Gestão Empresarial

5 dicas para ser um bom líder de equipe

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Escrito por Compila Soluções

Liderar uma equipe é, sem dúvidas, enfrentar um desafio após o outro. O resultado que uma boa liderança pode gerar, no entanto, faz com que todo o esforço valha a pena no final das contas. Para te ajudar a alcançar o sucesso se tornando um bom líder de equipe, trouxemos, no post de hoje, 5 dicas práticas que você pode incorporar à sua rotina agora mesmo. Continue a leitura e acompanhe!

1. Não seja tão formal

O antigo modelo de gerenciamento de equipes tinha como forte característica a hierarquia bem definida, ou seja, os colaboradores viam o chefe em um patamar superior, sempre sério, exigente e inflexível. Ocorre que isso está mudando, aos poucos, e o líder não precisa mais ser tão formal para ser respeitado.

Hoje em dia, a hierarquia horizontal é um conceito moderno em expansão que permite que chefes e colaboradores interajam mais, troquem mais informações e aprendam uns com os outros de maneira mais descontraída. Eliminar essa barreira da formalidade e fazer com que o ambiente de trabalho adquira uma energia mais fluida é algo que todo bom líder pode fazer.

2. Elimine as burocracias

Em vez de estabelecer mil e um protocolos a fim de passar um ar de seriedade à sua empresa, reavalie todos os procedimentos com calma e veja o que pode ser melhorado. Procure sistematizar os processos de maneira simples, automatizar controles e eliminar as burocracias desnecessárias.

Essas ações são essenciais para economizar um tempo precioso e direcioná-lo para novos projetos e ideias. Isso pode ajudar a fazer de você um líder inovador e objetivo.

3. Dê feedbacks justos

Manter a equipe consciente de seus erros e acertos é algo fundamental para o crescimento de todos. Sendo assim, dar feedbacks justos para os colaboradores é algo que deve fazer parte da rotina de qualquer líder de equipe. Do contrário, eles podem se sentir desmotivados, e isso é um perigo real para a produtividade.

4. Saiba ouvir a sua equipe

Um bom líder é aquele que sabe falar bem e delegar, mas também sabe a hora de ouvir seus funcionários. Mantenha sua porta aberta para ideias, sugestões reclamações ou qualquer coisa que sua equipe tenha a dizer, e procure mostrar que, de fato, eles são ouvidos.

Além de engajar seus funcionários, você ainda pode se deparar com ideias de ouro e sugestões substanciais para a melhoria de sua empresa, por isso, não subestime o poder de saber ouvir!

5. Crie oportunidades

Mesmo diante do problema mais difícil, é importante proporcionar à sua equipe a possibilidade de fazer parte da solução. Envolva a todos, realize brainstormings, peça sugestões.

Criar essas oportunidades de aprendizado e interação faz com que sua equipe fique mais proativa e conectada, ao mesmo tempo que te ajuda a construir credibilidade como líder de equipe.

Ser um bom líder é possível, desde que você abra a mente para um novo modelo de trabalho e procure melhorar sempre.

E você, o que está fazendo para se tornar um líder melhor para a sua equipe? Deixe aqui seu comentário!

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