Protheus

Mitos sobre ERP: esclarecemos os mais importantes para você

mitos-sobre-erp-esclarecemos-os-mais-importantes-para-voce.jpeg
Escrito por Compila Soluções

Alguns mitos sobre ERP (Enterprise Resource Planning) têm sido amplamente difundidos e podem confundir alguns gestores. Neste artigo tentaremos esclarecer alguns deles e mostraremos que é uma solução viável para qualquer empresa.

Na verdade, estamos falando de um sistema integrado de gestão capaz de gerenciar todas as operações diárias de uma empresa, tais como administração de pessoal, apuração de impostos, balanço contábil, compras, faturamento, entre outras ações que envolvam a gestão empresarial.

Sendo assim, e tendo em vista que sistemas não integrados, como planilhas ou até métodos manuais, já não se adéquam às exigências do mercado e aos perfis que as empresas devem se enquadrar, cabe ao ERP ser a solução e promover um gerenciamento mais estratégico dos negócios — com possibilidades de acesso às informações de qualquer lugar e hora.

Vamos, então, acabar logo com as dúvidas e desvendar alguns mitos sobre ERP? Acompanhe!

1. Demora no processo de implementação

Um dos grandes equívocos quando se fala em sistema ERP tem a ver com o tempo do processo de implementação. Como qualquer outro sistema, ele terá um prazo para ser implantado que, dependendo de quem e o que esteja envolvido, vai demorar mais ou menos para ser amplamente utilizado com todos os seus recursos.

A principal dica é optar pela contratação de uma empresa de confiança e bem conceituada no mercado. Ela fará as devidas análises e diagnósticos de forma que prepare bem a empresa para funcionar com o novo sistema instalado e, principalmente, pronto para funcionar no tempo previsto.

2. Apenas grandes empresas estão aptas a utilizar um sistema de gestão integrada

Esse é um dos mitos sobre ERP mais disseminados entre as organizações. A função de um sistema integrado de gestão é reunir em apenas uma plataforma todos os dados gerados pela empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Os processos ocorrem da mesma forma, independentemente do porte da organização. É sempre possível buscar soluções focadas de acordo com as necessidades de cada negócio.

3. Um sistema ERP tem alto custo

Como muitas grandes organizações fazem uso de sistemas do tipo ERP, alguns empreendedores acreditam que tal investimento terá um alto custo. Isso não passa de outra grande confusão, visto que é possível encontrar ERPs com preços adequados à estrutura de cada empresa. Podem ser encontrados sistemas integrados de gestão com diversos tipos e níveis de personalização.

4. Os colaboradores têm problemas de adaptação

É fato, que a partir do momento em que se opta pela solução ERP, haverá mudança nos processos de trabalho. O dia a dia dos funcionários passará, sim, por uma transição — comum quando se modifica qualquer sistema.

No entanto, as vantagens são muito grandes e isso deve ser muito bem exposto antes mesmo de começar o treinamento. É importante deixar bem claro que o novo sistema trará benefícios tanto para a empresa, quanto para os colaboradores, auxiliando-lhes na execução de suas tarefas e contribuindo para a rapidez e eficiência dos projetos. Por isso, deve haver comprometimento por parte de todos.

5. O ERP é um sistema muito complexo

O objetivo desse tipo de sistema é exatamente o contrário, ou seja, tornar o dia a dia do colaborador mais simples e produtivo. Para isso, os desenvolvedores não poupam esforços para tornar esses sistemas cada vez mais funcionais e intuitivos. Se, porventura, alguns problemas ocorrerem, certamente, não vão se sobrepor às vantagens e facilidades que o ERP traz no dia a dia corporativo.

Vale lembrar que faz parte da implementação do sistema, um treinamento para que os funcionários aprendam a lidar com o novo sistema.

E você, o que achou deste artigo que mostrou quais são os mitos sobre ERP? Elucidou algumas de suas dúvidas sobre o assunto? Continue, então, com a visita em nosso blog e leia também o texto “ERP na nuvem é seguro? Descubra aqui” e se torne um especialista no assunto!

Sobre o autor

Compila Soluções

Deixar comentário.

Share This