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Integração de vendas e TI: aproxime setores e maximize seus lucros

A tecnologia possui um papel de destaque em várias corporações. Mas, ainda que gestores reconheçam a importância dos ativos tecnológicos para a obtenção de novos resultados econômicos, a integração de vendas e TI ainda é a forma mais eficaz de unificar estratégias e obter novas fontes de lucratividade.

Nesse sentido, a integração desses setores deve ser vista como uma abordagem estratégica, que vai além da realização de investimentos nos departamentos.

Ela deve considerar uma série de fatores que, quando bem trabalhados, podem maximizar os lucros do empreendimento a médio e longo prazo. Quer saber mais sobre o tema? Então veja o nosso post de hoje!

Como times integrados podem atuar lado a lado para obter novas receitas?

A integração entre equipes é algo que pode afetar vários aspectos de uma empresa.

Projetos internos, por exemplo, são executados com agilidade a partir do momento em que todos os profissionais envolvidos na iniciativa atuam de forma integrada. Isso evitará erros e manterá alta a aderência a prazos.

Ao mesmo tempo, quando o trabalho do setor de suporte pós-vendas é unificado com o de logística, é possível criar uma rotina eficiente de apoio ao consumidor. E, por meio de um atendimento rápido e preciso, as chances de novos consumidores serem fidelizados é ampliada.

O time de TI pode atuar lado a lado com vários setores. No caso do de vendas, por exemplo, técnicos podem otimizar as ferramentas de trabalho dos analistas. Assim, os insights obtidos em rotinas de análise conseguirão gerar mais lucros.

A importância do ERP para a integração de vendas e TI

Os sistemas de gestão integrada, também chamados de ERPs, podem gerar grandes benefícios para as estratégias de uma empresa.

Adotados da forma correta, rotinas são automatizadas, reduzindo custos e aumentando a produtividade interna. Ao mesmo tempo, o número de erros é reduzido, uma vez que os dados internos se tornam precisos.

A sua aplicação no ambiente corporativo deve ser feita com o trabalho contínuo entre times. No caso dos setores comerciais, por exemplo, a integração de vendas e TI permite a definição de uma estratégia focada nos lucros de médio e longo prazo.

O ERP será otimizado para que os dados tenham alta precisão e confiabilidade. Já a infraestrutura em que aplicações são executadas poderá ser modificada, impedindo que gargalos de rede e problemas de performance afetem o trabalho de profissionais.

Consequentemente, os setores de vendas poderão atender aos seus objetivos continuamente.

Aproximando setores e melhorando a gestão estratégica do negócio

A gestão de TI está ganhando um papel estratégico no ambiente corporativo — tornou-se responsável pela definição de investimentos que possam otimizar as rotinas comerciais.

Além disso, os processos de manutenção da infraestrutura podem melhorar os resultados obtidos por cada setor, uma vez que erros se tornam menos frequentes. 

Essa abordagem, em que as políticas de TI são alinhadas com outras áreas do negócio, também é conhecida como gestão estratégica.

Ela tem foco em resultados e pode unificar uma série de processos, o que aumentará a capacidade de vendas a médio e longo prazo e pode promover a integração de vendas e TI na busca por mais lucro e competitividade.

Quer saber mais sobre ela? Então confira nosso post com os fundamentos da gestão estratégica de TI!

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