logo-light-compila.png

4 maneiras em que o ERP auxilia na gestão de pessoas

A visão dos gestores mudou drasticamente nos últimos anos, e as pessoas passaram a ser consideradas um diferencial para o negócio. O avanço das tecnologias demonstra bem isso. A cada ano, ferramentas mais elaboradas, como ERP para a gestão de pessoas, vêm sendo desenvolvidas para atender melhor as necessidades do setor de Recursos Humanos.

Enquanto muitas empresas utilizam um sistema de informação baseado apenas em registros dos colaboradores, outras vão além e se aprofundam em sistemas de gestão de talentos com cruzamento de dados.

Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) para a gestão de pessoas pode ajudar as empresas a atrair, reter e desenvolver profissionais, visando a um benefício mútuo para ambas as partes.

Pensando nisso, listamos abaixo as principais vantagens de se usar essa tecnologia. Venha conhecer!

1. Contração de profissionais alinhados com o objetivo do cargo

Para poder desenvolver e gerir talentos na empresa, antes é preciso contratar profissionais de alta qualidade. O ERP na gestão de pessoas pode auxiliar o processo de recrutamento e seleção, cruzando informações entre o cargo e as habilidades, competências, conhecimentos e experiências de cada candidato para apontar a escolha mais adequada de forma automatizada.

2. Programa de desenvolvimento em sintonia com a necessidade do profissional

Sistemas de ERP são muito úteis para planejar, aplicar e monitorar programas de treinamento nas empresas. De acordo com os resultados dos colaboradores, o sistema ajuda a identificar as barreiras que estão impedindo o melhor desempenho de cada profissional e do grupo.

Dessa forma, a empresa aplica processos de aprendizagem com maior foco na solução de problemas e acompanha a evolução dos profissionais. Todos saem ganhando. Os colaboradores ficam cada vez mais capacitados na profissão enquanto a empresa se beneficia com melhores resultados.

3. Melhores avaliações de desempenho individual e coletivo

A maioria dos gestores ainda possui o hábito de se reunir semanal, mensal e anualmente para apresentar e discutir resultados individuais e coletivos. Mas, hoje, há um consenso de que o próprio processo de gestão de desempenho precisa ser melhorado.

Nos últimos anos, muitas empresas abandonaram esse processo de avaliação para que seja aplicado um modelo mais eficiente e orientado para o coaching. Esse novo método se desenrola de forma mais eficiente com um sistema de ERP na gestão de pessoas, já que oferece recursos e ferramentas para uma análise mais precisa e objetiva.

4. Sistema de reconhecimento e recompensas por resultados

Todos sabemos que ter os esforços reconhecidos possuem o mesmo peso que todas as recompensas existentes em um processo motivacional. No entanto, em muitas organizações, não existe uma forma de reconhecimento pelos méritos dos colaboradores, e as recompensas se resumem às comissões pelas vendas realizadas.

Pior, tudo é registrado em planilhas, reduzindo a confiabilidades dos dados e aumentando os riscos de perdas. Por outro lado, ao contar com um sistema de ERP na gestão de pessoas, o gestor pode contribuir para que a empresa conheça mais profundamente cada colaborador.

O sistema oferece módulos de gerenciamento de talentos que automatizam os processos de reconhecimento e compensação dos colaboradores, liberando mais tempo para o gestor focar nas análises e na gestão estratégica dos profissionais.

Além de reduzir o trabalho manual e possíveis erros, o sistema melhora a visão dos gestores com relação aos bônus e a outras recompensas pagas, aumentando a motivação dos colaboradores.

De maneira geral, um sistema de ERP na gestão de pessoas será fundamental para a empresa otimizar os processos no setor de RH, reduzir o número de tarefas manuais e tomar decisões estratégicas mais precisas.

E você, como faz a gestão de pessoas na sua empresa? Conta para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This