logo-light-compila.png

Entenda como funciona e quais os padrões de licença de software

Todos os softwares que são publicados para uso e distribuição estão sob uma licença. A licença de software é o contrato usado pelas empresas desenvolvedoras de sistemas e definem quais são os limites de utilização que um usuário pode ter em relação a um produto.

Uma licença de software protege o desenvolvedor de sofrer violações de direitos autorais. A empresa também sai ganhando com uma maior eficiência por obter um produto original com possibilidade de suporte e atualização. O conhecimento sólido acerca do funcionamento, das vantagens e dos benefícios das licenças de software faz-se fundamental para a empresa em suas operações internas.

Está interessado em conhecer mais sobre as licenças de software disponíveis no mercado? Continue a leitura!

Por que é importante investir em licenças de software e quais as vantagens?

Softwares são produtos que têm direitos autorais, ou seja, o uso indevido pode acarretar em punições para uma empresa. A licença funciona como um contrato de permissão para o uso, de forma que a empresa tem acesso a várias cópias do sistema. Por meio do contrato, são firmadas as responsabilidades de ambas as partes envolvidas.

Antes de ser comercializado, um software passa por certificações de segurança, auditoria e testes. Ao adquirir uma licença, a empresa obtém estabilidade nas operações, tendo em vista que um produto não licenciado pode apresentar falhas a qualquer momento.

Caso o software apresente problemas, uma equipe de suporte estará sempre pronta para fazer os reparos necessários. A empresa passa a ter um gasto menor com manutenção e não terá de se preocupar quando uma fiscalização for realizada.

Quanto tempo dura uma licença de software e quais tipos existem?

Todas as responsabilidades de uso do produto são firmadas no termo de licenciamento. Logo, a obtenção de uma licença não é sinônimo de que aquele usuário terá total autonomia sobre ele.

Quando o software passa por uma atualização, por exemplo, sua licença perde a validade, mas isso não afetará o uso. A versão mais obsoleta do programa deixará de ter o suporte em virtude da descontinuação.

As licenças de uso permitem a utilização de um software apenas em uma máquina. Esse modelo inclui atualizações na licença, mas não garante o direito das manutenções. Para utilização em vários computadores deve-se comprar mais de uma licença.

SaaS

A licença de software como serviço (SaaS) funciona como um modelo de aluguel. A diferença é que nesse modelo nada é instalado nas máquinas do usuário. Além disso, o cliente não precisa arcar com aquisição, atualizações ou manutenções e o valor pago é apenas para que seja utilizado. As manutenções e atualizações são de inteira responsabilidade da empresa desenvolvedora.

Software livre

Os softwares livres dão inteira liberdade para copiar, distribuir, utilizar ou até mesmo estudar o código fonte da aplicação. Portanto, um software livre está apto para adaptação às suas necessidades. Mas não se engane: o fato de o software ser livre não significa que ele seja gratuito.

É necessário conferir a garantia legislativa do copyleft, que diz se um software é livre de direitos autorais ou apresenta algumas limitações quanto à sua propriedade intelectual.

Software gratuito

Esse tipo de licença de software permite a utilização de forma gratuita, mas não garante a distribuição do código fonte para personalização e pode se limitar ao uso comercial e até mesmo não autorizar a distribuição.

Software proprietário

É o modelo de software que limita a distribuição da aplicação, restringe o acesso ao código fonte e qualquer modificação ou distribuição do programa. Esse tipo de licença pode conter descrição de penalidades a serem aplicadas caso haja violação das regras de uso do sistema.

A propriedade intelectual pertence à empresa desenvolvedora. Por isso, qualquer atualização ou manutenção, bem como a decisão de distribuição, são de responsabilidade da empresa desenvolvedora.

Software código aberto

Nesse modelo de licença de software, o cliente tem a liberdade para personalizar a solução de acordo com as suas necessidades e alterar o código fonte, mas podem existir restrições de uso. A ideia desse modelo é que várias pessoas trabalhem no programa e façam melhorias.

Quais são as licenças de software da Microsoft?

Em virtude da grande experiência de mercado que a Microsoft tem, ela oferece um grande leque de possibilidades quando o assunto são as licenças dos seus programas. É importante conhecer os modelos disponíveis para que se faça uma escolha acertada de qual se adequará melhor à realidade da empresa.

Full Packaged Product (FPP)

Esse modelo de licença refere-se aos softwares que são encontrados facilmente nas prateleiras dos comércios varejistas ou na mão de vendedores credenciados. Uma das principais características da licença FPP é que ela só pode ser usada por um único dispositivo. É indicada para empresas que têm até, no máximo, 5 computadores.

Original Equipment Manufacturer (OEM)

Diferentemente da licença FPP, o tipo OEM já vem pré-instalado no dispositivo. Dessa forma, fica vedado o uso dessa licença em outro computador, sendo necessário adquirir uma nova permissão. Mesmo se a máquina que está usando a licença seja descartada, não será possível transferir o OEM para outro dispositivo.

Licenciamento de software por volume

Os dois modelos mencionados anteriormente não são apropriados para pequenas e médias empresas. Vendo isso, a Microsoft criou o licenciamento por volume, que visa melhor contemplar empresas com uma quantidade maior de máquinas em sua rede. Esse modelo é subdividido em 4 partes, conforme pode ser visto a seguir.

1. Open License

Nessa licença, a empresa adquire o software para uso vitalício por meio de um único pagamento. Contudo, suporte e atualizações não estão inclusos. Caso a empresa deseje, pode adquirir o Software Assurance, programa de benefícios da Microsoft, para obter o suporte e as atualizações. É válido lembrar também que esse produto adicional deve ser renovado a cada 2 anos.

2. Open Value

Tanto o software quanto o programa de benefícios da Microsoft devem ser vendidos juntos nesse modelo. Assim, a empresa passa a ter o direito de suporte e atualizações dos programas. O pagamento dessa licença pode ser efetuado à vista ou por meio de pagamentos anuais.

3. Enterprise Agreement

É indicado para grandes empresas, que adotam 500 máquinas ou mais. A licença é concedida por um período de 3 anos e oferece a possibilidade de pagamento mais facilitado para a empresa.

4. Microsoft Products and Services Agreement (MPSA)

Caso a empresa tenha entre 250 e 500 computadores, esse é o modelo de licenciamento mais indicado. Oferece uma boa flexibilidade na aquisição dos produtos e serviços de software por meio de um único contrato.

A licença de software oferece segurança para todas as partes envolvidas. Para o desenvolvedor, significa que seu produto está protegido pelos direitos autorais. Para a empresa que adquire a licença, é a certeza de que utilizará um produto qualificado e certificado. As inúmeras possibilidades de licenciamento disponíveis devem ser conhecidas para que se possa extrair todo o potencial das ferramentas já adquiridas.

O que achou do conteúdo? Gostaríamos de saber sua opinião. Por isso, não deixe de colocar o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This