logo-light-compila.png

Microsiga: entenda de uma vez para que serve o Protheus da TOTVS

Protheus é um sistema integrado de ERP fornecido pela TOTVS que configura-se como uma solução de gerenciamento subdividida em módulos ajustáveis ao seu negócio.

Para os que ainda não conhecem a Microsiga Protheus da TOTVS, apresentaremos no post de hoje as principais características desta solução de ERP. Acompanhe!

O conceito de ERP

A sigla ERP surgiu do termo inglês Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema Integrado para Gestão Empresarial.

O principal objetivo das soluções de ERP é integrar o gerenciamento de uma empresa por meio da melhoria e do redesenho dos processos de seus departamentos.

Uma solução de ERP se subdivide em módulos que correspondem aos setores da sua empresa. Cada um desses subsistemas guarda dados importantes e os transmite aos outros conforme as demandas do seu negócio.

O histórico do Protheus da TOTVS

Com base na tecnologia By You de redes sociais corporativas, a solução Protheus foi implementada originariamente pela Microsiga, que incorporou a Logocenter, Datasul e RM e depois as unificou na marca TOTVS.

  • 1991 — nasce o sistema Siga Advanced. Tratava-se de uma evolução dos produtos da Microsiga que se baseavam em metadados. Era uma solução flexível, pois os clientes podiam mudar os formulários e personalizá-los de acordo com o seu negócio;
  • 1995 — surge a 2ª versão do Siga Advanced;
  • 1996 — nasce a 3ª geração do sistema com interfaces gráficas baseadas no Microsoft Windows;
  • 1997 — surge a 4ª versão do sistema, que foi chamada de Siga Advanced Classic e distribuída nos idiomas espanhol e português. Estava iniciada a internacionalização do software;
  • 1999 — nasce a Advanced Protheus, que incorporava processos por departamento; 
  • 2007 — surge a 10ª geração do sistema chamada de Protheus 10;
  • 2009 — a TOTVS escolheu padronizar toda a nomenclatura dessa avançada solução de ERP.

Diante do breve histórico apresentado, listamos abaixo as principais características da solução Microsiga Protheus da TOTVS.

Arquitetura Multicamadas

A configuração de servidores, aplicações, clientes e bancos de dados permitem que os módulos do Protheus sejam executados em computadores diferentes. Trata-se de uma forma de balancear a carga da rede da sua empresa.

Ferramentas conectadas

Uma das maiores vantagens do sistema Protheus em conjunto a Compila, é a possibilidade de conectar ferramentas ao sistemas. Assista o vídeo Ferramentas Protheus – Compila Query Export e descubra uma maneira de economizar tempo e recursos, com uma ferramenta que permite exportar sua Query diretamente para uma planilha do Excel. 

Linguagem AdvPL

A Advanced Protheus Language (AdvPL) é uma linguagem orientada a eventos e objetos que configura o sistema conforme as demandas do seu negócio por meio de Pontos de Entrada. A solução Microsiga Protheus da TOTVS possui duas versões: a Série T e a Série 3.

Série T

A ideia da Microsiga Protheus Série T é atender aos processos dos departamentos das empresas médias e grandes. Possui os módulos:

  • Automação Comercial;
  • Materiais;
  • Comércio Exterior;
  • CRM;
  • Gestão de Concessionárias
  • Administrativos;
  • Controle de Qualidade;
  • Recursos Humanos; 
  • Produtos Integrados.

Série 3

O objetivo da Microsiga Protheus Série 3 é atender às demandas dos negócios das empresas pequenas e médias. Contempla os módulos: 

  • Automação Comercial;
  • Materiais;
  • CRM;
  • Administrativos; 
  • Recursos Humanos.

É importante lembrar que a Microsiga Protheus Série 3 não permite a personalização por meio de Pontos de Entrada. 

A importância de contar com uma parceira Microsiga Protheus

Quais são os módulos do Protheus que se aplicam ao meu negócio? É necessário reconfigurar os servidores de bancos de dados? Como personalizar a solução para os departamentos da minha empresa?

Podemos notar que a customização da Microsiga Protheus pode parecer complexa para os funcionários de tecnologia da sua empresa. De fato, é uma demanda trabalhosa e com muitas peculiaridades técnicas que não podem ser desconsideradas.

Diante disso, é importante contar com empresas parceiras de tecnologia que conheçam com detalhes a estrutura da solução ERP Protheus para te ajudar nesta nobre empreitada.

E você? Conseguiu entender de uma vez por todas para que serve o Protheus da TOTVS? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários!

6 respostas

  1. me explique cada passo do
    Série T
    Automação Comercial;
    Materiais;
    Comércio Exterior;
    CRM;
    Gestão de Concessionárias
    Administrativos;
    Controle de Qualidade;
    Recursos Humanos;
    Produtos Integrados.
    e o Série 3
    Automação Comercial;
    Materiais;
    CRM;
    Administrativos;
    Recursos Humanos.

  2. não sei se vão solucionar meus comentários acima,mas como querem opiniões e expressões compartilhadas,fiquei curioso e quero ter minha dúvida respondida.

  3. Olá amigos,
    Gostaria de complementar algumas informações onde temos também o First ou Série1, também desenvolvido em ADVPL e com backoffice padrão do ERP (compras, estoque, financeiro e faturamento).
    Mais informações no site: https://www.s1info.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This