logo-light-compila.png

Segurança da informação: por que o sistema ERP é fundamental?

Embora a segurança da informação não seja uma demanda atual nas empresas, foi nos últimos anos que esse tema assumiu a posição de verdadeira necessidade no universo corporativo. A difusão da internet, somada ao fenômeno da virtualização dos serviços, reformulou a maneira como as organizações operam e lidam com as suas informações.

Em razão disso, hoje, os meios digitais estão entre os mais utilizados pelas companhias para integrar suas atividades, promover a comunicação, otimizar seus processos e embasar a tomada de decisão.

No entanto, todo o diferencial e vantagens proporcionados pela internet também trouxeram alguns riscos. Por exemplo, a todo momento hackers e softwares maliciosos tentam se apoderar de informações confidenciais de empresas para tirar vantagem.

Neste contexto, cuidar da segurança da informação nas empresas tornou-se medida de ordem para garantir a regularidade dos negócios, evitando que informações e dados sensíveis caiam em mãos erradas e causem prejuízos. Para isso, investir em um sistema ERP pode ser a melhor estratégia. Continue a leitura e saiba por quê!

1. Criptografia

Um dos grandes diferenciais da utilização de um sistema ERP, para gerir a informação da empresa, está no uso da criptografia como recurso adicional de segurança.

Por meio de protocolos específicos de codificação, toda a informação contida no ERP é criptografada — ou seja, é embaralhada, de forma que mesmo que alguém consiga invadir o sistema, não poderá ter acesso ao conteúdo da informação.

Tal fato já representa uma grande vantagem do ERP, quando comparado aos métodos tradicionais de gestão da informação, como bancos de dados hospedados em servidores comuns, dentro da própria empresa.

2. Controle de acesso a informação

Outro ponto relevante no que diz respeito à segurança da informação proporcionada por um sistema ERP está na forma como os dados nele contidos são acessados. Com o ERP, há um controle rígido de acesso ao ambiente de dados, de modo que somente as pessoas portadoras das credenciais podem acessar e fazer alterações nas informações.

Desse modo, o risco de invasões é, significativamente, reduzido e a empresa consegue limitar, com mais eficiência, quais funcionários podem acessar determinado tipo de dado.

3. Utilização de firewalls

Associado à criptografia e ao controle de acesso, um sistema ERP também reforça a segurança com o uso de firewalls.

O firewall atua monitorando, continuamente, toda a comunicação realizado com os bancos de dados do sistema ERP. Assim, qualquer tipo de acesso malicioso é rapidamente identificado e a comunicação é suspensa, inviabilizando a ação de hackers, por exemplo.

Vale destacar, contudo, que o firewall não afeta o funcionamento do software, mas apenas restringe o tráfego de informações por determinadas portas, previamente configuradas com base nas diretrizes de segurança da empresa. Assim, por exemplo, quanto mais sensíveis forem os dados manipulados, mais robustas e criteriosas podem ser as configurações do firewall.

4. Adoção de links dedicados na comunicação

Atualmente, como dito, as empresas recorrem cada vez mais aos meios digitais para se comunicar, integrar setores, filiais e todo tipo de operação. Nesse sentido, o tráfego de dados e comunicação com um ERP via internet são ações recorrentes, especialmente, com a tendência da computação em nuvem.

Desse modo, garantir a segurança nesse tipo de comunicação é vital, o que não se coaduna com a utilização de links compartilhados de internet. Por isso, investir na aquisição de um link dedicado de internet é uma medida altamente recomenda para aumentar o nível de segurança do ERP e toda a comunicação do negócio.

Agindo assim, a sua empresa terá à disposição um canal de comunicação exclusivo para trafegar seus dados e informações. Ou seja, uma conexão segura, individualizada e totalmente ajustada às demandas do sistema ERP em termos de fluxo de dados e performance.

Por fim, os riscos à segurança da informação é uma realidade. Negligenciar esse fato é, sem dúvida, expor a sua empresa e seus clientes a perigos e prejuízos incalculáveis. Por isso, investir em um sistema ERP eficiente e que disponha de recursos modernos, como os listados neste artigo, é o melhor caminho para garantir a integridade dos dados do seu negócio.

Então, deseja saber como elevar a segurança da informação na sua empresa? Temos as respostas e as melhores soluções. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This