logo-light-compila.png

Saiba como fazer uma gestão de custos eficiente

A gestão de custos é uma das técnicas de gestão e administração mais importantes dentro de uma empresa.

Apesar da sua relevância, muitos empresários simplesmente ignoram ou negligenciam essa etapa do planejamento e gestão de um negócio.

Os riscos causados pela falta desse processo são enormes! Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo contendo informações valiosas para que você possa fazer uma gestão de custos eficiente em sua empresa. Confira!

O que é Gestão de Custos?

Inicialmente, vamos mostrar o conceito desse processo. Resumidamente, é a administração inteligente dos custos existentes em uma empresa.

Todo negócio em operação conta com esse tipo de gasto, o que diferencia aqueles que têm sucesso ou não é justamente a gestão deles.

Uma Gestão de Custos eficiente permite que o gestor identifique oportunidades de investimentos, possibilite o aumento do lucro, forneça informações importantes para que ele possa tomar decisões estratégicas mais consciente, além de proporcionar mais segurança nas operações da empresa.

Por outro lado, não fazer este controle é o mesmo que andar no escuro. E, não se engane, a negligência dos custos de uma empresa é muito comum.

Não é pequeno o número de gestores e administradores que se preocupam apenas com o valor final do produto, e não têm a menor ideia dos custos incorridos no percusso da produção.

Contabilidade, gestão de custos e gestão financeira

Podemos dividir a gestão de custos eficiente em três etapas básicas, a primeira, contabilidade de custos, é aquela na qual são feitas as pesquisas e os levantamentos de todos esses gastos.

A próxima etapa, é a efetiva gestão de custos, onde tudo é colocado em uma planilha e as decisões estratégicas são tomadas com base no banco de dados fornecidos pela contabilidade no passo anterior.

O próximo passo é entender como isso afeta as finanças e a lucratividade do seu negócio, além de ser o ponto no qual decisões importantes são tomadas, aqui estamos tratando da gestão financeira.

Análise SWOT

A Análise de SWOT é uma ferramenta administrativa, que também pode ser utilizada na Gestão de Custos.

O termo é a abreviação das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats que traduzidas para o português significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Basicamente, a análise SWOT é um processo de gestão e administração que visa estudar como um custo, se melhor trabalhado e gerenciado, pode se transformar em uma oportunidade para melhorar o seu negócio e proporcionar aumentos em sua lucratividade.

Com essas análises é possível traças metas e escolher os melhores caminhos a percorrer. No entanto, não existe fórmula mágica. A gestão de custos é um trabalho árduo mas que pode trazer resultados incríveis caso seja feita de forma correta.

Os erros mais comuns

Agora que você entendeu a importância da gestão de custos e os passos básicos para começar a implantá-la em seu negócio, precisamos mostrar os erros existentes neste processo que são cometidos pela maioria dos gestores.

O primeiro erro mais comum é a falta de conhecimento dos custos envolvidos na produção ou venda de um produto e na prestação de serviços.

Como dissemos, muitos empresários se preocupam apenas com o preço final ou no corte de custos e não dão a devida importância ao processo inicial, onde ocorreram os a maioria dos gastos

Uma questão mais avançada, mas que também é um erro muito comum, é a gestão e manutenção do estoque.

Enquanto um produto permanece parado no estoque, ele perde o valor — em termos técnicos: deprecia — esse valor “perdido” também deve ser considerado um custo para a empresa, e assim como os outros deve ser bem administrado.

Outro grande erro cometido pelos gestores no momento de administrar os custos de um negócio é tentar fazer tudo de forma manual, sem o auxílio de um sistema de gestão.

Atualmente, existem softwares que podem auxiliar nesses processos. Além de facilitar toda a operação — podendo utilizar informações na nuvem — eles geram informações mais confiáveis e acertadas, características essenciais que as informações da sua gestão de custos deve possuir.

Gostou deste artigo sobre como ter uma gestão de custos eficiente? Deixe um comentário contando a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This