O controle dos processos é um passo fundamental para a empresa conquistar o diferencial competitivo e oferecer um produto de qualidade para seus clientes. Esse controle deve fazer parte de todos os setores da organização, inclusive na área de Tecnologia da Informação (TI).
Esse é um setor que está crescendo a cada dia e que se tornou essencial para o bom funcionamento de uma organização. O gerente de TI que quiser obter bons resultados e garantir a produtividade da sua equipe deve definir indicadores de desempenho e agir diante dos números desfavoráveis.
Mas como eu faço para definir meus indicadores de desempenho? Qual é sua importância? Quais indicadores eu posso estabelecer no meu setor de TI? Todas essas perguntas são respondidas abaixo. Confira!
Importância dos objetivos e das metas
Os objetivos e as metas devem ser conhecidos antes de se estabelecer o indicador de desempenho para a área de TI. É importante que seja definido qual é o objetivo de crescimento da empresa, ou seja, aonde a organização quer chegar e qual é o prazo limite para atingir esse resultado.
A metodologia SMART é uma excelente maneira de estabelecer uma meta para o seu setor. Essa sigla escrita em inglês pode ser traduzida da seguinte maneira:
S – específico
M – mensurável
A – alcançável
R – relevante
T – temporal
Se um gestor não se preocupa com os quesitos acima no momento de estabelecer objetivos para sua equipe, a probabilidade de insucesso é muito grande. Se os funcionários não conseguem alcançar as metas ou se não são compatíveis com a realidade da empresa, a equipe se desmotiva e para de buscar o crescimento.
Dessa maneira, se os indicadores são definidos antes mesmo de uma análise aprofundada do momento em que a empresa se encontra, significa que a equipe ficará focada em um objetivo que não é o mais importante em um determinado período.
Passo a passo para a implementação dos Indicadores de Desempenho
Alguns cuidados devem ser tomados para que os indicadores sejam realmente relevantes e agreguem valor nos processos da organização. O processo de implantação de um novo indicador de desempenho devem seguir os seguintes passos:
Identificação dos níveis, dimensão e objetos de análise;
Estabelecimento de indicadores;
Seleção e validação dos indicadores;
Construção de fórmulas e estabelecimento de metas;
Definição de responsáveis;
Geração de sistema de coleta de dados;
Ponderação e validação final dos indicadores com as partes interessadas;
Mensuração do desempenho.
Para facilitar sua compreensão, separamos dois exemplos de objetivos e indicadores correspondentes para melhorar o desempenho do seu setor de TI:
Produtividade
Esse indicador é muito comum em qualquer setor da organização devido a sua importância para os resultados. No setor de TI, o indicador de produtividade é bastante usado em projetos e possibilitam que os gestores avaliem quais são os funcionários que trabalham mais engajados e são mais comprometidos, assim como a identificação das etapas que demandam mais tempo e precisam de melhorias.
Tempo gasto em um chamado
O tempo médio do atendimento de um chamado é um indicador muito utilizado no setor de TI devido à frequência dessa atividade. Esse serviço, que normalmente é realizado online ou via chat, é oferecido pelas organizações com o intuito de atender bem seus clientes e dar o suporte necessário.
Por meio desse indicador, é possível desenvolver metodologias de atendimento ao cliente e reavaliar os processos internos, visando diminuir o número de chamados atendidos e possível insatisfação do cliente.
Ainda ficou alguma dúvida sobre os indicadores de desempenho em Tecnologia da Informação? Então deixe um comentário abaixo que nós te ajudaremos a entender melhor!