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5 questões fundamentais para definir uma gestão estratégica de TI

O planejamento estratégico é essencial para traçar um caminho de sucesso para garantir a presença da empresa no mercado de trabalho e conseguir um meio de se destacar perante seus concorrentes. Diante disto, a gestão estratégica de TI das empresas assume papel fundamental para garantir que os recursos financeiros e humanos sejam destinados às áreas e projetos onde terão maior retorno monetário para as empresas.

O gestor responsável deve ficar atento a todo fator que possa impactar os resultados e tomar as medidas necessárias para corrigir eventuais desvios que possam acontecer ao longo da execução do plano inicialmente traçado, principalmente aqueles fatores relacionados aos custos que normalmente são os maiores impeditivos. Existem diversos meios de gerenciar os custos da empresa e alguns outros fatores também podem impactar os resultados desejados:

Atitudes essenciais para uma boa gestão estratégica de TI

Entender a necessidade do seu público-alvo

Todo e qualquer sistema é voltado para resolver um problema que alguém ou um grupo de pessoas está enfrentando. É fundamental entender qual o problema do mercado no qual a empresa está inserida para decidir a melhor abordagem para combatê-lo e quais são as reais expectativas desses usuários ou organizações.

Da mesma forma, a qualidade dos serviços prestados deve ser monitorada para garantir que esteja sempre dentro do nível aceitável e pré-determinado, os prazos devem ser respeitados e acordos mantidos com seus clientes e parceiros. A qualidade é fator fundamental para manter os clientes satisfeitos e facilitar futuras renovações contratuais.

Traçar o plano para alcançar o objetivo final

Para que um projeto seja bem sucedido, é importante realizar um planejamento prévio para determinar sua viabilidade técnica e financeira. Não planejar os custos do projeto e nem projetar quando será o retorno do investimento é um erro grave. Durante o planejamento o escopo macro será entendido, os riscos serão identificados, requisitos técnicos serão avaliados e os passos para o sucesso serão traçados. Com um planejamento adequado, a empresa terá maior chances de alcançar o objetivo final dentro do prazo e custos imaginados.

Capacitar seus colaboradores

A capacidade técnica das pessoas é fator determinante de sucesso do projeto e está diretamente relacionada a inovação. O treinamento e capacitação de profissionais demonstra consciência da empresa em saber que aquelas pessoas são seu recurso mais valioso. É fundamental garantir que seus profissionais tornem-se especialistas e não tenham conhecimento restrito a poucas ferramentas de mercado, garantindo a qualidade da prestação dos serviços e permitindo a melhoria contínua dos seus processos.

Definir metas e indicadores realistas

As metas devem ser realistas, factíveis e divulgadas para todas as pessoas envolvidas e responsáveis por alcança-las. Isso implica na divulgação das metas para todos da empresa, pois quase sempre o planejamento estratégico requer um esforço conjunto de vários departamentos e grupos de pessoas.

Além disso, é importante definir pontos de controle para monitorar a evolução das atividades do projeto e também para medir seus resultados. Essas metas não devem ser focadas exclusivamente na performance do departamento de TI e devem estar alinhadas com todos os departamentos da empresa, pois dependem um do outro e juntos devem ajudar a empresa a alcançar os objetivos estratégicos.

Rever seus objetivos periodicamente

Todas as metas e objetivos traçados devem ser revistos periodicamente. O planejamento estratégico é um trabalho contínuo, principalmente se considerarmos que o mercado de TI muda com uma velocidade e facilidade muito grande, devido ao surgimento de novas ferramentas e concorrentes. Um plano traçado no passado foi baseado em menos informações que estão disponíveis no presente, portanto, é esperado que o plano sofra atualizações durante sua execução.

Essas mudanças devem ser aceitas e permitem que a empresa adeque o rumo baseado nas informações disponíveis no presente e em novas previsões, garantindo que a empresa esteja no caminho certo.

A gestão estratégica de TI exige muita atenção e quando preparada corretamente, aumenta significativamente as chances de sucesso das empresas. Planos devem ser traçados, metas e indicadores definidos, a evolução deve ser acompanhada para corrigir desvios indesejados e investimentos serão necessários. Comente sobre os fatores necessários para o planejamento estratégico de TI e meios de alcançar os seus resultados.

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