logo-light-compila.png

Motivação no trabalho: por que pessoas engajadas produzem melhor?

A produção dos funcionários é extremamente importante para a empresa, mas por vezes ela é estimulada de forma inadequada, fazendo com que o resultado esperado não seja obtido. Uma das melhores formas, se não a melhor, de aumentar a produtividade de uma empresa é realizando a motivação no trabalho.

Por isso, hoje separamos algumas informações para mostrar como motivar sua equipe e por que isso pode fazer toda a diferença para a produtividade de modo geral, confira!

Melhor aproveitamento do tempo

Funcionários que estão motivados acabam evitando atividades paralelas que podem interferir diretamente na produtividade. Isso ocorre porque eles sentem a necessidade de contribuir para a empresa e sabem o quanto o tempo investido em cada tarefa é importante.

As críticas construtivas e a melhora dos resultados

Um líder justo e que deseja o melhor para sua equipe precisa fazer críticas, pois elas é que levarão ao aperfeiçoamento de cada profissional. Sendo assim, não pense que ao deixar de criticar um funcionário você está fazendo um bem a ele. Pelo contrário, ele talvez não tenha consciência de que precisa melhorar e a falta de alguém para lhe dizer é prejudicial.

Vale lembrar, no entanto, que a crítica deve sempre ser construtiva, o que significa que apenas dizer que está errado e tratá-lo mal ou com ignorância não adianta. O feedback deve ser feito de modo que ele entenda o que precisa melhorar e deve ser realizado periodicamente.

A valorização dos profissionais

Valorizar os bons profissionais é extremamente importante para que eles mantenham a excelência no trabalho. Além disso, proporcionar estímulos são excelentes formas também de captar talentos e conseguir ter uma boa equipe.

Isso significa que profissionais que trabalham mais e melhor, devem receber um salário mais elevado. Cursos de aperfeiçoamento, benefícios e plano de carreira também são formas de conseguir motivar mais os funcionários e demonstrar o quanto eles são valorizados.

Um bom ambiente de trabalho

Ao motivar os funcionários, consequentemente eles ficarão mais felizes e engajados, criando um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Bons ambientes de trabalho podem, até mesmo, diminuir o absenteísmo, já que funcionários que gostam de estar no trabalho tendem a evitar faltas e atrasos.

Além disso, outros resultados obtidos com um bom ambiente de trabalho são: fluidez nas etapas dos serviços, redução de falhas, redução de problemas e maior qualidade e sucesso nos projetos.

Motivação no trabalho: o líder tem um papel importante

Para conseguir aumentar a produtividade por meio da motivação, é extremamente necessário que o líder saiba como conduzir toda sua equipe. Além de transmitir conhecimentos e guiá-los para que eles realizem suas tarefas, ele também precisa demonstrar o quanto a proatividade e o desejo de trabalhar para o crescimento e para a melhoria dos processos são vitais.

Lembre-se sempre de escutar seus colaboradores, pois eles podem ter boas ideias para a otimização dos projetos e isso também os motiva. Comemore todas as conquistas junto com eles; afinal, sem eles você conseguiria tê-las alcançado?

Mostre que como uma equipe eles conseguem alcançar as metas propostas e até ultrapassá-las. Com o tempo você notará a diferença dos resultados obtidos com a motivação no trabalho.

Você já tem o costume de motivar sua equipe? Como pretende começar ou continuar esse processo? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This