logo-light-compila.png
, ,

Otimizar processos e reduzir custos: 4  passos para o sucesso

otimizar processos

No mundo dos negócios, muito se fala sobre otimizar processos e reduzir custos. Na prática, muita gente acredita que o fato de já ter conseguido contratar um sistema de gestão mais robusto e famoso seja o suficiente para fazer com que todas as rotinas da empresa magicamente se organizem.

Entretanto, somente isso não basta! Passado certo tempo, mesmo quem tem à disposição um sistema mais completo pode ficar meio perdido na hora de “enxugar” os processos internos e conseguir realmente ter melhorias nos custos. Já que a otimização de fluxo de atividades operacionais está diretamente relacionada a um melhor direcionamento dos recursos da empresa. 

A boa notícia é que nós podemos auxiliar sua empresa a garantir melhores resultados e aplicar de forma efetiva soluções para otimizar os processos. Confira o nosso post e descubra como melhorar os processos e reduzir custos em quatro passos!

shutterstock_1091189819_Easy-Resize.com

Os 4 passos para otimizar processos

Toda e qualquer empresa é, pela Teoria dos Sistemas da Administração, um sistema fechado. Isso significa dizer que de um lado entram investimentos (matéria-prima, equipamentos, mão de obra, entre outros recursos) e do outro, saem produtos acabados e serviços.

Rodando essa rotina diária, a instituição cria uma operação de trabalho que precisa gerar lucro no final do mês. Quanto mais organizada for a gestão de cada parte dessa sucessão de atividades, mais se consegue produzir tendo menos gastos e desperdícios. Por isso que é tão importante para a saúde dos negócios conseguir otimizar processos e, consequentemente, reduzir custos.

Para ajudar a entender como tudo acontece, na prática, separamos estas 4 dicas para você aplicar em sua empresa:

1. Ofereça treinamento para a sua equipe

Não adianta nada ter o melhor software e não treinar a equipe que vai utilizá-lo. Se os colaboradores não souberem como operar devidamente o sistema, não faz muito sentido investir em uma solução de maior porte. 

Por isso, é essencial  fazer treinamentos e conferir constantemente se as pessoas estão conseguindo aproveitar o ERP implementado em sua totalidade. 

Baixe o ebook: Como extrair o máximo do seu ERP

2. Busque mais automação

Desde que a transformação digital  invadiu fortemente a rotina corporativa, parece meio retrógrado realizar algumas atividades manualmente, não é mesmo? Em razão disso, a tecnologia é cada vez mais fundamental dentro das corporações. 

E, ainda que já exista um sistema completo implementado, é possível fazer com que ele seja ainda mais produtivo. Como customizar o ERP exatamente de acordo com a necessidade do seu negócio, por exemplo.  

Procure alternativas para fazer com que atividades rotineiras sejam cada vez mais automatizadas, assim você e sua equipe terão mais tempo para cuidar de assuntos importantes e estratégicos.

3. Faça benchmarking

Várias empresas do mercado têm problemas parecidos. Quando alguém consegue encontrar uma boa solução, ela deve ser estudada para ver se não serve também para o seu negócio.

Busque alternativas interessantes que já existem de forma prática em outras organizações. Caso não encontre realmente nada de acordo com o que esperava, vale a pena pensar em uma consultoria. Até mesmo porque mesmo que as soluções sirvam de inspiração, cada empresa tem sua particularidade e expectativas de como otimizar processos internos.

4. Controle seu estoque

Ter muito estoque quer dizer que você consegue atender seu cliente com mais facilidade e sem perda de tempo. Por outro lado, também significa que você está ficando com muito dinheiro parado.

Em contrapartida, ter um estoque reduzido faz com que haja mais capital de giro disponível, mas também pode fazer com que sua equipe de vendas perca clientes por falta de produtos. Ou seja, gerenciar esse setor com maestria é fundamental. O melhor cenário sempre será o equilíbrio, mas para isso sua empresa precisa ter processos muito bem ajustados.

Aliás, você pode fazer a otimização dos processos de estoque com o Protheus para garantir uma gestão mais eficiente e ter pleno controle dos produtos. 

otimizar processos

Pronto para otimizar processos em sua empresa?

De um modo mais amplo podemos dizer que otimizar processo é sinônimo de pleno controle sobre as operações da corporação. Isso porque somente com uma gestão assertiva é possível encontrar gargalos de produção, erros ou desperdício de tempo e dinheiro. 

Quando uma empresa investe em um software de gestão, por exemplo, consegue mapear as atividades que precisam ser melhoradas, implementar as melhorias e monitorar os resultados. Ou seja, é possível tomar decisões baseadas em relatórios gerenciais completos e parametrizados de acordo com a realidade da empresa. 

Se você precisa de um auxílio mais direcionado para aplicar soluções que aumentem a produtividade e reduza custos em seu negócio clique aqui e fale com nossos consultores. Será uma satisfação poder colaborar com sua empresa! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This