificultando uma possível compra no futuro. Em um caso como esse, o ERP pode ser decisivo para a maximização de oportunidades, além de permitir a melhoria da experiência dos clientes com a empresa.

Otimização é a palavra-chave em todas as companhias que querem potencializar os seus negócios sem abrir mão de um relacionamento duradouro com os seus clientes. Pense nisso!

Como a organização de dados no ERP melhora o relacionamento com os clientes?

É preciso que a sua empresa saiba realizar o monitoramento comportamental dos seus consumidores. O ERP é um software que reúne todas as informações dos mais variados departamentos em um mesmo programa, permitindo uma visão global do empreendimento. Assim, as potencialidades e fraquezas da empresa podem ser detectadas com maior facilidade, o que permite mais agilidade na tomada de decisões estratégicas.

A marca que quer alcançar resultados excepcionais com os seus clientes deve saber maximizar as funcionalidades do seu ERP. Os diversos módulos do software verificam todos os históricos de ligação do cliente com a empresa. Assim, é possível que atitudes sejam tomadas para melhorar e intensificar esse contato.

Tem dúvidas de como isso é possível? Confira logo abaixo os tópicos principais que podem aumentar o grau de satisfação do negócio com o uso de um bom ERP.

  • automatização dos processos internos;
  • melhor controle do estoque;
  • consulta ao histórico de preferência e compra dos seus clientes.

Todos esses pontos podem ser obtidos no programa de gestão. Com isso, as chances de elevar a experiência dos clientes tornam-se maiores. O ERP é utilizado pelas mais diversas empresas, independentemente do seu tamanho ou mercado de atuação.

Se você ainda tem dúvidas de como decidir qual o software mais adequado ao seu empreendimento, não tenha medo de contratar uma consultoria especializada.

A atuação de profissionais com conhecimento nos programas de gestão diminuem as chances de seu software ser ineficiente em relação às suas necessidades ou muito oneroso. Afinal, é bem melhor errar no papel que na realidade.

Como um software auxilia na gestão de vendas?

Essa dúvida é bastante comum entre os empreendedores que ainda não fazem o uso de programas de gestão. Vamos lá! Administração é tudo hoje em dia, não é verdade? Seja qual for o segmento de atuação, é preciso ter uma boa análise e, principalmente, conhecimento de todos os fatores correlacionados à atividade de uma empresa.

É nesse ponto de otimização e de análise das variáveis que impactam o dia a dia de um negócio que o ERP faz a diferença. O velho hábito de escrever as vendas, contas a receber e as despesas em folhas ou cadernetas ficou no passado. Atualmente, um software de gestão é capaz de gerenciar tudo isso e muito mais.

Vender é a finalidade de muitas empresas. Seja pela oferta de prestação de serviços ou pela venda de mercadorias, os comerciantes tentam maximizar as suas receitas. Isso se torna mais fácil e produtivo quando uma ferramenta intuitiva e profissional atua de maneira simultânea aos processos gerenciais.

Como um ERP otimiza e monitora a experiência dos clientes?

A análise do ticket médio de compra, as preferências, as buscas por novos produtos e a vinculação da ficha cadastral ao ERP possibilitam compreender todos os anseios dos consumidores. A colheita desses dados é preponderante para que seja determinada como será abordagem futura desse cliente.

Por exemplo, vamos supôr que consumidor realizou uma compra de uma roupa para utilizar no verão em uma determinada loja multimarca. No inverno, é possível que essa empresa entre em contato com o comprador das mais variadas formas possíveis a fim de oferecer novos produtos.

Essa lógica se aplica também à definição de estratégias de fidelização. Diversas companhias oferecem bônus ou brindes para clientes que fazem compras regularmente. Proatividade é a palavra-chave para aumentar as vendas em paralelo ao crescimento do grau de satisfação com o negócio.

Fidelizar clientes gera um relacionamento a longo prazo, aumentando a performance e as vendas do seu negócio. Vender é muito bom, mas é preciso que a experiência de compra seja agradável e proveitosa. Os dados dos clientes são moedas valiosas para o seu empreendimento. Afinal, se a sua marca atende mal o seu consumidor, irá fazer uma propaganda espontânea para a sua concorrência.

Todos os setores de uma empresa interligados por um ERP tornam-se mais profissionais e ágeis. Sempre procure surpreender e melhorar a experiência dos clientes com a sua marca. Cliente satisfeito é fiel por muitos anos. Pense nisso!

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Como dissemos anteriormente, é fundamental realizar muitas vendas para qualquer que seja o empreendimento. Nessa perspectiva, visite o nosso artigo para fazer com que a sua loja física venda mais. Não perca tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This