logo-light-compila.png

Liderança de equipe: 5 dicas para ter resultados melhores

Uma boa liderança de equipe garante grandes resultados para a empresa, afinal, não há limites para profissionais bem alinhados, motivados e comprometidos com a conquista dos objetivos. A questão é: como motivar uma equipe à ação e extrair resultados fora da curva?

Nesse processo, é preciso levar em consideração uma série de práticas. É possível destacar a necessidade de melhoria da comunicação interna, a oferta contínua de feedback, o investimento em programas de qualificação e o uso de tecnologias à favor da companhia.

Pensando em tudo isso, criamos um guia para você. Hoje, vai conhecer 5 dicas para ter melhores resultados na liderança de equipe. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Facilite a comunicação interna

Em uma equipe, a comunicação garante o alinhamento na busca pelos resultados, potencializando o esforço empregado em torno de um único objetivo. Por isso, é importante planejar uma boa comunicação, bem como implementar canais que facilitem esse processo.

Para tanto, é preciso ir além da tradicional caixa de sugestões. Existem diversas tecnologias que podem facilitar o diálogo no ambiente interno. É possível destacar o uso de softwares de ERP ou aplicativos mobile. Escolha a tecnologia que mais se adéqua à sua equipe de trabalho.

2. Lidere com autoridade

O líder tem um grande papel para o sucesso do seu time, afinal, é ele que aponta o caminho a ser seguido, assim como gerencia os recursos disponíveis. Porém é preciso ter autoridade na liderança, não aquela adquirida pelo poder posicional, mas a conquistada pelo exemplo diário.

Um líder exemplar é uma autoridade e um exemplo para seus subordinados, inspirando grandes conquistas. Esse tipo de liderança não se baseia apenas no “mandar”, mas também em colocar a “mão na massa” e se comprometer pessoalmente com os resultados.

3. Ofereça feedbacks contínuos

O feedback é um retorno de informação, objetivando eliminar ou motivar determinados comportamentos nos integrantes do time. Uma equipe que não recebe feedback acaba atrofiando, pois não minimiza seus pontos fracos e nem aprimora suas destrezas.

Para dar bons feedbacks, faça reuniões individuais com os membros da equipe. Nela, fale de forma equilibrada sobre as competência e incompetências que precisam ser otimizadas. Diga exatamente o que espera do profissional, depois acompanhe as melhoras.

4. Invista na qualificação do time

Um time treinado costuma ser muito mais produtivo, além de mitigar o número de erros e refugo diário de materiais. Por essa razão, é preciso refletir sobre as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que precisam ser desenvolvidas no time.

Estima-se que as empresas brasileiras invistam 22 horas/ano no treinamento dos seus profissionais, número 38% inferior que as empresas estadunidenses. Para facilitar o treinamento, hoje, é possível definir modos de capacitação mais flexíveis, como os cursos EAD.

5. Use a tecnologia a seu favor

No primeiro item deste guia, foi dado um exemplo de como a tecnologia pode ajudar na comunicação interna empresarial. A realidade é que existem diversas outras possibilidades, como um melhor acompanhamento das tarefas diárias ou o desdobramento das metas.

Por isso, é preciso escolher uma boa tecnologia, que facilite a gestão da equipe e até da empresa de um modo geral. Nesse processo, vale contar com uma consultoria especializada, com conhecimento e experiência necessários para ajudar você com a melhor escolha.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Aproveite para aplicar nossas dicas em sua equipe, assim grandes vitórias poderão ser alcançadas. No final, todo o empreendimento será beneficiado e se tornará mais produtivo, nos seus mais diversos níveis e áreas.

Gostou do conteúdo? Está pronto para investir na gestão de equipe? Aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto nos comentários deste artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This