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5 dicas para ser um bom líder de equipe

Liderar uma equipe é, sem dúvidas, enfrentar um desafio após o outro. O resultado que uma boa liderança pode gerar, no entanto, faz com que todo o esforço valha a pena no final das contas. Para ajudar a alcançar o sucesso, trouxemos 10 dicas para ser um bom líder de equipe, com práticas que você pode incorporar à sua rotina agora mesmo. É só continuar a leitura!

1. Não seja tão formal

O antigo modelo de gerenciamento de equipes tinha como forte característica a hierarquia bem-definida, ou seja, os colaboradores viam o chefe em um patamar superior, sempre sério, exigente e inflexível. Ocorre que isso está mudando aos poucos e o líder não precisa mais ser tão formal para ser respeitado.

Hoje em dia, a hierarquia horizontal é um conceito moderno em expansão que permite que chefes e colaboradores interajam mais, troquem mais informações e aprendam uns com os outros de maneira mais descontraída. Eliminar essa barreira da formalidade e fazer com que o ambiente de trabalho adquira uma energia mais fluida são coisas que todo bom líder pode fazer.

2. Elimine as burocracias

Em vez de estabelecer mil e um protocolos a fim de passar um ar de seriedade à sua empresa, reavalie todos os procedimentos com calma e veja o que pode ser melhorado. Procure sistematizar os processos de maneira simples, automatizar controles e eliminar as burocracias desnecessárias.

Essas ações são essenciais para economizar um tempo precioso e direcioná-lo para novos projetos e ideias. Isso pode ajudar a fazer de você um líder inovador e objetivo.

3. Dê feedbacks justos

Manter a equipe consciente de seus erros e acertos é algo fundamental para o crescimento de todos. Sendo assim, dar feedbacks justos para os colaboradores é algo que deve fazer parte da rotina de qualquer líder de equipe. Do contrário, eles podem se sentir desmotivados, e isso é um perigo real para a produtividade.

4. Saiba ouvir a sua equipe

Um bom líder é aquele que sabe falar bem e delegar, mas também sabe a hora de ouvir seus funcionários. Mantenha sua porta aberta para ideias, sugestões, reclamações ou qualquer coisa que sua equipe tenha a dizer e procure mostrar que, de fato, eles são ouvidos.

Além de engajar seus funcionários, você ainda pode se deparar com ideias de ouro e sugestões substanciais para a melhoria de sua empresa. Por isso, não subestime o poder de saber ouvir!

5. Crie oportunidades

Mesmo diante do problema mais difícil, é importante proporcionar à sua equipe a possibilidade de fazer parte da solução. Envolva a todos, realize brainstormings, peça sugestões. Criar essas oportunidades de aprendizado e interação faz com que sua equipe fique mais proativa e conectada ao mesmo tempo que ajuda a construir credibilidade como líder de equipe.

6. Saiba delegar as tarefas

Quando o assunto é como liderar uma equipe, é preciso ter em mente que um bom líder é aquele que sabe delegar tarefas de forma eficiente. Entretanto, isso não significa repassar as coisas que você não quer fazer, mas aliviar sua própria carga de trabalho, certificando-se de que as pessoas certas estejam com as respectivas tarefas e capacitando os membros da equipe ao mesmo tempo. 

Tornar-se um líder no trabalho significa que você tem pressões de tempo em outras áreas, portanto, mesmo que sua inclinação natural seja assumir tudo o que está à sua frente, isso não é possível nem benéfico para você ou para a equipe.

Ao delegar novos trabalhos aos outros, você dá a oportunidade de crescimento a todos os membros da equipe por meio de novas experiências, as quais podem contribuir para que o conjunto se torne mais produtivo e eficaz ao longo do caminho, o que, por sua vez, pode melhorar sua posição como um verdadeiro líder.

7. Defina padrões comuns

Seja nos dados ou no comportamento, tendências e padrões são aquelas coisas sutis que se estabelecem antes que os problemas sejam facilmente percebidos. Conseguir identificá-los pode fazer com que seja possível resolver situação antes que elas criem raízes, fazendo toda a diferença entre o sucesso ou fracasso de um projeto ou processo.

8. Seja um exemplo

Um gestor também precisa ser excelente no que faz e dar um bom exemplo a todos, sejam eles funcionários, membros da diretoria, profissionais terceirizados ou clientes. Foque sempre nisso e, se não estiver pronto, procure treinamentos e reciclagens para melhorar a gestão de pessoas e o relacionamento interpessoal.

9. Valorize as pessoas

Liderança é sobre como você influencia sua equipe para atingir seus objetivos ― algo que terá dificuldade de fazer se não souber valorizar cada um dos colaboradores e identificar o que os move. Mesmo que possa ser tentador entrar e começar a fazer grandes movimentos desde o primeiro dia, lembre-se de que você não está lá para aumentar seu ego. 

Reserve um tempo para ouvir os membros de sua equipe e descubra quais são seus problemas e aspirações, bem como os pontos fortes e fracos. Depois, reúna todas as ideias e dê um retorno à equipe sobre decisões, valorizando sempre cada integrante. Conhecer com quem você está trabalhando é o primeiro passo para se unir ao grupo e estabelecer respeito e confiança. 

10. Gerencie conflitos

Nenhum conflito deve ser ignorado dentro do time de colaboradores de um projeto ou de um processo de negócio. Quando o gestor faz vista grossa, a atmosfera ficará negativa, gerando impactos na produtividade. Quando surgir um problema, é crucial que ele seja tratado imediatamente antes de virar um monstro incontrolável. Para gerenciar com sucesso todo e qualquer conflito, é preciso:

  • alinhar-se aos processos e padrões para garantir consistência operacional;
  • incentivar a tomada de decisões baseada em fatos a fim de remover a emoção e o apego pessoal;
  • remova o “eu” da equação, identificando o que é certo para o cliente, para a empresa e para os colaboradores;
  • forneça feedback em tempo real, abordando os problemas antecipadamente em vez de permitir que o ressentimento seja criado.

Neste artigo, discutimos as melhores dicas para ser um líder eficiente e promover um ambiente criativo entre seus funcionários. Como vimos, ser um bom líder é possível desde que você abra a mente para um novo modelo de trabalho e procure melhorar sempre.

Esperamos que tenha gostado das dicas para ser um bom líder de equipe. Para se aprofundar mais sobre o assunto, não perca o post que ensina como fazer uma boa gestão de pessoas.

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