logo-light-compila.png

Aprenda 4 noções básicas sobre gestão financeira!

Todo gerente de TI, além de comandar e ter conhecimentos técnicos da área para comandar a sua equipe, precisa também de conhecimentos na área de gestão financeira. Neste post, você vai aprender 4 noções básicas sobre gestão financeira e vai entender como estas dicas podem te ajudar no processo de tomada de decisão empresarial.

1. Entenda o que é a gestão financeira

Primeiramente, para aplicar os conceitos da gestão financeira, é preciso compreender do que esta trata. Ela pode ser definida como um conjunto de ações, técnicas e ferramentas cujo maior objetivo é maximizar os resultados e, por consequência, o lucro de uma empresa.

Dentro da gestão financeira, além da busca pela melhoria do resultado, também são investigadas alternativas para uso e também investimento das disponibilidades, melhores formas de utilização de ativos e, até mesmo, de recursos humanos, sempre buscando a maximização dos resultados e continuidade do negócio.

2. Faça o planejamento estratégico

Você já pode perceber que a gestão financeira não é limitada a ações no presente, ela também deverá ser focada no futuro. Assim, é preciso investir no planejamento estratégico. Dentro desse tipo de ação, deverão ser definidas a missão e os objetivos, ou seja, onde a empresa está e aonde ela quer chegar.

Após essa definição, será preciso detalhar quais recursos — sejam eles financeiros, humanos ou tecnológicos — a empresa possui e se estes suprem a sua necessidade. Partindo dessa análise, devem ser definidas metas e, com isso, os funcionários deverão ser engajados para conhecer suas obrigações e também os benefícios que terão com o crescimento organizacional.

3. Invista em ferramentas gerenciais

Para que o planejamento estratégico seja corretamente implementado, é preciso utilizar diferentes técnicas e ferramentas, e uma das que mais se destaca nesse contexto é o fluxo de caixa.

Com a implementação dessa ferramenta, além de organizar as suas finanças, você poderá saber, de maneira projetada, como serão seus resultados para o futuro e conhecer, de maneira antecipada, se a empresa terá recursos ou necessitará de empréstimos e financiamentos para alcançar seus objetivos.

Adicionalmente, o fluxo de caixa permite cortar ou reduzir custos e conhecer detalhadamente suas vendas, clientes e outros dados importantes para a gestão financeira.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que permite definir e acompanhar as métricas de um negócio, permitindo o conhecimento dos objetivos estratégico e a definição de causa e relação entre estes e as métricas definidas. Dessa forma, utilizando as quatro perspectivas definidas pelo modelo — que são a financeira, de clientes, de processos internos e de aprendizado e crescimento —, será possível compreender a importância de cada uma destas e que mudanças são necessárias para o equilíbrio empresarial.

4. Estabeleça uma boa política de cobranças

Para que a sua empresa esteja saudável financeiramente e para que seus objetivos possam ser definidos com segurança, um ponto é crucial: uma boa política de cobranças. De nada adianta você se planejar, utilizar ferramentas de gestão e pensar em diferentes perspectivas se suas vendas não se converterem em dinheiro.

Partindo desse princípio, invista em treinamento de sua equipe, procure conhecer os seus clientes e, ao menor sinal de que haverá inadimplência, coloque em ação seu plano para a área de cobranças. Lembre-se de que, para que seus objetivos sejam alcançados, todas as áreas precisam funcionar em harmonia, e o retorno financeiro pelas suas vendas é crucial para que isso aconteça.

Neste post, você viu que, para uma boa gestão financeira, é preciso compreender como esta funciona, implementar o planejamento estratégico e buscar a utilização de ferramentas gerenciais. Além disso, para que suas finanças estejam saudáveis e o planejamento seja eficaz, é necessário buscar uma boa política de cobranças que permitirá que suas vendas apresentem o retorno financeiro tão necessário para atingir seus objetivos.

Gostou do post? Ficou ainda alguma dúvida? Deixe um comentário para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This