logo-light-compila.png

O que é um fluxo de caixa?

Gerir um negócio nem sempre é uma tarefa fácil. A gestão pode exigir do empreendedor destreza para lidar com diferentes áreas, sempre no intuito de tirar o melhor proveito de seu negócio e lidar com várias questões que surgem durante a atividade de sua empresa, como o fluxo de caixa.

Dentre as principais habilidades exigidas para uma boa gestão, saber administrar os recursos financeiros que se dispõe para operar pode ser considerada a mais importante. A boa administração influenciará em decisões nos mais variados setores da empresa, como o de compras (o que e quanto comprar), vendas (formas de pagamento, prazos e parcelas praticadas), pagamentos etc.

Uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar o gestor diante dessas circunstâncias é o controle do fluxo de caixa. Mas você sabe o que é fluxo de caixa? Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre o assunto!

O que é fluxo de caixa?

Ele é um relatório cuja finalidade é registrar todas as entradas e saídas de recursos financeiros de um dado período de tempo na empresa — como, por exemplo, valores recebidos de clientes, rendimentos de aplicações financeiras, pagamentos a fornecedores, pagamentos de taxas bancárias, pagamentos de financiamentos, impostos quitados, dentre outros.

O fluxo de caixa pode ser descontado — quando se estipula no presente o valor de um fluxo de caixa que a empresa terá no futuro, aplicando-se uma taxa de desconto — ou livre. De modo geral, ele representa o valor disponível considerando-se as necessidades de capital de giro e os investimentos.

Como ele pode ajudar a sua empresa?

O fluxo de caixa é importante para ajudar o gestor a ter uma ideia mais definida sobre qual a soma dos recursos que entram na empresa e sua origem, bem como qual o direcionamento dado a eles.

O fluxo de caixa também é útil para visualizar se a empresa dispõe de valor em caixa para quitar os pagamentos programados para períodos futuros, bem como se é possível a criação de novos compromissos.

A análise de seu relatório poderá dizer se é necessário ou não a empresa contratar capital de giro em instituições financeiras. Em alguns casos, isso é imprescindível ao negócio, mas, em outros, pode trazer grandes prejuízos devido às altas taxas de juros praticadas pelo mercado para essa modalidade de empréstimo.

Empresas que trabalham com determinados produtos podem ter o fornecimento suspenso em caso de atraso no pagamento, o que pode comprometer todo o processo produtivo e de vendas, causando grandes prejuízos. Um controle de fluxo de caixa pode ajudar a evitar situações desastrosas como essas.

Como fazer o controle do fluxo de caixa?

Ao se fazer um controle do fluxo de caixa, é importante que os dados sejam alimentados constantemente e a análise da planilha seja feita de forma periódica, de acordo com a necessidade da empresa

É interessante utilizar ferramentas que possibilitem uma fácil e adequada leitura das informações nelas registradas, seja em planilhas ou softwares mais específicos. A ferramenta usada deverá estar alinhada com o perfil da empresa, pois a relevância está no tratamento da informação e como ela será apresentada àqueles que a usarão para fazer a tomada de decisão.

É necessário que todas as entradas e saídas sejam lançadas, para que se tenha um registro verdadeiro da situação da empresa em um dado período. Caso contrário, o resultado poderá demonstrar uma realidade não condizente com a conjuntura da organização.

O fluxo de caixa é uma ferramenta importante para melhor controle financeiro de qualquer empresa, fornecendo informações que servirão como base para a tomada de decisões. Além disso, ele permite um maior domínio dos recursos disponíveis no negócio.

E então, você ainda tem alguma dúvida sobre o que é fluxo de caixa? Deixe seu comentário!

 

2 respostas

  1. Gostei do pequeno post sobre fluxo de caixa porque preciso deste tipo de conhecimento para avançar na gestão da minha pequena empresa em fase de constituição. Quero aprofundar conhecimentos na área de gestão de negócios porque ja tenho pequenos negócios, mas sinto que preciso de orientacao tecnica de gestao. Sou Licenciado em Línguas & Administração, trabalho como Técnico de Ambiente, Saúde & Segurança no trabalho, mas quero crescer mais na área de gestão financeira e não só. Podem contactar-me através do meu e-mailmabaixo:

    1. Olá,

      Muito obrigado pelo comentário! Isso mesmo, fluxo de caixa é o calcanhar de aquiles de muitos negócios, é um assunto desprezado por muitos empresários, o que leva varias empresas a fecharem suas portas antes mesmo de começarem.
      Não importa o tamanho do negócio, um fluxo de caixa bem definido faz toda a diferença.
      Você esta no caminho certo, buscar conhecimento é fundamental, se pudermos ajudar em mais algumas coisa é só entrar em contato
      Obrigado e Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This