logo-light-compila.png

Software ERP: como ele pode ajudar várias áreas da empresa

Otimizar os processos internos, reduzir custos e aumentar a produtividade. Qual a empresa não precisa disso? Não importa que tamanho a corporação tenha, essas são necessidades reais dentro do ambiente corporativo. E um software ERP pode contribuir para suprir essas demandas e colaborar para o bom desempenho do negócio. 

Essa tecnologia é capaz de agilizar atividades e ajudar diferentes departamentos. Com a integração das informações até mesmo a comunicação interna é melhorada.  Ter os dados centralizados possibilita uma gestão mais assertiva já que é possível analisar todos os indicadores importantes dos setores envolvidos

No artigo de hoje você vai descobrir as principais vantagens de utilizar um software ERP e saber como ele pode ajudar áreas distintas de sua empresa. Continue a leitura. 

O que um software ERP?

O software ERP — Enterprise Resource Planning — é uma solução muito importante que reúne todas as funções de departamentos individuais em um único sistema.  Ou seja, é um software integrado de gestão empresarial que unifica as informações de diferentes setores. 

Essa facilidade de integração é essencial para que os gestores consigam ter um controle mais efetivo e possam acompanhar todos os processos.  O que não acontece quando cada setor utiliza um software diferente, já que isso pode gerar erros ou falta de dados que podem comprometer a produtividade. 

O software ERP normalmente é disponibilizado em módulos que atendem às necessidades distintas de cada departamento. A grande vantagem é que sistemas robustos como o Protheus, por exemplo, são totalmente customizáveis. Desse modo, você pode personalizar a ferramenta para que ela esteja alinhada com o objetivo da corporação e com as demandas organizacionais. 

Os principais módulos são:

Financeiro

Atualmente, os setores de finanças das empresas têm o auxílio de softwares ERP modernos e sustentáveis para garantir adequação às regulamentações governamentais relativas a dados, operações e transparência. 

Um sistema de software ERP qualitativo inclui software de gerenciamento financeiro sólido, totalmente integrado às principais unidades estruturais da administração de pedidos de vendas, envio, recebimento e fabricação de produtos da empresa.

Em sistemas ERP dinâmicos, as informações transacionais compostas por esses departamentos podem estar disponíveis para revisão instantânea. Já que apresentam um painel que permite consultas on-line e acesso aos dados em tempo real.

Conciliação bancária automática: melhore a performance de seu time financeiro com a ferramenta da Compila

Vendas

O uso de sistemas ERP para vendas oferece benefícios organizacionais abrangentes para uma empresa e pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos competitivos e lucrativos.

Um sistema de gerenciamento de vendas possui um banco de dados informativo que fornece acesso e informações sobre o cadastro de seus clientes. Isso pode ajudar a reduzir os desafios e os problemas que possam surgir. Principalmente quando a empresa lida com um alto volume de clientes.

Os responsáveis podem identificar clientes que proporcionam a maior receita e também filtrar os menos promissores. Isso permitirá que os gerentes de vendas distribuam e priorizem contas de forma eficaz. Tudo isso, é claro, alinhado com as expectativas do negócio.  

RH

Os sistemas ERP para recursos humanos em particular são usados para rastrear diferentes funções relacionadas às pessoas, como planejamento, folha de pagamento, administração, desenvolvimento e contratação. Também é possível verificar a produtividade da equipe, o que colabora para aplicação de melhorias necessárias. 

Além desses procedimentos operacionais, alguns sistemas podem ainda melhorar a interação dos funcionários por meio de feed de notícias, fóruns e outros benefícios que podem ser unificados em um único módulo.

TI

Para obter o máximo de benefícios dos sistemas de informações da sua empresa você deve explorar todas as suas capacidades. Os sistemas ERP potencializam a integração de dados da empresa para gerar informações que são úteis para o gerenciamento de operações.

Assim, quando um produto é vendido a um cliente, o sistema automaticamente atualiza as aplicações de todos os setores, desde o estoque até o pós-vendas. Isso melhora a eficiência do TI, o qual não precisa mais se preocupar em alimentar diversos bancos de dados.

software ERP

Principais benefícios de investir em um software ERP

Ao inserir um sistema de gestão completo em sua empresa você tem muitas vantagens. O principal, sem dúvidas, é o maior controle gerencial. Mas, a partir disso, muitos outros benefícios podem ser apontados. São eles:  

Automação

O tempo gasto em tarefas repetitivas e burocráticas pode ser reduzido de forma considerável. Como o software ERP automatiza muitas – ou quase todas – as funções, o período que antes era dedicado a essas tarefas pode ser utilizado para outras coisas, como por exemplo, pensar na melhor estratégia organizacional. 

Além disso, quando os processos são feitos de forma automatizada há padronização das operações.

Menor incidência de falhas 

Esse tópico é quase uma continuidade do anterior, pois a automação é totalmente capaz de reduzir a ocorrência de falhas humanas e ruídos de comunicação. Quando as atividades são feitas manualmente há maior probabilidade de erros que podem ocorrer por falta de atenção ou pelo “simples” erro de digitação. “Simples” porque se você é gestor sabe o quanto uma vírgula pode impactar nos resultados finais

Além disso, como dito mais acima, se a empresa não utiliza um software ERP capaz de integrar as mais diversas áreas pode haver falha na hora de comunicar uma plataforma com a outra.  

Redução de custos

Esse é um fator que deve ser levado em consideração. Com a praticidade em acompanhar os processos – como um todo – os líderes conseguem ter uma visão mais detalhada sobre a real situação de suas operações. Assim, por meio dos relatórios é possível identificar gargalos e dar o melhor direcionamento para os recursos da empresa. 

Como saber se eu devo implementar um software ERP?

Para implementar um software ERP é necessário identificar quais processos precisam de automação e prever as mudanças que ocorrerão. Entretanto, apesar de parecer trabalhoso, a otimização da eficiência em todos os setores trará muitos benefícios. Aliás você vai se perguntar: “Por que eu não investi em um ERP antes?”

Essa decisão precisa ser muito bem elaborada para que a implementação seja realmente útil e eficaz para o seu negócio. Nesse sentido, pode ser interessante conversar com especialistas em softwares ERP

É claro que você é a melhor pessoa para saber o que sua empresa precisa por conhecer o fluxo interno. Mas, o suporte de profissionais experientes em sistemas de gestão vai ajudar você a identificar qual caminho seguir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This