logo-light-compila.png

Entenda os custos de implementação de sistemas ERP

Enterprise Resource Planning é um tipo de software desenhado para realizar a gestão da sua empresa, com o objetivo principal de centralizar os processos fundamentais do negócio em um único lugar. Os custos na implementação de sistemas ERP costumam ser um fator decisivo para empresas. Por isso, é importante entender os principais benefícios desse investimento para obter sucesso na empreitada. Confira!

Custos de implementação de sistemas ERP

Existem duas possibilidades com custos variados quando o assunto é software de gestão: soluções na empresa ou software na nuvem.

Instalações locais

Elas são desencorajadas, pois oferecerem poucos recursos de mobilidade. Sua empresa deve considerar, ainda, despesas com as licenças dos aplicativos escolhidos e a instalação (valor/hora), realizada por consultoria especializada.

Além disso, caso haja necessidade de comprar servidores e hardware, o valor também deve ser integrado ao cálculo, que fica mais robusto se envolver a personalização do software escolhido.

Também devem ser considerados treinamentos e suporte, fundamentais para que sua equipe se beneficie do ERP.

ERP na nuvem

Essas soluções são mais baratas, pois têm seu valor condicionado ao número de usuários que utilizam a ferramenta e não ao número de máquinas que têm acesso a ela. Somado a isso, são mais flexíveis em termos de armazenamento e permitem sincronizar informações relevantes para seu negócio em múltiplos dispositivos, usando sistemas operacionais distintos e mantendo os mesmos poderes de administração.

O ERP na nuvem, além de oferecer todos os benefícios de softwares tradicionais por uma fração do valor, consegue entregar funcionalidades que tornam o retorno sobre o investimento garantido.

Reduza os riscos

Este é um fator importante na hora de entender os gastos que o ERP, pois se trata de um dos principais benefícios que o sistema trará para o seu negócio em longo prazo. Por exemplo, há softwares que ajudam a detectar melhor para onde vão os recursos da sua empresa, além de ajudar na manutenção do sistema. Esses programas, integrados a outras aplicações, funcionam como um hub de informação, disponibilizando dados fundamentais para evitar retrabalhos e falhas ao longo dos processos.

Enxugue as operações

Um ERP permite que a sua empresa gaste menos e ganhe mais. Isso porque ele oferece acesso prático à informação, tornando os processos mais ágeis já que não permite erros no compartilhamento de dados entre múltiplas equipes.

Além disso, por integrar a comunicação dos departamentos, um ERP organiza o fluxo de trabalho e permite que, por meio da utilização de um único sistema, todos os processos possam ser geridos de um só local. Ainda é possível gerar relatórios consolidados e altamente personalizáveis de forma automatizada.

Tenha mais eficiência e produtividade

A automatização é um dos principais benefícios na redução de despesas operacionais obtido por meio da implementação de sistemas ERP. Ela reduz a incidência de equívocos operacionais, de logística ou negócios que poderiam afetar seu desempenho e ajuda a compilar informações realmente relevantes para sua estrutura organizacional. Ainda, devido à precisão desses indicadores, a gestão consegue atuar diretamente nos gargalos que inibem a produtividade.

Adaptar um ERP às necessidades do seu negócio é um investimento em longo prazo que permite resultados ainda mais precisos na tomada de decisões estratégicas, além de ajudar a detectar desperdícios de tempo e de recursos, com controle de estoque e suprimentos, em um painel unificado, otimizando todo o processo.

Viu como os custos de implementação de sistemas ERP são superados facilmente pelos benefícios que a ferramenta traz para a gestão? Então não se esqueça de deixar seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This