logo-light-compila.png

Como fazer gestão de pessoal com Protheus e sistemas ERP?

Uma das maneiras mais eficientes de aumentar a produtividade e melhorar o desempenho de uma área é usando um sistema ERP. Isso não é diferente para o time de Recursos Humanos, que pode se valer do Protheus RH para otimizar a gestão de pessoal.

Essa ferramenta é um dos módulos do ERP oferecido pela TOTVS e direcionado às necessidades do RH. Quando adotado, ele garante que os procedimentos da área — como recrutamento e seleção, treinamento, folha de pagamento e ponto eletrônico — ocorram de forma integrada e eficiente.

Ao realizarem a gestão de pessoal com Protheus, as empresas têm acesso a um conjunto de funcionalidades e indicadores que facilitam a atuação de todo o time. Além disso, a ferramenta é integrada ao ERP Protheus, permitindo que dados sejam consultados entre os demais times.

Neste artigo, apresentamos como o Protheus RH pode ser usado para facilitar a gestão de pessoal e garantir melhores resultados ao seu negócio. Continue a leitura e aproveite!

O que é o Protheus RH?

O Protheus RH é um módulo do software ERP da TOTVS direcionado à gestão de pessoas e processos estratégicos da área de Recursos Humanos. Assim, a solução apresenta um sistema robusto e personalizado para atender às demandas que essas equipes apresentam.

O ERP Protheus pode ser utilizado por empresas de todos os segmentos do mercado, independentemente de tamanho ou porte. Cada um de seus módulos, inclusive o Protheus RH, é desenvolvido para satisfazer a necessidades específicas da gestão de um negócio, garantindo facilidade, integração e flexibilidade ao processo.

Sendo atualizado com frequência, o Protheus RH apresenta total aderência aos aspectos fiscais e trabalhistas do mercado, fazendo com que o negócio esteja sempre dentro da lei e não tenha problemas com a fiscalização. Além disso, a ferramenta permite a emissão de relatórios e consulta a informações que facilitam o trabalho de todos os profissionais da equipe.

Quais são suas funcionalidades?

Como falamos, o Protheus RH oferece um conjunto de funcionalidades para que todo o time de RH possa usar a ferramenta em suas atividades. Abaixo, descrevemos melhor cada uma delas. Confira!

Gestão de pessoal

O módulo permite que os profissionais do RH façam a gestão de pessoal de forma minuciosa e precisa, uma vez que oferece um ambiente de controle de atividades como:

  • folha de pagamento;
  • tributos e incidentes;
  • férias;
  • rescisões;
  • bônus;
  • descontos.

O sistema automatiza cálculos e até mesmo o preenchimento de algumas informações, como o percentual de tributos específicos. Assim, é possível evitar erros manuais e retrabalhos.

Medicina e Segurança do Trabalho

Dada a importância do assunto, o Protheus RH oferece um ambiente para que as informações de medicina e Segurança do Trabalho sejam controladas e gerenciadas. O sistema garante que os dados sejam ligados à legislação nacional e indica quando há algum risco para a integridade dos colaboradores.

Ponto eletrônico

Ao realizar a gestão de pessoal com Protheus, a empresa automatiza o controle das entradas e saídas dos profissionais, uma vez que o ponto se torna eletrônico. O sistema pode ser integrado aos fabricantes do mercado, assim os dados são coletados e armazenados para uso da equipe.

A integração também pode incluir o processo de folha de pagamento, permitindo cálculos automatizados no processo. Isso evita erros, além de facilitar a gestão e o trabalho do time.

Recrutamento e seleção

Outra funcionalidade oferecida pelo Protheus RH é voltada para o processo de recrutamento e seleção do time. Neste ambiente, é possível criar um banco de talentos com os currículos recebidos pela empresa, desenvolver diferentes processos de contratação e realizar seu acompanhamento, bem como a criação de um portal para candidatos.

Cargos e salários

O Protheus RH permite que sejam criados perfis dos colaboradores, o que facilita a consulta de informações como cargos e salários. O sistema ainda favorece o planejamento salarial, oferecendo um panorama desse indicador entre áreas e times.

Avaliação de pesquisa e desempenho

A elaboração de pesquisas de satisfação, bem como a aplicação dos testes de avaliação, facilita a gestão de desenvolvimento dos colaboradores. O módulo oferece diversos formatos e modelos para que essas práticas sejam realizadas, aumentando o interesse dos colaboradores e a eficiência do processo.

Treinamento e desenvolvimento

Consideradas as práticas de maior importância para o bom desempenho do setor de Recursos Humanos, o treinamento e o desenvolvimento recebem um ambiente dedicado dentro do Protheus RH. Nele, o profissional pode planejar, executar e avaliar essas atividades.

O ambiente permite que as práticas sejam conduzidas de forma digital pelos colaboradores. Isso aumenta o alcance do projeto, bem como reduz os custos da empresa com treinamentos físicos.

RH online

O módulo de gestão de pessoal com Protheus também possibilita ao time criar um ambiente digital para que os colaboradores da equipe possam interagir com a área, facilitando a comunicação entre eles. Assim, é possível disponibilizar informações, anúncios e documentos aos usuários, evitando que eles precisem ir até a equipe para fazer suas solicitações.

Processos trabalhistas

Muitas vezes, o RH precisa lidar com questões jurídicas relacionadas a processos trabalhistas movidos por colaboradores atuais ou ex-funcionários. Essa prática se torna mais simples com a ajuda do Protheus RH, que oferece um ambiente de controle e acompanhamento de tais informações.

Arquitetura organizacional

Por fim, o Protheus RH permite que o time desenvolva e controle a arquitetura organizacional do negócio, ou seja, o formato que as estruturas e hierarquias assumem. Essa visualização facilita a gestão e os processos de tomada de decisão.

Quais indicadores o software apresenta?

Para que o RH possa tomar decisões estratégicas em conformidade com o negócio, é preciso que tenha informações imprescindíveis sobre o perfil profissional da empresa. Baseando-se nos dados providos pelo Protheus RH, fica mais prático monitorar indicadores como:

  • absenteísmo;
  • ociosidade;
  • turnover;
  • afastamentos e licenças;
  • quantidade de horas extras;
  • acidentes de trabalho;
  • produtividade;
  • satisfação interna;
  • retorno sobre investimento;
  • aproveitamento dos treinamentos;
  • retrabalho.

Com esse levantamento, há a possibilidade de fortalecer os melhores pontos, verificar o que não está dando certo e, assim, gerar um bom ambiente de trabalho para todos. Há centenas de métricas que podem ser utilizadas, porém é importante que haja uma customização levando em conta as demandas de cada instituição.

O Protheus RH disponibiliza uma aba de relatórios em cada ambiente do módulo. Assim, é possível avaliar os dados e identificar indicadores para a área de trabalho, o que agiliza seu processo de tomada de decisão.

Além disso, os relatórios são totalmente personalizáveis, portanto os profissionais têm a possibilidade de realizar diferentes combinações e análises dos dados. Eles também podem acessar informações mais completas sobre o negócio.

Como fazer a gestão de pessoal com Protheus RH?

Fica evidente que o Protheus RH é uma ferramenta muito interessante para a gestão de pessoal, já que oferece um conjunto robusto de funcionalidades que facilitam os processos e as atividades do time de RH.

Com o sistema ERP TOTVS personalizado segundo a demanda da empresa, é viável reunir e integrar todas as referências pertinentes ao RH em tempo real. As informações ficam centralizadas e refletem informes sobre a situação do negócio, o que facilita na hora de tomar as providências necessárias.

Entretanto, para que o módulo seja aproveitado da melhor maneira, é importante que a empresa busque pela ajuda de uma parceira especializada na ferramenta. Assim, o ERP é implementado e personalizado de forma eficiente, considerando as reais necessidades da companhia e de sua equipe.

Esse parceiro também oferece treinamentos para os colaboradores que vão fazer uso da ferramenta. Como resultado, a equipe de RH aprende como utilizar cada funcionalidade rapidamente, o que diminui o tempo de adaptação e elimina qualquer relutância em aderir à solução.

Por fim, o parceiro funciona como um consultor do negócio, que pode ser usado para instalar as atualizações do software, tirar dúvidas e aplicar novos treinamentos sempre que for necessário.

Como o sistema otimiza o processo de recrutamento e seleção?

Normalmente, uma área tradicional de recrutamento e seleção apresenta pilhas de currículos, testes feitos por candidatos e avaliações de todas as etapas dos processos seletivos, entre outros documentos espalhados pelos colaboradores. Além de gerar muito papel, isso exige um trabalho manual bem grande.

Com a adesão ao Protheus, é possível conduzir todo o gerenciamento de forma digital e automatizada — desde o controle de headcount, o planejamento de pessoal, a abertura das vagas e a análise dos currículos recebidos até o processo admissional do candidato selecionado.

Veja alguns controles permitidos:

  • monitoramento das vagas abertas e fechadas;
  • definição dos cargos;
  • admissão (documentos necessários, ASO);
  • portal do candidato;
  • etapas do processo de seleção;
  • banco de dados dos talentos.

Dessa forma, o sistema Protheus RH otimiza todo o trabalho do time de recrutamento e seleção. Seus membros não precisam lidar com um número absurdo de documentos, bem como podem se dedicar a questões mais estratégicas do processo, uma vez que as etapas são automatizadas.

Depois de todas essas informações, fica claro que adquirir um sistema ERP na empresa significa ter uma gestão de pessoal mais eficaz e com um menor índice de erros. Todos os processos podem ser automatizados e implementados com o Protheus RH, criado exclusivamente para as necessidades do time.

Entretanto, é importante reforçar a necessidade de treinar os colaboradores que serão os responsáveis por operar o sistema, para que ele seja inteiramente aproveitado e traga o retorno esperado. Isso também impede frustrações e desistências de uso por parte do time.

Sem contar que a contratação de uma consultoria confiável é crucial para ter todo o suporte necessário quanto a questões como implementação, atualizações, suporte, treinamentos e migrações. Essa empresa atua como um parceiro, garantindo que o negócio prospere com o uso do ERP.

Depois de conhecer os benefícios de fazer a gestão de pessoal com Protheus RH, você acredita que é o momento de investir nessa ferramenta em seu negócio? Entre em contato conosco, pois podemos ajudar nesse processo!

1 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This