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ROI em gestão de pessoas: por que é importante e como calcular?

Se você está sempre procurando formas de melhorar a gestão da sua empresa, já deve estar familiarizado com o conceito de Retorno Sobre Investimento, ou Return On Investiment (ROI). Esse cálculo financeiro ajuda o administrador a tomar decisões baseando-se em previsões de retorno e a analisar os resultados obtidos em seus investimentos.

O fator humano, porém, é difícil de mensurar. O ROI em gestão de pessoas precisa ser pensado à parte em uma empresa, mas sua importância é das maiores possíveis. Confira este artigo para entender como fazer o cálculo na sua empresa e as vantagens que ele pode trazer para a sua gestão.

Compreendendo o ROI

O ROI serve para te ajudar a avaliar suas escolhas enquanto administrador. Mesmo quem não conhece as pesquisas em gestão empresarial faz uso desse método, mas de forma intuitiva — e algumas vezes chegando a resultados equivocados.

Para saber se o investimento em uma máquina, produto, software, meio de transporte ou estratégia de marketing, por exemplo, vale a pena, o que se faz é subtrair as despesas que você teve da receita que ela gerou e dividir esse número pela própria despesa. A fórmula fica assim:

ROI = (Receita – Despesa) / Despesa

O resultado será decimal — para chegar a uma porcentagem, basta multiplicá-lo por 100. As despesas relacionadas ao investimento são, geralmente, óbvias. A receita pode ser estimada, caso o investimento seja uma possibilidade, ou observada na diferença da receita antes e após sua aplicação, caso ele já tenha ocorrido.

Quantificando identidades

Pessoas são complexas, multifatoriais e imprevisíveis — ainda bem! Isso as torna muito mais interessantes e capazes de nos impressionar. Seria possível, então, tomar decisões de RH com base em dados quantitativos? Sim!

O ROI de gestão de pessoas vai depender da forma como se mede a produtividade e das despesas de RH específicas do setor de atuação da sua empresa. Você pode analisar se um treinamento dado aos empregados fez alguma diferença no seu rendimento, por exemplo, ou ver se uma bonificação teve efeito estimulador no trabalho.

Observando o todo — ELTV

O Employee Lifetime Value (ELTV) pode ser livremente traduzido como “valor do trabalhador durante o tempo de serviço” e nada mais é que um diagnóstico de longo prazo do ROI em gestão de pessoas.

Seu diferencial é não examinar eventos isolados, pensando os pontos-chave da relação empresa / empregado, nos quais propõe intervenções que podem aumentar em muito o ROI dos funcionários. O ELTV entende que existem 4 marcos consecutivos nessa relação:

  1. O início, quando o investimento foi feito e nenhum retorno obtido, aumentando gradativamente até

  2. a contribuição plena, quando o funcionário atinge as expectativas de produtividade e tende a se manter assim por um bom período de tempo;

  3. A decisão de sair, quando, estatisticamente falando, seu rendimento deve cair até o rendimento zero no seu

  4. último dia.

Aumentando o ROI com o ELTV

Os estudiosos do ELTV propõem algumas estratégias para diminuir o período de início e maximizar a contribuição plena, tanto em tempo de duração quanto em produtividade:

Treinamento (onboarding)

Focar no processo de adaptação de novos empregados às atividades e ao ambiente da empresa pode gerar sentimento de lealdade e encurtar o período de adaptação.

Seleção e recrutamento

Todo empregado em potencial é um investimento, até aqueles que não são contratados. Ser claro sobre suas expectativas e oportunidades que tem a oferecer enquanto realiza um processo de seleção criterioso pode fazer a diferença entre uma boa e uma má escolha.

Capacitação de liderança

oportunidades de crescimento e contribua para o aprendizado do seu funcionário. Ele ficará mais produtivo e se sentirá motivado na empresa por mais tempo.

Gestão e cultura organizacional

Invista na identidade cultural da sua empresa e procure mecanismos e estratégias para uma gestão clara e eficiente. Você atrairá funcionários que se encaixam melhor no seu perfil e tenderão à se adaptar ao seu jeito de fazer.

Essas são algumas diretrizes para o ROI em gestão de pessoas. Mas não se esqueça que seres humanos são únicos e uma boa parte do que funciona para a sua empresa você terá que descobrir sozinho.

Se você gostou das dicas e já tem algumas ideias, compartilhe-as, deixando seu comentário no post!

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