Gestão Empresarial Tecnologia e Inovação

Inteligência de negócios: por que é um forte aliado da sua empresa?

Inteligência de negócios
Escrito por Compila Soluções

A inteligência de negócios gera uma infinidade de oportunidades e vantagens para as empresas que sabem utilizá-la. Mas você conhece mesmo a Business Intelligence?

O termo está ligado ao uso de captação e processamento de dados para obter informações que apoiem a tomada de decisão inteligente por parte dos gestores de uma empresa.

Alguns facilitadores do processo são ferramentas de BI, que auxiliam na geração e processamento dessas informações para o crescimento do negócio.

Neste post, vamos mostrar para você como a inteligência nos negócios pode ser um grande aliado para o desenvolvimento de sua empresa. Continue conosco e boa leitura!

Plataformas de inteligência de negócios

É grande o número de benefícios que se pode esperar ao implementar uma estratégia de Business Intelligence em uma empresa por meio de uma plataforma. Para facilitar sua compreensão acerca disso, vamos listar as principais delas:

1. Fornecimento de dados

Tomar decisões sem possuir uma base sólida pode ser muito difícil, além de diminuir as chances de sucesso. Portanto, conhecer o seu negócio por meio da coleta e processamentos de dados facilitará seu entendimento sobre as necessidades e desafios a serem enfrentados.

2. Análises preditivas

O mercado é cíclico e, por meio da análise de fatos passados, pode-se atingir a predição de comportamentos futuros. Isso auxilia na tomada de decisões, já que se espera por uma situação com provável chance de acontecer.

A obtenção de informação em tempo real também garante uma resposta muito mais rápida a qualquer mudança por parte do gestor.

3. Visão analítica dos clientes

Padrões de comportamento de seu público-alvo podem ser encontrados e analisados por meio da verificação de dados levantados com ferramentas de BI.

Ao processar tais informações, será possível chegar ao perfil real de seus clientes, facilitando suas ações na busca pelo aumento de vendas.

BI e ERP

integração entre essas duas ferramentas — o Business Intelligence e o Enterprise Resource Planning — pode entregar um valor maior por parte de cada uma delas, trazendo uma vantagem competitiva ao negócio. Conheça agora os melhores benefícios em utilizar essas soluções em conjunto:

1. Maior eficiência

Utilizar dados analíticos inseridos no contexto de um ERP gerará uma maior eficiência, pois os gestores tomarão consciência em tempo real de alterações estratégicas que podem ocorrer.

Consequentemente, um maior número de pessoas poderá visualizar as situações enfrentadas e propor soluções para os desafios encontrados.

2. Melhoria do processo de trabalho

Muitas das tarefas podem ser automatizadas e, além disso, outros setores serão capazes de visualizar de maneira global a situação em que se encontra a empresa.

Dessa forma, todos podem traçar melhor seus objetivos específicos e metas para auxiliar no desenvolvimento do negócio.

3. Maior controle

Com a integração dessas duas ferramentas, você poderá exercer um maior controle e reduzir custos por meio de uma melhor gestão do fluxo de caixa e aplicação de recursos.

Ao conhecer as demandas prioritárias do negócio, você será capaz de realizar melhores investimentos e diminuir gastos desnecessários.

A inteligencia de negócios é chave para agregar maior valor e competitividade para uma empresa. Uma companhia preparada para as tomadas de decisão sabe minimizar seus riscos e, por isso, tem mais chances de enfrentar desafios com sucesso.

Gostou do post de hoje? Ainda ficou com alguma dúvida? Tem experiências relacionadas para compartilhar conosco? Então, deixe seu comentário e entre para a conversa!

Sobre o autor

Compila Soluções

Deixar comentário.

Share This