logo-light-compila.png

Descubra 5 perigos de um software pirata para a sua empresa

O uso de software pirata é visto por determinadas empresas como uma solução para contornar custos. De fato, a vantagem financeira nessa tomada de decisão é indiscutível — posto que um programa desse tipo é baixado e instalado sem gasto algum, enquanto o original tem um valor de aquisição elevado.

No entanto, além de ser uma prática ilegal, essa medida pode se tornar um grande problema, principalmente para empresas preocupadas com a segurança digital e a inviolabilidade de dados. São muitas as ameaças que programas desse tipo representam — a maioria nem imagina os riscos que estão trazendo para seus empreendimentos.

Sendo assim, resolvemos elencar alguns dos perigos os quais certas empresas estão sujeitas a enfrentar quando optam por tais softwares. Acompanhe!

1. Comprometimento da segurança de dados

Quando um cracker (hacker especializado nessa atividade) pirateia um software corporativo ou mesmo um sistema operacional, ele faz algumas modificações no código do programa — com o objetivo de quebrar a barreira de segurança. Sendo assim, o criminoso que utiliza essa prática tem a liberdade de incluir vírus no programa.

Essa conduta propicia uma série de ações, como roubo de dados privados, clonagem de dados financeiros, o que compromete uma série de informações sigilosas e importantes para a organização e, é lógico, contribui, e muito, para a perda de credibilidade da empresa junto ao mercado.

2. Diminuição da produtividade

Adquirir um software pirata é o tipo da economia que sai muito cara para empreendedores e gestores. Os custos com possíveis complicações em relação à segurança e seus decorrentes transtornos podem significar um enorme prejuízo.

Além disso, quando você adquire um software original ele garante algumas vantagens, o que não ocorre com o pirata. Como exemplos, podemos citar o treinamento para funcionários, um suporte técnico especializado — que orientará o usuário em problemas pontuais que possam surgir — bem como a garantia de acesso a cada atualização do software.

3. Instabilidades do software a médio e longo prazo

Alguns softwares piratas corporativos, quando passam por vulnerabilidades que necessitam ser corrigidas, não contam com as atualizações necessárias relacionadas à segurança e melhorias de desempenho e, por isso, deixam os empreendedores e gestores sem saída.

No caso de um programa original, a empresa que o adquiriu tem a certeza de que receberá todos os updates de segurança necessários a médio e longo prazo. Saberá que terá sempre todas as correções contra bugs e falhas críticas, bem como as novas funções que o desenvolvedor venha a acrescentar.

4. Sistema infectado por muitos vírus

Ao adquirir um software pirata, o usuário corre sérios riscos de infectar o sistema com vários tipos de vírus. Estes têm ações variadas, dentre elas impedir o funcionamento de softwares de segurança, baixar malwares — que causam danos ao sistema e roubo de informações, sigilosas ou não.

5. Perigo de condenação por violar direitos autorais e por crime de pirataria

Um aspecto importante a ser observado pelas empresas é o fato de que pirataria é crime. Portanto, para aquelas que não estejam em um bom momento orçamentário, a melhor solução é optar por ferramentas gratuitas — por melhores que sejam os softwares pagos.

A utilização de programa pirata é algo que fere os direitos autorais de seus desenvolvedores, além de ser um crime previsto na lei 9.609/98 que garante os direitos de comercialização e a propriedade intelectual de cada software.

A Lei poderá condenar o responsável a uma pena de detenção de 6 meses a 2 anos ou pagamento de multa, que pode chegar ao valor de até 10 vezes o de um software original. Vale lembrar que nos últimos anos empresas de todos os portes foram alvos de ação antipirataria e, por isso, submetidas a processos rigorosos de auditoria.

Se você achou útil este artigo sobre os perigos de optar por um software pirata, continue a visita e leia agora mesmo o texto “ERP na nuvem é seguro? Descubra aqui” e saiba mais sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAIS

NEWSLETTER

Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias ou insights.
Share This