logo-light-compila.png

Como um sistema ERP altera a cultura organizacional?

Você já ouviu falar sobre a importância da cultura organizacional da empresa para manter seus funcionários motivados e produtivos, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos? Existem várias maneiras de se preocupar com o ambiente no meio do trabalho e uma delas é usar o sistema ERP.

ERP – sigla para Sistema Integrado de Gestão Empresarial –, é uma ferramenta importante para criar um negócio estável e expansivo no mercado. Esse sistema pode lhe ajudar a desenvolver a cultura organizacional dentro da sua empresa.

No post de hoje falaremos sobre isso! Acompanhe!

O que é o ERP e como posso me beneficiar?

Implementar essa gestão empresarial atualmente não é apenas uma forma de garantir a competitividade, mas uma necessidade para qualquer empresário preocupado com a organização interna de seus negócios!

Como ele é um sistema que permite integrar várias áreas, é possível manter um gerenciamento eficiente de dados e informações com alto desempenho nas atividades estratégicas!

Mas afinal, o que é mudança da cultura organizacional?

Primeiramente, a cultura organizacional é entendida como um grupo de comportamentos, valores e normas capazes de influenciar a forma como os colaboradores agem e pensam, sendo aceitos e compartilhados por todo corpo da empresa.

Cada ambiente possui características únicas e esse é um fator que distingue um negócio de outro: características diferentes criam culturas singulares. Mudar isso significa criar uma organização mais pessoal e presente, permitindo que todos se identifiquem com a proposta da companhia.

Como o sistema ERP pode auxiliar essa mudança?

Inserir esse sistema pode trazer, na maioria dos casos, grandes mudanças, já que por meio dele será possível alterar os processos de produção e serviços, transformando a relação entre colaboradores e alterando a forma de gerir o negócio.

A mudança organizacional permite uma avaliação constante de estratégias, apontando possíveis falhas, melhorando a comunicação interna e dando praticidade para análise de práticas rotineiras, métodos e processos.

Esse investimento evidencia oportunidades para não só aprimorar a vida dos funcionários, mas também para reduzir custos operacionais!

O que fazer para implantá-lo?

Imagine que sua empresa seguia uma rotina de serviços com as mesmas práticas a serem analisadas sempre da mesma forma. Isso pode, em primeira mão, ser costumeiro e desgastante.

A implantação do ERP figura como uma quebra de paradigma do comportamento dos seus colaboradores. Afinal, aquelas práticas antigas não serão mais seguidas, pois haverá um sistema de gestão capaz de comandar as rotinas administrativas de forma mais eficiente e com menor possibilidade de erros.

É interessante então, realizar um treinamento apropriado dentro do ambiente de trabalho visando preparar as pessoas para receber esse sistema e garantir que a tecnologia seja uma aliada dentro da empresa, reduzindo custos e tornando as atividades mais práticas e bem definidas.

Qualquer empresário tem a pretensão de ver seu negócio crescer de maneira estável e sólida e o sistema ERP pode ser o facilitador para alcançar esses objetivos, enquanto promove a melhora da cultura organizacional.

Você gostou do nosso artigo? Viu como essas mudanças podem lhe ajudar a se destacar no mercado? O nosso e-book – Guia definitivo sobre ERP – lhe auxiliará sanar todas suas dúvidas sobre o tema! Baixe e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This