logo-light-compila.png

Entenda como um relatório de ERP ajuda na gestão financeira de empresas

Independentemente de qual seja o porte ou segmento da empresa, o fato é que existem diversos desafios decorrentes da rotina operacional, principalmente no que diz respeito à gestão financeira. Sendo assim, contar com um relatório de ERP é fundamental.

Os relatórios gerados por um software capaz de automatizar as tarefas proporcionam muito mais assertividade, transparência e segurança às informações obtidas, garantindo a saúde financeira dos negócios.

Por isso, no conteúdo de hoje, mostraremos como um relatório de ERP é capaz de otimizar o gerenciamento das finanças de sua organização. Continue a leitura do artigo para saber mais! 

O que é ERP?

Um ERP consiste, basicamente, em um software integrado de gestão empresarial, capaz de organizar todo o fluxo de dados entre os variados departamentos e atividades de uma empresa.

A partir do momento em que os módulos de cada setor são interligados pelo sistema, é possível gerenciar todas as informações do negócio em um único ambiente. Por isso, ele é considerado uma solução completa para os gestores das empresas modernas.

O fato de todas as áreas do empreendimento ficarem integradas no mesmo banco de dados permite que a informação seja registrada e disponibilizada em relatórios com informações minuciosas sobre os resultados e a performance de cada departamento.

Como o ERP gera relatórios mais ágeis e seguros?

Relatórios de gestão são documentos utilizados para projetar um panorama abrangente de um determinado aspecto da empresa, permitindo melhorias na tomada de decisões. Com base nesse contexto, é correto afirmar que os relatórios gerenciais precisam ser precisos e atualizados, concorda?

Afinal, os gestores têm necessidade de acessar informações relevantes e confiáveis, já que o documento pode ser uma ferramenta para traçar estratégias capazes de levar a companhia ao sucesso. Portanto, não há margem para erros.

Realizar manualmente uma tarefa tão complexa como essa, assim como era feito nas organizações há algumas décadas, pode ser um procedimento bastante arriscado, pois qualquer falha humana, ou equívoco, pode gerar danos financeiros astronômicos ao negócio.

Sendo assim, contar com um sistema automatizado para gerar relatórios em sua empresa é uma das melhores formas de garantir resultados exatos com segurança e agilidade.

Quais tipos de relatórios podem ser gerados?

Relatórios financeiros

Sem dúvidas, são o tipo de relatório de ERP mais utilizado pelos empreendimentos modernos, mesmo que com nomenclaturas diferentes.

O fato de esse modelo de relatório abranger alguns aspectos, como contas a receber, despesas, fluxo de caixa, investimentos, orçamento e outras questões pertinentes às finanças, torna-o uma das métricas de resultados mais importantes.

Relatórios de satisfação

Podem ser divididos em duas categorias: índice de satisfação dos colaboradores e satisfação dos clientes.

O primeiro caso foca em analisar o quão satisfeitos estão os empregados de acordo com as atividades operacionais de seus cargos, além da política e dos benefícios da empresa, enquanto o segundo é elaborado a partir das opiniões dos consumidores em relação aos produtos ou serviços que adquiriram.

Relatório de controle

É o relatório de ERP voltado para a gestão de assuntos internos e que independem do bom desempenho do departamento de vendas. Geralmente, controla fatores, como:

  • estoque;
  • desperdício de recursos;
  • insumos.

Relatório de análise

É o relatório que obtém o detalhamento das informações alcançadas. Ou seja, permite que os profissionais analisem os dados com minuciosidade. Nessa modalidade, as informações servem como parâmetro para que a empresa chegue a uma conclusão.

O que significa que o relatório de análise é imprescindível para expor um determinado resultado extraído por meio dos dados, apontando soluções para problemas potenciais que a empresa tem de lidar em seu cotidiano.

Quais são os benefícios que um relatório de ERP pode gerar?

Relatórios mais acessíveis

Certamente, uma das maiores vantagens de utilizar um relatório de ERP é a precisão cirúrgica das informações geradas pelo sistema.

O profissional de vendas, por exemplo, pode realizar diagnósticos a respeito da produtividade de seu departamento em questão de minutos. Por meio do ERP, é possível levantar dados sobre:

  • o número de vendas;
  • a quantidade de atendimentos realizados;
  • o índice de satisfação dos consumidores;
  • o faturamento.

Entre muitos outros.

Um software de gerenciamento proporciona autonomia e — o mais importante — o trabalho colaborativo entre outros departamentos da empresa. Os funcionários sentem-se mais proativos e podem sugerir otimizações para o crescimento da organização.

Minuciosidade no controle de estoque

Se existe algo ao qual todo empreendedor deve ficar atento é o gerenciamento do estoque, pois o menor equívoco pode resultar em graves prejuízos para o negócio. Infelizmente, falhas humanas estão entre os principais fatores que geram perda de recursos nesse departamento.

Sendo assim, o uso de um ERP especializado proporciona minuciosidade no controle de matéria-prima ou de mercadorias armazenadas no estoque da empresa, permitindo que os gestores confiram todas as informações com exatidão durante o processo de estocagem.

Redução nos riscos da gestão financeira

O fácil acesso aos dados e a precisão que um sistema de gestão proporciona estão diretamente ligados ao cumprimento das obrigações financeiras do negócio.

O uso de um relatório de ERP elimina aspectos negativos que prejudicam os riscos da gestão financeira, como:

  • pagamentos atrasados;
  • despesas adicionais com juros após o vencimento;
  • possíveis problemas judiciais por causa de inadimplência.

Além disso, o ERP minimiza ao máximo as interpretações equivocadas de dados, pois ele é capaz de gerar relatórios específicos que envolvem informações de todos os departamentos da empresa.

Precisão no armazenamento de informações

Para finalizarmos o conteúdo de hoje, vale ressaltar um dos grandes benefícios que um relatório de ERP pode oferecer à empresa: maior precisão no armazenamento dos dados.

Com a implementação de um software de gerenciamento, pode-se abandonar de uma vez as anotações realizadas em papéis, além dos documentos impressos. Esse tipo de hábito já é considerado obsoleto e ineficaz, já que as informações podem ser facilmente extraviadas, além dos erros que podem ser cometidos pela equipe.

Um ERP financeiro armazena todos os dados na nuvem, facilitando o acesso pelos profissionais da organização e proporcionando uma visão mais abrangente de todas as informações, que são integradas em um único ambiente virtual.

Como você pôde conferir, o uso de relatório de ERP no cotidiano operacional da empresa gera ganhos exponenciais de produtividade ao negócio, minimiza significativamente os riscos de falhas e inconsistências de dados, além de reduzir custos e melhorar a rentabilidade.

O conteúdo sobre como um relatório de ERP pode ajudar na gestão financeira de empresas foi útil para você? Então assine a nossa newsletter para receber todas as postagens semanais e manter-se por dentro das maiores novidades da área! Vamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This